Este café da manhã está repleto de “brain foods”, os chamados alimentos que estimulam o cérebro, pois estimulam a neurogêneses (criação de novas células cerebrais), além de serem altamente nutritivos.  São eles: a gema do ovo, óleo de peixe omega 3, óleo de coco e a manteiga. Junte o omega 3 DHA e EPA dos peixes de água fria, que auxiliam no armazenamento da memória no hipocampo; com a colina da gema do ovo, que faz a manutenção da estrutura das membranas celulares e serve como molécula precursora para a produção do neurotransmissor acetilcolina; e os triglicérides de cadeia média do óleo de coco, que aumentam a produção de corpos cetônicos e  criamos uma ferramenta poderosa para começarmos nosso dia.

Este café da manhã típico de uma dieta Low-Carb proporciona energia durante a manhã mais do que qualquer um que já provei, somando-se ao efeito positivo do chocolate amargo, também consumido pela manhã, que é antidepressivo e melhora o humor; temos um arsenal completo dos chamados “brain foods”.

A gordura é o macronutriente que menos estimula a produção de insulina e o período da manhã é o período do dia em que as células estão mais sensíveis à ação da insulina. Altos níveis de excreção de insulina no período da manhã diminuem a capacidade das células de queimarem gordura durante o resto do dia, logo, se o objetivo é a perda de peso e controle da glicemia, o melhor a fazer seria não consumir o café da manhã, ou consumir apenas gordura, como no caso desta receita.

Para mais informações sobre a dieta Low-Carb e café da manhã, leia: Deveríamos tomar o café da manhã?

Geralmente consumo um café primal pela manhã por volta das vinte para as oito da manhã, com gema de ovo ou não dependendo se a Bruna preparou ou não a pasta (Gema de ovo com manteiga) no final de semana anterior :). Por volta das onze da manhã faço um lanche com 30-40g de oleaginosas mais um pouco de chocolate amargo (>70%) e em seguida entre uma e duas da tarde faço meu almoço (em menos de 5 minutos, por sinal) e assim por diante.

 Veja como é fácil e prático este café da manhã típico de uma dieta Low-Carb:

 

Ingredientes:

 

  • 1 colher de sopa da pasta de gema de ovo caipira misturado com manteiga
  • 2 colheres  de sopa de óleo de coco.
  • 1 ou 2 colheres de sopa de creme de leite fresco.

 

Dieta Low-Carb: Sem carboidratos e sem proteínas, pura gordura! Tem jeito melhor e mais saudável de começar o dia?

 

 Observação: Caso você esteja começando a dieta, o baixo consumo de carboidratos pela manhã pode causar hipoglicemia, tontura e fraqueza. Venho a esclarecer que esse site não serve de consultas, portanto não pretende substituir as recomendações do seu médico e/ou nutricionista.

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8 Comentários

  1. Isabela disse:

    Oi Caio e Bruna! Fiquei bastante interessada nessa pasta de gema de ovo com manteiga, vcs poderiam passar a receita?
    Obrigada!

  2. Anesca disse:

    Olá! Onde acho esse mixer pra comprar em BH? E pela internet, qual o site? Obrigada!

  3. Ana disse:

    Olá! Qual o benefício dessa pasta? Ajuda na saciedade? Desde já, obrigada!

  4. Wagner Silva disse:

    Oi Bruna e Caio !

    Parabéns pelo seu blog! É ótimo, suas sugestões gastronômicas são muito inspiradoras!

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