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O MITO DA CALORIA

Todos nós já escutamos “Coma tudo que você quiser com moderação”. Este é um mito que a ciência diz que NÃO funciona para melhor perda de peso e Saúde.

Este é um artigo de Bruno da Gama do site ” Detetive da Dieta

Clique AQUI para conhecer.

caloriesQuantas vezes você já ouviu na mídia a frase “uma caloria é uma caloria”? Tantas vezes somos bombardeados com a mensagem de que, desde que mantenhamos a nossa ingestão de calorias equilibrada com a quantidade de calorias que queimamos, está tudo certo… Mas isso é realmente verdade? Será que uma caloria é uma caloria?

Pode apostar que não!

A idéia que calorias são a parte mais importante da dieta é um dos maiores mitos da nossa sociedade nutricional que vem prejudicando muitas pessoas por muito tempo. Dizer que 200 calorias de espinafre é o mesmo que 200 calorias de refrigerante é um absurdo.

Uma caloria é uma medida de energia (uma questão de física),  mas não diz nada o que acontece uma vez ingerida (uma questão de Bioquímica).

Se quisermos falar sobre saúde, devemos pensar em termos biológicos,  e  deixar a calculadora um pouco de lado, porque o corpo humano é uma máquina complexa que não funciona simplesmente de acordo com a matemática (contagem de calorias).
Todos nós sabemos intuitivamente que a mesma quantidade calórica  de refrigerante e brócolis não podem ter o mesmo valor nutricional. Mesmo assim, eu ouço muitas pessoas falando da caloria de uma refeição ou do orgulho de ter “apenas 150 calorias.”

Como diz o famoso médico Mark Hyman:

“a primeira lei de Newton da termodinâmica afirma que a energia de um sistema ISOLADO é constante. Em outras palavras, em um laboratório, ou ‘rede isolada’, 1.000 calorias de brócolis e 1.000 calorias de refrigerantes são, na verdade, o mesmo. Não estou dizendo que Newton estava errado sobre isso.”

O problema, como Mark Hyman concluiria, é que o nosso corpo humano não é um “sistema isolado”.

Nós somos seres complexos e a QUALIDADE dos alimentos influencia saciedade, metabolismo, atividade cerebral, açúcar no sangue e os hormônios que controlam armazenamento de gordura de formas muito variadas.

Esta é a verdadeira lição meus amigos!!! Comida é muito mais do que caloria. Comida é informação!

OBS.  Se você gosta de assistir filmes, um documentário muito bom lançado em 2014, e que recomendo a todos, se chama  “FED UP” que é baseado em desmascarar este mito de que”uma caloria é uma caloria”.

Agora é hora para as 5 razões do porque uma caloria NÃO é uma caloria.

1-FIBRA

Nosso primeiro exemplo está relacionado a fibra dos alimentos e seus efeitos.

Quando comemos alimentos como verduras, frutas, sementes e nozes,  estamos consumindo uma boa quantidade de fibras que é um tipo de carboidrato que contribui para nossa nível de saciedade mas não conta como caloria porque nosso corpo não pode absorvê-la

Por exemplo: Quando comemos 160 gramas de amêndoas, estamos absorvendo, na verdade, apenas 130 calorias.

Porque o restante (proveniente das fibras) não pode ser digerido pelo nosso corpo (retardando a absorção na corrente sanguínea) e alimentando as bactérias na nossa flora intestinal. Portanto, uma caloria de um alimento rico em fibra não pode ser considerada a mesma caloria de um alimento pobre em fibra.
real food

2-EFEITO TÉRMICO DE UM ALIMENTO

Este nome chique simplesmente significa a quantidade de energia gasta na digestão e absorção de nossas refeições.

Cada tipo de alimento passa por processos metabólicos diferentes dentro do nosso corpo. Portanto, uns gastam mais energia do que outros para ser metabolizado.

Tome um alimento rico em proteína por exemplo. Quando comparado com carboidrato e gordura, alimentos ricos em proteínas são muito menos eficientes (gastam mais energia) para ser digerido.

Em outras palavras, nós gastamos quase duas vezes mais energia para metabolizar proteína (um pedaço de frango) do que carboidratos (um pedaço de banana).

O ponto que eu quero lhe mostrar é que alimentos ricos em carboidratos e gorduras são muito mais “propensos” a ser transformado em gordura do que alimentos ricos em proteínas. Sacou?

3-PROTEÍNA DIMINUI O APETITE:

Um dos segredos para perder peso é o controle do apetite. E uma das “manhas” para tomar conta de seu apetite é aumentar a ingestão de alimentos ricos em proteína.

A proteína é o macro nutriente mais satisfatório de todos. Eu posso lhe dizer por experiência própia de que, nos dias que eu não consumo uma boa quantidade de proteína (peixe, frango, carne) com meu almoço ou janta, eu ficarei faminto logo em breve.

“Um estudo científico concluiu que, aqueles que aumentaram a ingestão de proteína para 30%, automaticamente começaram a comer 441 calorias a menos por dia e perderam 4,9 kilos em 12 semanas. E isso tudo sem programação alguma de corte de calorias. Isto aconteceu naturalmente por causa dos níveis  diferentes de saciedade dos alimentos.”

Mais uma próva porque uma caloria não é uma caloria.

protein foods

4-ESTRUTURA MOLECULAR DIFERENTE:

Aqui está uma das concepções mais importante que eu gostaria de passar para você.

Quando a gente fala a palavra açúcar de cozinha, nós não estamos falando apenas de uma molécula.

Na verdade estamos falando de DUAS (glicose e frutose).

A glicose pode ser metabolizada em todas as células de nosso organismo (todo tecido humano pode queimar glicose como energia).

Por outro lado, a frutose é uma molécula completamente diferente que pode ser metabolizada apenas pelo fígado. Isso significa que 100 calorias de glicose tem um efeito completamente diferente de 100 calorias de frutose.

Um exemplo prático é comparar 100 calorias de batata com 100 calorias de açúcar (de cozinha).

A batata é puramente glicose (com vitaminas, minerais e fibras), enquanto o açúcar de cozinha é metade glicose e metade frutose (e nada mais).

Isto significa que as mesmas 100 calorias de ambos alimentos serão processadas por nosso corpo de uma maneira completamente diferente. Não existe comparação.

5-CALORIAS VAZIAS

Esta é minha predileta. Eu amo focar na qualidade de cada alimento ao invés da quantidade por causa do valor nutricional que cada comida possui.

Como voce já deve ter notado, 100 calorias de um ovo não é a mesma coisa que 100 calorias de um suco de caixinha.

Comida de verdade vem cheia de vitaminas, minerais, enzimas, phytonutrientes, antioxidantes e possivelmente uma outra dúzia de substâncias químicas que a gente ainda não faz idéia.

Na contra mão, 100 calorias de uma caixinha de suco processado é praticamente açúcar puro. É isto que eu chamo de CALORIA VAZIA.

É uma falta de nutriente total. Focar-se na qualidade da comida ao invés de se importar com o número de calorias de uma comida é a chave para o seu sucesso.

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CONCLUSÃO

A mensagem mais importante deste artigo inteiro é para você começar a mudar a sua mentalidade quando estiver pensando sobre alimentos.

Esqueça a porcaria da caloria! Elas não são tao importante como muitos pensam. 

Algumas décadas atrás, ninguém sabia o que uma caloria significava, e a gente era muito mais saudável do que hoje em dia.

Isso é so mais um exemplo de que não precisamos nos preocupar com matemática quando o assunto é saúde.


Os alimentos tem um impácto diferente nos nossos níveis de hormônio, fome, energia, queima de gordura e funcionamento cerebral.

Focar na fonte de nosso alimento é a primeira coisa que deve vir na nossa mente quando decidindo que tipo de comida escolher.

Ao invés de prestar atenção na quantidade de calorias que a embalagem fornece, preste atenção na lista de ingrediente.

Isto é um jeito muito melhor de prever se uma comida é saudável ou não. Ou melhor ainda, pare de comprar comida que tenha um rótulo…

Agora eu quero ouvir a sua opnião! Contar calorias já funcionou para você? O que você acha deste novo modo de pensar?

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13 Comentários

  1. Bruno disse:

    Ótimo artigo!! Quem é este autor??? LOL Valeu Caio e Bruna!

  2. Adriana Ponce disse:

    Muito bom ! adoro os artigos, que vocês publicam, estou acompanhado a uns três meses e posso dizer que mudou tudo no meu jeito de pensar, tudo ficou bem melhor agora, obrigada

  3. Luciene disse:

    obrigada pelas matérias. Tenho aproveitado muito. estou até pensando em fazer o atendimento personalizado.

  4. Monica barbosa disse:

    Adorei sobre o artigo calorias, ninguém pensa assim, e agora vale a pena refletir e começar a pensar assim para fazer a diferença.

  5. Taiza disse:

    Gostei muito do artigo. Acompanho a pouco tempo, mas pra mim q faço dieta desde embrião é lógico q esse método tradicional de contar calorias funciona mas tem alguma coisa errada… tentei reduzir meu consumo de carboidratos mas acabei ganhando 1kg. Gostaria de saber se essa alimentação lchf é para quem tem um treino muito pesado?

  6. georgete azevedo disse:

    Contar calorias só serviu para que eu engordar se, pra nada mais.
    Eu vi durante anos o ponteiro da balança subir enquanto eu seguia as orientações dos médicos e das nutricionistas e cada vez mais ficava mais doente.
    Quando ia nas consultas só escutava que eu precisava emagrecer, Max eu fazia tudo o que me mandavam e o resultado era aquela catástrofe. Quando eu perguntava o que deveria fazer ou tomar a mais para conseguir o resultado esperado , ou eles davam de ombro ou mandava eu procurar o outro profissional que me acompanhava. Conclusão a balança só subia, a minha hemoglobina glicada , tríplice rides, colesterol , isso inulidade a é tudo o mais ia subindo junto e eu cada vez mais desesperada e a conta bancaria era a única coisa que emagrecia pois tudo o que eles me mandavam comer ou tô ar eu fazia e nada conseguia.
    Agora eu tô em as rédeas da minha saúde, tenho acompanhamento médico com profissionais que me escutam e a parte nutricional eu estudo e decido o que comer.Hoje meus índices estão dês e do, ainda é cedo pra comemorar Max estou me sentindo bem melhor sem as hipoglicemia constantes.Vamos que vamos.

  7. Maria das Neves Silva Cavalcante disse:

    Amei o artigo. Obrigada por ter compartilhado conosco.

    Maria das neves.

  8. Sérgio Gusmão disse:

    Minha dúvida sobre alimentação é a quantidade ou absorção de calorias pelo nosso organismo em apenas uma refeição, a questão é, como exemplo: se eu almoçar um prato de 600 gr. de feijoada que possui mais de 1.000 calorias meu corpo absorveria toda essa caloria, partindo do principio que tenho uma dieta balanceada, com base em reeducação alimentar fazendo refeições a cada 3 horas e reservando uma refeição do dia e apenas um dia da semana para extrapolar minha gula, agradeço desde já as informações.

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