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Trabalho noturno associado a transtornos metabólicos

Estudos demonstram de maneira cada vez mais clara a relação entre o trabalho noturno e distúrbios metabólicos associados a disfunção do ciclo circadiano.

Uma meta-análise recente  foi conduzida com dados de 12 estudos publicados, com um total de 226.600 participantes adultos.  6,4 % dos participantes que trabalham em turnos variados  incluindo o expediente noturno tinham diabetes tipo 2.  Com base nestes dados, calcularam um risco 37% maior de homens desenvolverem diabetes tipo 2 com turnos rotativos.

Alguns possíveis mecanismos biológicos podem explicar a ligação entre trabalho por turnos e diabetes”

“Primeiro, o trabalho por turnos pode interferir com a sincronia normal do ciclo, os padrões de sono e alimentação, o que pode causar uma incompatibilidade do ritmos circassianos.”  –  pesquisadores do estudo.

night shift

Estudos têm demonstrado que ter, pelo menos, de 7 a 8 horas de sono por noite é ideal para a maioria das pessoas e crianças normalmente precisam de 10 horas de sono ou mais.

  • Altos níveis de estresse e a falta de sono gera problemas de memória e perda cognitiva. (4,5,6,7)
  • Dormir bem é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico e para manter os níveis de estresse baixos, por isso pessoas que dormem pouco são muito mais suscetíveis pegar mais gripe e resfriados. (8,9,10,11,12)
  • Dormir pouco por longos períodos está associado a maiores níveis de depressão e do desenvolvimento de diversas doenças (13,14,15)

Além das diversas funções essenciais da melatonina, como regeneração das células, fortalecimento do sistema imunológico, função intestinal eficiente, um novo estudo foi publicado mostrando aconexão direta da produção de melatonina e a função adequada do hormônio insulina, em termos de síntese, secreção e ação, de modo a diminuir a sensibilidade das células a ela e impactando de maneira devastadora diversos marcadores de saúde metabólica.

print estudo

Os cientistas descobriram que a diminuição da produção da melatonina, decorrente do excesso de iluminação durante o período da noite, é responsável por induzir o indivíduo à resistência a insulina, intolerância a glicose e distúrbios do ciclo circadiano (de sono), o que acarreta no desenvolvimento do sobrepeso e da obesidade. Pense nisso quando for deixar aquela “luzinha” acesa para o seu filho não ter medo do escuro.

Este mecanismo ocorre em decorrência da falha do corpo em proporcionar um fluxo adequado de energia de dentro para fora das células (e vice versa)  quando não há quantidades suficientes de melatonina, ocasionando numa insuficiência de gasto energético e de conversão do tecido adiposo branco e marrom, ou seja um desrregulação da função natural do corpo de favorecer o balanço energético durante o período da noite.

O estudo também constatou que o trabalho por turnos pode ser mais prejudicial para os homens, porque os níveis do hormônio sexual masculino como a testosterona são substancialmente reduzidos, pois são controlados pelo ritmo circadiano natural do corpo. Baixos níveis de testosterona estão associados a resistência à insulina e transtornos metabólicos, portanto, eleva o risco da diabetes.

O Hormonio luteinizante  produzido pelas células gonadotropo na glândula pituitária é precursor da testosterona em homens e induz a ovulação nas mulheres.  Em um estudo  a excreção de LH aumentou 69,5%, após a exposição à luz brilhante durante o dia e não com placebo, demostrando melhor qualidade do sono em participantes que se exporão a luz azul brilhante durante a manhã:

testosterona sono

Além de uma aumento da vigília e nos níveis de energia, melhor desempenho nos exercícios, recuperação mais rápida, e um corpo mais magro os benefícios da exposição a luz brilhante no período da manhã, seja artificial ou natural se estendem a qualidade do sono também.

Para esportistas a necessidade de sono para que haja reciclagem celular e hormese, adaptações benéficas do organismo como resposta a fatores estressores inerentes a prática exercida, é ainda maior variando entre 7 e 9 horas por noite para atletas amadores. Um estudo pode constatar redução de 10 a 20% na carga de exercícios com barras (supino, no caso) após 7 noites de privação parcial de sono.

Como  atletas de elite afirmam:

Usain bolt:

 O sono é extremamente importante para mim – Eu preciso descansar e me recuperar para que meu treino seja absorvido por meu corpo”

Roger federer:

Se eu não dormir 11 a 12 horas por noite, algo está errado com meu corpo”

Jarrod Shoemaker: Triatleta profissional

 Sono é metade do meu treino”

bolt

Para completar, outro estudo (entre muitos) confirma um aumento da fome e diminuição na ativação de áreas cerebrais executivas responsáveis pelo controle dos impulsos.  Nenhuma novidade aqui, pois creio que todos estamos cientes deste aumento na vontade de consumir alimentos com alto teor de recompensa após uma noite mal dormida –  chocolate, sorvetes, cookies, etc.

Nas sociedades modernas é normal indivíduos se orgulharem por dormirem menos, associando este hábito a maior produtividade. Sem dúvida é possível realizar mais trabalho tomando café e passando boa parte da noite em claro, no entanto em algum ponto no caminho o organismo cobrará um preço muito alto que irá acabar comprometendo a produtividade que foi buscado em primeira instância. Da mesma forma que um cookies ou uma bebida adocicada irá proporcionar uma descarga de dopamina e noradrenalina no cérebro e será convertido rapidamente em energia,  a longo prazo o hipocampo, local de armazenamento da memória de longo prazo e as funções cognitivas serão prejudicadas decorrentes da morte celular.

Os estudos constataram ainda que um trabalho rotativo, isto é com turnos em horários que mudam com frequência são piores para a saúde metabólica em geral do que trabalhos noturnos com horários fixos. Os pesquisadores alertam a população que tem o poder de escolha para que não escolham o período noturno para exercerem atividades relacionadas ao trabalho, ou que não promovam o descanso necessário para uma boa noite de sono. O internautas de plantão entram nesta categoria. =)

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