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Vitamina D reduz a rigidez arterial em pessoas com excesso de peso

 Por: Faculdade de Medicina da Georgia

imagem vitamina D

As altas doses de vitamina D reduzem rapidamente a rigidez arterial em pessoas com excesso de peso/ obesidade, deficientes em vitaminas e afro-americanos

Em apenas quatro meses, altas doses de vitamina D reduziram a rigidez arterial em jovens afro-americanos, com sobrepeso ou obesidade, dizem os pesquisadores.

A rigidez das paredes das artérias é um preditor independente de doenças cardiovasculares e morte, e a deficiência de vitamina D parece ser um contribuinte, diz o Dr. Yanbin Dong, geneticista e cardiologista do Instituto de Prevenção da Geórgia nos EUA, na Universidade de Augusta.

Os pesquisadores analisaram os participantes do estudo antes da intervenção e novamente, 16 semanas depois, em 70 afro-americanos de 13 a 45 anos – todos com algum grau de rigidez arterial – tomando diferentes doses da vitamina D que é mais conhecida por seu papel na saúde óssea.

No que parece ser o primeiro teste randomizado deste tipo, eles descobriram que a rigidez arterial foi melhorada pela suplementação de vitamina D de acordo com a dose ingerida, os pesquisadores escreveram no jornal PLOS ONE.

Os negros com excesso de peso ou obesidade apresentam maior risco de deficiência de vitamina D porque a pele mais escura absorve menos luz solar – a pele produz vitamina D em resposta à exposição ao sol – e a gordura corporal tende a seqüestrar a vitamina D sem propósitos aparentes, diz Dong, correspondente do estudo autor.

Os participantes que tomaram 4.000 UI de vitamina D – o equivalente a mais de seis vezes a dose diária recomendada de 600 UI, que o Instituto de Medicina atualmente recomenda para a maioria dos adultos e crianças – receberam os maiores benefícios, diz o Dr. Anas Raed, residente da pesquisa no Departamento de Medicina e autor deste primeiro estudo.

A dose de vitamina D, que é agora considerada a dose superior mais alta e segura pelo Instituto de Medicina, reduziu a rigidez arterial mais rapidamente e preponderantemente: 10,4 por cento em quatro meses. “Reduziu significativamente e rapidamente a rigidez arterial”, diz Dr. Raed.

Duas mil unidades da vitamina D diminuíram a rigidez em 2% nesse período de tempo. Com a suplementação de apenas 600 UI, como foi erroneamente recomendada por décadas pelos órgãos de saúde, não houve alteração nenhuma.

Eles usaram  a velocidade da onda de pulso arterial que agora é o padrão de ouro, para avaliar a rigidez arterial. As medidas relatadas foram da artéria carótida no pescoço até a artéria femoral, um grande vaso sanguíneo, que fornece sangue à parte inferior do corpo. A associação americana de cardiologia considera esta a principal medida de resultado de rigidez arterial.

Quando o coração bate, gera uma forma de onda, e com um coração e vasculatura saudáveis ​​as ondas são menores e em menor quantidade. O teste mede essencialmente a velocidade com que o sangue está se movendo e, neste caso, rápido não é bom, diz Raed.

“Quando suas artérias são mais rígidas, você tem maior velocidade de onda de pulso, o que aumenta o risco de doença cardiometabólica no futuro”, diz Raed.


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Dr. Yanbin Dong também foi o autor correspondente de um estudo publicado em 2015 na revista de obesidade chamada BioMed Central Obesity que mostrou, neste mesmo grupo de indivíduos, tanto 2.000 como 4.000 UI restaurou os níveis sanguíneos de vitamina D mais desejáveis ​​de acima de 40 pontos no sangue.

A dose de 4.000UI ou superior, restaurou o nível sanguíneo saudável mais rápido – após oito semanas – e também foi melhor na supressão do hormônio paratireóide, que funciona contra os esforços da vitamina D para melhorar a saúde dos ossos ao absorver cálcio, os pesquisadores relataram.

Enquanto a doença cardíaca é a principal causa de morte nos Estados Unidos, de acordo com o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças, os negros têm taxas mais elevadas de doença cardiovascular e morte do que os brancos e a doença tende a ocorrer mais cedo na vida. Os autores escrevem que a rigidez arterial e a deficiência de vitamina D podem ser contribuintes potenciais.

Embora o motivo exato da vitamina D ser boa para nossas artérias não seja completamente compreendido, ela parece afetar a saúde dos vasos sanguíneos de várias maneiras. Estudos de laboratório mostraram que os ratos que faltam um receptor de vitamina D têm maior ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona, diz Dr. Anas Raed. A ativação deste sistema aumenta a constrição dos vasos sanguíneos, o que pode contribuir para a rigidez arterial.

A vitamina D também pode suprimir a proliferação de células musculares lisas das paredes arteriais, ativação de macrófagos e formação de calcificação, tudo isso pode engrossar as paredes dos vasos sanguíneos e dificultar a flexibilidade. A vitamina D também reduz a inflamação, um mecanismo subjacente da doença arterial coronariana relacionado ao sobrepeso e à obesidade, diz Raed.

Agora é hora de fazer um estudo em grande escala, particularmente em populações de alto risco, e acompanhar o progresso dos participantes por longos períodos, dizem Dong e Raed. “Um ano nos daria ainda mais dados e ideias”, acrescenta Raed.

Dong observa que as medidas da velocidade da onda de pulso e da pressão arterial são complementares, mas não intercambiáveis. “Pensamos que talvez no futuro, quando você for ao seu médico, ele ou ela pode verificar sua rigidez arterial como um outro indicador de quão saudável você é”, diz Raed.

Não houve diferenças mensuráveis ​​nas medidas de peso ou pressão arterial durante o período de estudo de 16 semanas.

O Instituto de Medicina atualmente recomenda uma ingestão diária de 800 UI de vitamina D para aqueles com idade igual ou superior a 70 anos. Para adolescentes e adultos, eles recomendam 4.000 UI como o limite diário superior; 2.000 foi um limite superior anterior. Este e muitos outros estudos alteram a validade desta premissa, pois sugerem quantidades superiores.

Mais de 80% dos americanos, a maioria dos quais gastam seus dias dentro de casa, têm insuficiência ou deficiência desta vitamina. Dr. Dong, especialista em vitamina D e professor do Departamento de Ciências da Saúde Populacional da MCG, diz que cerca de 15 minutos por dia no sol leve – e entre as 9 e 11 da manhã. – antes de sua pele começar a ficar rosa, é a melhor fonte de vitamina D que existe.

Alimentos como leite, produtos lácteos como queijo e iogurte, peixes gordos como salmão, cavala e sardinha, alguns vegetais verdes como couve flor e couve manteiga também são boas fontes. Os pesquisadores dizem que um suplemento de vitamina D é uma opção barata e segura para a maioria de nós, mas a dose deve ser superior a  2000UI por dia para a maioria das pessoas de acordo com os especialistas.

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