Pão de Amêndoas e Alecrim

Quando vi esta receita aqui, de bolo de alecrim, logo pensei: tenho que fazer uma versão primal disso!! Eis que fiz as adaptações necessárias e não é que ficou uma delícia? O bolo original é doce, mas ajustei a receita para que ficasse salgado e ficou realmente com cara e sabor de pão! Aproveitei a mão na massa para fazer uma tapenede de azeitonas para acompanhar (a receita dela eu vi aqui).

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Pão de Amêndoas e Alecrim

Ingredientes

1 1/2 xíc. de farinha de amêndoas*

1/2 col. (chá) de sal marinho

3 ovos

3 col. (sopa) de manteiga amolecida (retire da geladeira 10 min. antes de usar)

2 col. (sopa) de alecrim picado (de preferência, fresco)

* Farinha de amêndoas – é possível encontrá-la pronta em alguns lugares, mas também é muito simples de preparar em casa. É só bater as amêndoas cruas no liquidificador até que vire uma farinha. Guarde em um pote bem vedado no armário.

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Modo de preparo

Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e polvilhe com um pouco farinha de amêndoas. Preaqueça o forno a 170 °C. Em um bowl ou refratário fundo, misture a farinha de amêndoas e o sal. Lave o alecrim e seque com um papel toalha. Separe as ervas do ramo e pique bem com uma faca. Com um batedor, bata os ovos e depois adicione a manteiga e misture bem. Coloque o alecrim picado e misture. Aos poucos, vá adicionando os ingredientes secos aos úmidos e mexa até obter uma massa uniforme. Coloque a massa na forma e asse por 22 minutos. Vire a forma do lado contrário e asse por mais 22 minutos. Verifique com um palito o ponto da massa – se ele sair limpo, está pronto.

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Receita da tapenede de azeitonas: Gordelícias

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15 Comments

  1. Sandra says:

    Sem fermento?????????????????

  2. Lilly says:

    Queridos, dá pra congelar?

  3. Rosa Giovine says:

    Este pão ficou realmente uma delícia, fiz vários patês e o sucesso foi total!

  4. Danielle says:

    Essa é a primeira receita primal que preparo, ficou fantástico!!!!

  5. NATÁLIA FARIAS says:

    Oi, adoro o blog e estou começando a dieta primal esses dias…Tenho disbiose intestinal e não posso comer derivados de leite, além de ter intolerância a lactose e glúten. Posso substituir a manteiga pelo óleo de coco ou azeite? Sobre as carnes vermelhas, na disbiose, o uso é proibido, já o ovo é liberado (a gema principalmente), por isso aderi a primal, além de deliciosa, são os alimentos que me fazem mais bem e não provocam os sintomas da disbiose. O que vocês me aconselham? Uso glutamina em jejum, lactobacilos à noite e as vitaminas que a nutri funcional passou, além da Vitamina D, propólis etc…gostaria de saber quais vegetais e raízes são mais aconselhaveis. Beijos, adorei esse blog! Show de bola.

    • Bruna Machado says:

      Obrigado pelo comentário Natália,
      Ficaria longe dos laticínios em geral, exceto a manteiga ou Ghee, que são ricos em vitaminas lipossolúveis e provavelmente fornecem benefícios superiores ao óleo de coco para a cognição. No entanto todos são aconselháveis (azeite, óleo de coco, manteiga, abacate, azeite de linhaça, etc). Vegetais em geral são aconselháveis como fazendo grande parte da dieta. Todos, em geral, incluindo tubérculos.

      Abs
      CAIO

  6. fluvia says:

    Qual o tamanho da forma?

  7. Mauro says:

    Boa tarde!

    1- Acredito que voce deveria informar o rendimento e o tamanho da forma. Pela sua foto, parece que a massa fica mais alta, no entanto, ficou da finura de um dedo.

    2- Vire a forma ao contrário aos 22 minutos. Oi?

    Aguardo.
    Obrigado!

  8. Andrea says:

    Melhor pão que já comi!!!
    Obrigada e Parabéns pela adaptação Bruna…
    Abs…

  9. Mels Sassá says:

    Bruna!! Eu fiz neste fds e o meu pao não ficou fofinho como a foto. Ficou bem areado. Qual a tua opinião?

  10. Kamylla says:

    Caramba que legal! Depois que eu comecei a dieta o pão tem feito falta pra mim na parte da tarde as seis, onde eu costumo tomar cafe… agora posso substituir. Valeu gente

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