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Você é viciado em carboidratos? Por que é tão difícil parar.

Por: Gary Taubessobremesas

Estive comendo uma dieta baixa em carboidratos rica em gordura por mais de uma década, desde que comecei como um experimento ao investigar pesquisas nutricionais para a revista Science. Eu acho fácil para mim manter um peso saudável quando eu como dessa forma. Mas mesmo depois de todo este tempo, a sensação de estar à beira de uma pista de patinação escorregadia está sempre presente. As férias e as férias familiares são um problema particular. Sobremesas e doces, aparecerão depois de todo almoço e jantar, e não sou particularmente bom em dizer não quando todos participam. Quanto mais doces eu como, mais nós comemos como família.

O que eu percebi é que comer um pouco de uma sobremesa gostosa ou um pouco de macarrão ou pão não me satisfaz. Em vez disso, ele acende um desejo feroz por mais, para comer tudo e depois ainda mais alguns. Eu acho mais fácil evitar açúcar, grãos e amidos inteiramente, em vez de tentar comê-los com moderação. A questão é o porquê.

Para começar a responder a essa pergunta, é necessário entender que os pesquisadores geralmente estão divididos não só no que causa a obesidade, mas também porque temos ânsias por carboidratos refinados e muitas vezes não conseguimos permanecer em dietas. O pensamento convencional errado, é que a obesidade é causada pelo excesso calórico. Muitas pessoas se referem o ganho de peso como um transtorno do “equilíbrio energético” e, portanto, o tratamento consiste em consumir menos energia (menos calorias) e gastar mais energia. Quando não conseguimos nos manter magros, a implicação é que simplesmente não temos poder ou autodisciplina.

“É visto como uma questão psicológica ou mesmo uma questão de caráter”, diz o Dr. David Ludwig, que estuda e trata obesidade na Harvard Medical School.

A posição que o Dr. Ludwig detém, como eu depois de anos de pesquisa – é que a obesidade é realmente uma desordem regulatória hormonal, e o hormônio que domina esse processo é a insulina. Ele liga diretamente o que comemos ao acúmulo de excesso de gordura e, por sua vez, está ligado aos alimentos que desejamos e a fome que experimentamos. Sabe-se desde a década de 1960 que a insulina sinaliza células de gordura para acumular gordura, enquanto diz às outras células do nosso corpo que queimem carboidratos como combustível. Os carboidratos são exclusivamente engordativos.

Uma vez que os níveis de insulina após as refeições são determinados em grande parte pelos carboidratos que comemos – particularmente grãos e amidos facilmente digeríveis, conhecidos como carboidratos de índice glicêmico alto, bem como açúcares como sacarose e xarope de milho de frutose – dietas baseadas nessa abordagem visam especificamente em reduzir drasticamente esses carboidratos. Se não quisermos ficar gordos, não os comemos.

Este efeito da insulina sobre o metabolismo de gorduras e carboidratos oferece uma explicação sobre por que esses mesmos carboidratos, como diz o Dr. Ludwig, são tipicamente os alimentos que mais desejamos; Por que um pouco de “escorregada”, como os especialistas em dependências químicas chamariam, poderia facilmente levar a uma compulsão.

Ao elevar os níveis de insulina até mesmo um pouco, diz o Dr. Robert Lustig, um endocrinologista pediátrico na Universidade da Califórnia, em São Francisco, o corpo passa de um estado de queima de gordura como combustível para a queima de carboidratos, obrigatoriamente.

“Quanto mais insulina você liberar, mais você anseia carboidratos”, disse ele. “Uma vez que você está exposto a um pouco de carboidratos, você obtém uma elevação de insulina, que força a energia a entrar em células de gordura e priva suas outras células do corpo de energia que de outra forma teriam utilizado. Isso se chama fome causada pelo consumo de carboidratos de alto indice glicêmico. Então para não engordar mais ainda, você compensa ficando com mais fome ainda. A insulina fica alta o tempo todo, você fica acima do peso e com um estado perpétuo de fome.

O resultado é que mesmo uma mordida ou um sabor de alimentos ricos em carboidratos podem estimular a insulina e criar uma fome – um desejo – para ainda mais carboidratos. “Não há dúvida em minha mente”, diz o Dr. Lustig, “uma vez que as pessoas que são viciadas em carboidratos, ao diminuir seus níveis de insulina, tornam-se menos  quimicamente viciadas em carboidratos”.

O açúcar e os doces podem ser um problema particular devido a várias respostas fisiológicas que podem ser únicas em resposta ao açúcar. Os desejos de açúcar parecem ser mediados pelos centro de recompensas do cérebro que é desencadeado por outras substâncias viciosas. Tanto o açúcar como as substâncias viciantes estimulam a liberação de um neurotransmissor chamado dopamina, produzindo uma sensação intensamente prazerosa que nossos cérebros desejam repetir.

Pesquisadores como o Dr. Ludwig e o Dr. Lustig, que também vêem pacientes, médicos e nutricionistas que promovem dietas restritas a carboidratos, acreditam que uma pessoa pode minimizar esses desejos de carboidratos comendo muitas gorduras saudáveis. A gordura é saciante, diz o Dr. Ludwig, e é o único macronutriente que não estimula a secreção de insulina. Comer alimentos ricos em gordura, “ajuda a extinguir o comportamento compulsivo”, diz o Dr. Ludwig, “em oposição aos alimentos com alto teor de carboidratos que o exacerbam”. (Embora a definição de gordura “saudável” seja outro tema de debate).

Seja qual for o mecanismo envolvido, se o objetivo é evitar o tipo de deslizamento que leva de um único prato de arroz para uma compulsão eterna, então as mesmas técnicas que foram pioneiras no campo da dependência de drogas para evitar recaídas também deve funcionar nesse cenário. Esses princípios básicos foram desenvolvidos ao longo de décadas, diz Laura Schmidt, especialista em vícios da Universidade da Califórnia, Escola de Medicina de São Francisco, que agora estuda açúcar também. Eles podem “trabalhar para quem está limpo e sóbrio e quer ficar assim”.

A primeira e mais óbvia estratégia é ficar longe do gatilho. “Os alcoólatras que se preocupam em ficar sóbrios não conseguirão emprego em um bar ou até mesmo não caminharão pelo corredor de álcool em um supermercado”, diz o Dr. Schmidt. “É mais difícil evitar junk foods no ambiente alimentar que nos rodeia, mas certamente podemos limpar nosso ambiente doméstico e evitar situações em que o açúcar e carboidratos de alto índice glicêmico estão facilmente disponíveis”. Alterar nossas redes sociais também pode ser necessário – convencer nossas famílias e nossas comunidades a evitar esses alimentos, assim como eles ajudariam se estivéssemos tentando parar de fumar cigarros ou álcool ou outra droga qualquer.

Outra técnica valiosa é aprender a identificar, planejar e evitar situações que enfraquecem a resolução ou o aumento de desejos. “Se eu souber que às 15h eu tenho uma pequena queda por refrigerantes ou doces, então eu posso ter comida saudável e deliciosa  que agradará muito meu paladar disponível”, diz o Dr. Schmidt. “Eu preparo em casa alimentos deliciosos que apelam para todos meus sentidos”

Em última análise, qualquer dieta bem-sucedida é, por definição, um compromisso a longo prazo. Nós tendemos a pensar em dietas como algo que vai e volta. E se caímos, pensamos que a dieta falhou. Mas se adotarmos a lógica das dietas restritas em carboidratos, isso implica a aceitação de uma vida de abstenção de porcarias. Como com cigarros ou álcool, se caímos em tentação, não desistimos; Voltamos mais fortes que antes.

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