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Sinais de que você deveria consumir mais carboidratos

Esta é a continuação do artigo: Sinais de que você deveria consumir mais carboidratos que tenta desmistificar alguns mitos e dúvidas com relação ao consumo de carboidratos.

 http://www.marksdailyapple.com/signs-you-should-eat-more-carbs/#ixzz34GfH1HTn

“Você está mau humorado”

Enquanto a serotonina, o neurotransmissor do “bem-estar”, tem dificuldade de cruzar a barreira cerebral, seu precursor, o triptofano, pode passar pela barreira sanguínea cerebral com a ajuda da insulina e ser convertido em serotonina. Já que os carboidratos conhecidamente disparam a insulina, o artigo argumenta que os carboidratos são necessários para a síntese de serotonina e manutenção do humor. Isso é verdade?

Mais ou menos. De acordo com alguns estudos, ingestões puras de carboidratos – pense em marshmallows, bolos de arroz, torrada pura – aumentam sim o nível de serotonina e melhoram o humor em certas populações, como pessoas envolvidas em tarefas demandantes cognitivamente. Ou atletas que estão queimando muita glicose, como dançarinos (muitos dos quais são atletas de elite). Eles também veem benefícios em uma ingestão moderada de carboidratos, mas não é uma questão de carboidratos e sim uma questão de se evitar hipoglicemia. Um estudo citado no artigo descobriu que mulheres em uma dieta low carb reportaram pioras no humor no curso de um ano, embora a parte low carb do estudo tinha o dobro de participantes fazendo o uso de antidepressivos, ou seja, seu humor já estava alterado antes. Isso pode ser a razão pela qual as pessoas deprimidas geralmente têm desejos por carboidratos, em uma tentativa desesperada de sintetizar serotonina que eles precisam tanto. O problema é que não é um caminho sustentável ou saudável para sair da depressão e geralmente leva ao ganho de peso.

Existem maneiras melhores de lidar com a questão, eu penso. Carboidratos podem melhorar o seu humor por pouco tempo, mas o que acontece depois? Nós todos temos aqueles colegas de trabalho que tem que sempre beliscar alguma coisa, para não dormirem nas suas mesas ou reclamarem com alguém ao lado. Talvez você mesmo já tenha sido um desses colegas de trabalho mau humorados que beliscam o tempo todo. Enquanto isso, o seu café da manhã rico em proteína e gordura pode não te deixar super feliz, mas também não te deixa morrendo de fome lá pelas onze da manhã.

Exercícios também aumentam a quantidade de triptófano no cérebro. Na verdade, a quantidade de triptófano no cérebro e a síntese de serotonina podem explicar os enormes efeitos antidepressivos dos exercícios. 

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Os carboidratos certamente podem ajudar na produção de triptófanos, e eu diria que níveis razoáveis de carboidratos (veja a Curva de Carboidratos) são perfeitamente adequados neste quesito, mas você não pode sobreviver apenas de carboidratos. As melhores fontes de triptófano são produtos animais, que costumam vir junto com gordura animal, então você não pode escapar da necessidade de consumir gordura e proteína para o humor. Em resumo, eu diria que a maioria das pessoas que seguem a dieta Primal reportam uma melhora no humor, níveis estáveis de energia e um melhor resultado geral na vida. Eu com certeza tive tudo isso. E nós não precisamos de um pacote de bolinho ao nosso lado para manter estes benefícios.

Seu intestino é irregular

Constipação, diarréia ou ambos estão entre os mais comuns problemas intestinais do mundo ocidental – e a grande maioria dos afligidos estão seguindo uma dieta padrão industrializada, não uma dieta low-carb Primal. Este não é uma problema único de quem segue a dieta low-carb. Eu sempre suportei o consumo de fibras prebióticas para ajudar a normalizar a saúde intestinal e a digestão. Todo mundo deveria estar consumindo mais fibras fermentadas de frutas e vegetais. É aí que algo como o amido resistente entra.

Lembre-se, low-carb não é zero carb ou zero produtos vegetais. Na minha experiência, quem segue a dieta paleo/primal consome mais vegetais e fibras do que a maioria das pessoas. Mas, se isto é um ponto cego para você e você está tendo problemas no banheiro, então eu creio que a sua flora intestinal pode estar precisando de mais caboidratos. Isso não significa que você, o dono da flora, precisa consumir mais carboidratos, necessariamente (amido resistente).

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9 Comentários

  1. Luana disse:

    Interessante! Eu resolvi aumentar os carbs, pq no primeiro mês de paleo só inchei e aumentei o peso cerca de 2,5kg. Eu fiz uma alimentação rica em gordura e muitas folhas verdes, baixo carboidrato menos de 10gr e ainda fazia HIIT. Porém, assim mesmo, aumentei o peso.Achei estranho e fiquei confusa! Após algumas leituras, li que algumas mulheres não se adaptam à uma dieta low carb. Por isso, optei por seguir a paleo e consumir os carbs numa faixa de 50-100gr por dia. O amido resistente tb é interessante, vou testar! 🙂

  2. Lívia Maia disse:

    Caio, adorei os posts sobre os carbs. hehe
    Assisti um documentário recente que dizia essas coisas, quem consume açucares e carbs tem um melhor rendimento cerebral.
    Depois a conclusão era que o low carb/higth fat emagreceu mais, mas perdeu mais músculos e ficou mais lento quanto as atividades cerebrais e o que se alimentou de uma dieta rica em açucar e higth carb emagreceu menos, mas perdeu menos músculo e se saia melhor nos treinos e nas atividades cognitivas. Juro!!!
    Fiquei abismada com esse documentário, se quiser dar uma olhada se chama SUGAR vs FAT patrocinado pela BBC.
    Por fim queria dizer que me sinto feliz com meu mau halitozin, HAHAHAHA, esou em cetose então.
    Porém algo que não consegui abandonar AINDA são as balas e chiqueles 🙁
    Me sinto mal por usá-los, é um vicio mesmo.
    Obrigada pelo post!
    Beijos

  3. dayse de andrade disse:

    Onde encontrar amido resistente?

    • Bruna e Caio disse:

      No amazon, no I-herb, ou qualquer outro site de compras de suplementos internacional. A banana verde você encontre no supermercado =)

  4. Alex disse:

    Assim que vi no meu e-mail o post, eu vim dá uma olhada. Parabéns.

    Que uma dica (eu penso em criar um blog e fazer um post sobre isso):

    Alimentos que não são páleo, mais que são incríveis! Exemplo: chocolate escuro (amargo, com no mínimo 70% de cacau, afinal a quantidade de açúcar será mínima e os benefícios vão superar muito os negativos).

  5. Alex disse:

    Benefícios do cacau no cérebro e no coração (chocolate escuro,amargo, com no mínimo 70% de cacau:)
    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23810791
    http://circ.ahajournals.org/content/119/10/1433.full

    Produtos lácteos Full-fat de vacas Grass-Fed (vacas alimentadas com pasto) como a manteiga! Laticínios Full-Fat contém por exemplo, ácidos bioativos, como o butirato , que é um potente anti-inflamatório.
    http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2036.2007.03562.x/full
    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11024006
    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11989838

  6. junior disse:

    bom dia Caio e bruna!!! meu almoço hoje vai ser 4 inhames e porçao de broculis e carne de panela.esta certo?

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