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Por que temos desejos por açúcar e massas?

Uma historia típica de uma pessoa viciada em açúcar (acredito que mais de 80 % da população em certo grau está viciada) é mais ou menos como essa:

Eu tenho desejos por açúcar o tempo todo. Posso comer arroz, feijão e carnes e ainda alguns minutos mais tarde eu vou ter desejos por doces. Eu geralmente como alimentos saudáveis (saudáveis dentro da concepção da maioria das pessoas, mas que aqui em nosso blog mostramos evidências de que não são) a maior parte do tempo, mas ainda assim tenho desejo por doces. Toda minha família e amigos adoram doces e eu tento não comê-los mais. Quando consigo, eu geralmente como algumas barrinhas de cereais e pães com mel ou geleia entre as refeições, o que funciona por um tempo, mas mesmo assim não consigo emagrecer ou emagreço pouco temporariamente.

Minha resposta a este típico hábito bem como o comentário que ouço da maioria das pessoa é: Não se preocupe, você não tem culpa. Realmente não tem mesmo! Você apenas foi enganado. Não há nada de errado com isso, todo mundo é ou já foi enganado em alguns momentos de suas vidas. Explicarei em mais detalhes. Por influência da cultura, nós, brasileiros, nascemos condicionados a pensar que o prato que mais consumimos: arroz e feijão, é o prato mais saudável de todos. Afinal, nós já o consumimos há algumas gerações, assim como outros grãos, dentre os mais famosos, o trigo.

Ao longo dos anos, o interesse da população sobre nutrição e a questão da sustentabilidade dos meios de produção de alimentos tem aumentado consideravelmente. Informações sobre alimentação na internet vem nos condicionando a valorizar este hábito (coma muito arroz e feijão, pães integrais, frutas, sucos e verduras).

Até comunidades mais controversas e não convencionais, como a comunidade vegetariana no Brasil, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, junto com o Yôga e o aumento do interesse das classes mais altas quanto a alimentação. Essa tendência tem ganhado muito apoio da mídia nacional e internacional ultimamente. A partir daí o mercado passou a investir nessa tendência, por meio do desenvolvimento de linhas de produtos que se enquadram dentro desse perfil, como produtos como soja, barrinha de cereal, aveia e outros.

Apesar da maior consciência da população quanto a importância da nutrição, o nível de doenças crônicas como obesidade, diabete, artrite e câncer vem crescendo consideravelmente junto com essa tendência. Temos que manter estes fatos em mente e analisar o papel do dos hormônios para respondermos à pergunta: Por que temos desejos por açúcar e doces?

Pesquisas feitas com animais de laboratórios, estudos controlados, assim como observações populacionais, tem provado que o consumo de carboidratos na formas de grãos, sendo o trigo e açúcar os principais, viciam  e podem causar à obesidade e que alguns desses alimentos ricos em carboidratos agem  como um opióide no  hipotálamo, área do cérebro responsável pela regulação da fome, gerando um reforço de tal comportamento vicioso. Quanto maior o consumo destes carboidratos, maior é a produção do Hormônio insulina e consequentemente maior é o potêncial de acumulo de gordura visceral (barriga), acumulada entre o fígado e os órgãos, e maior distribuição desproporcional de gordura no corpo (barriga nos homens, pernas e glúteos nas mulheres).

Estes experimentos tem mostrado que quanto mais açúcar, ou grãos (trigo integral, arroz e milho) são dados aos animais maior o ganho de peso. Fomos enganados enganados, pois os grãos, junto com o açúcar,  é que são os principais causadores de obesidade.

Quando consumimos arroz, barrinhas de cereais, pães, macarrão e milho, a quantidade de glicose (açúcar) que entra na corrente sanguínea é muito mais rápida do que de outros alimentos, como os vegetais. Isso significa que ao consumirmos muito destes alimentos maiores serão os níveis de glicose sanguínea ao longo do dia, o que a longo prazo pode resultar em problemas sérios a saúde. Por outro lado, ao consumirmos vegetais, a glicose entra em nosso sangue tão devagar a ponto de gerar variações mínimas no nível de glicose em nosso sangue, o que não irá comprometer a saúde dos órgãos a longo prazo. Não obstante o alto consumo de carboidratos refinados de alta carga glicêmica pode resulta em grades variações nos níveis de glicose sanguínea, o que gera picos de piora de humor e aumento de fome durante o dia.

Já foi provado cientificamente que o consumo excessivo de carboidratos é responsável pelo aumento de gordura corporal, e continuamos a ser instruídos erroneamente por autoridades nutricionais ou médicas, que simplesmente não possuem conhecimento sobre os fatores que geram o acúmulo de gordura, pois seguem recomendações das autoridades americanas (dá para notar o belo trabalho que estão fazendo por lá).

Gostaria que vocês mantivessem algumas destas informações em mente, porque o sucesso de vocês com a dieta Primal (dieta próxima do que foi consumido durante 99,5% do período de nossa evolução genética como espécie – mais de 2 milhões de anos) depende da compreensão de que carboidratos refinados são os responsáveis pelo acúmulo de gorduras em nosso corpo e ela é produzida quando consumimos grãos (arroz, pães, massas e milho) ou açúcar e não quantas calorias de vegetais ou gorduras estamos ingerindo. De fato, quanto mais gorduras consumimos (saturadas e monoinsaturadas) e quanto menor a quantidade de carboidratos consumido, em geral maior é o potencial para emagrecermos, uma vez  nosso metabolismo passa a funcionar melhor e nos sentimos mais saciados, ao comermos alimentos saudáveis no lugar desses carboidratos nocivos (grãos).

Diversos estudos observacionais e estudos controlados com seres humanos, além  de milhares de depoimentos de quem segue a dieta Primal (veja aqui alguns deles) demonstram que em geral quanto mais gorduras de boa qualidade consumimos e menor o consumo de carboidratos maior é a perda de gordura corporal. Nosso objetivo com este blog é fornecer a vocês leitores cada vez mais informações e referências que comprovam estes fatos e também guiá-los para que alcancem seus objetivos por meio do estilo de vida Primal.

Thank’s a lot.

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2 Comentários

  1. jane disse:

    Caio e Bruna, o trabalho de vcs neste blog é mt bem fundamentado, sem besteirol de achismos. vcs são ótimos e me inspiram a fazer algo assim tbm!

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