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Novidades 2013!

Estes somos nós!!

Resolvemos parar um pouquinho para comentar os acontecimentos aqui do blog nos últimos meses e também compartilhar nossas metas para 2013. Queremos ficar mais próximos dos nossos leitores e nada melhor do que nos conhecermos um pouco melhor.

Bem, como vocês sabem, o blog é escrito por duas pessoas: Bruna Machado e Caio Fleury.

Estes somos nós!!

Estes somos nós!!

 

Criamos o blog depois de anos estudando diversas dietas, como o vegetarianismo, veganismo, crudivorismo, dieta convencional dos nutricionistas (grãos integrais, arroz, feijão, gordura faz mal…). Descobrimos a dieta Primal, primeiramente por meio do Dr. Cordain, da universidade de Stanford, e do biólogo Mark Sisson. Durante dois anos lemos diversos livros, como The Primal Blueprint, Paleo Diet, Paleo Diet for Athletes, os livros de Gary Taubes, Good Calories, Bad Calories, Why We Get Fat, o Wheat Belly (barriga de trigo) do Dr.William Davis, lemos diversos blogs alguns dos quais selecionamos em nossa barra de links internacionais, dezenas de podcasts e artigos científicos.

Em 2011, decidimos estar na hora de divulgar os princípios da alimentação ao público brasileiro, minoria inteligente, que se interessa por dieta e não tem medo de desafiar a sabedoria convencional, que é no mínimo desinformada, tanto é que até o momento só existiam 3 blogs que realmente abraçavam os princípios da dieta.

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Descobrimos o site do Vida Primal do Thiago, grande companheiro, que vem nos acompanhando nessa jornada, mas que ultimamente não vem atualizando seu site.  Canibais e Reis do Ricardo Carvalho,o Primitivo, na minha opinião um trabalho excelente, o melhor blog sobre alimentação escrito em português, porém desativou seu blog no final de 2011 e nos informou em seu último email enviado a nós, que estava indignado pelo fato de não haver leitores no seu site e que ele consumia muito do seu tempo, com isso nos deixou o arquivo de seu site, que aceitei com muita gratidão, como uma fonte de referência para futuros posts. Na minha opinião, essa é uma a prova de que o público em geral, no momento não estava preparado para o seu trabalho. Por último, o blog Fat New World do Sergio Veloso, que desde 2010 vem conquistando cada vez mais leitores com sua análise crítica, compromentimento com o leitor, divulgando informações que todos deveríamos estar cientes sobre alimentação. Escreveu um artigo sobre o livro do Caio muito pertinente que concordamos em grande parte.

Atualmente existem outros sites super iteressantes sobre o assunto como o Dieta Low-Carb e Paleolítica de Jose Carlos Souto, médico urologista atualmente com interesse especial sobre a interface entre nutrição e saúde, fã de Gary Taubes e assim como nós respeita seu trabalho. Com seu ceticismo e espírito aventureiro leva o público a desafiar a sabedoria popular de forma dinâmica e inovadora com muita dedicação e comprometimento aos seus leitores/pacientes. Brasil Paleo, site mais recente também divulgando muitas informações como vídeos de pesquisadores proeminentes, entrevistas e pesquisas.  Outros sites mais novos, até onde eu sei: Nutrição do futuro, com excelentes artigos, Claudia Vilaça, body builder super divertida, que tem a determinação que dá inveja a muito marmanjo. Emagrecer a comer, do Rui Valente  e nosso querido seguidor, sempre nos acompanhando recentemente, o atleta Adolfo Neto.

O Caio sempre foi muito interessado em alimentação e saúde, foi ele que experimentou as dietas citadas, desde veganismo raw até a dieta que seguimos hoje. Ele é um fã muito grande da auto experimentação e de maneira única, como eu nunca ousaria tentar! hehehe É capaz de se submeter com muita determinação e precisão ao auto experimento em termos de consumir determinados alimentos isoladamente durante diferentes períodos, macronutrientes, contagem de calorias e macronutrientes (apesar de não aconselhar a ninguém como tentativa de perda de peso), grupos de alimentos, etc. Para mais informações sobre auto experimento veja o Seth’s Blog e o Bulletproof Executive. Caio está sempre lendo artigos da pubmed e é viciado em podcasts, escuta em casa, no trabalho, no carro, no parque e às vezes acho que até dormindo hehe.

Eu, Bruna, também sempre tive interesse em alimentação, mas por muito tempo seguia o conceito da sabedoria convencional de alimentação: o famoso pãozinho com leite no café e arroz integral + peito de frango grelhado para o almoço. Até me convencer de que a alimentação dos nossos ancestrais é a melhor opção ou no mínimo a mais próxima da ideal para o ser humano. Também gosto muito e cozinhar (e comer) e estou sempre buscando novos sabores dentro da alimentação primal. Abraçamos profundamente essa causa.

Criamos o blog e um tempos depois, o Caio teve a ideia de lançar o livro para poder alcançar um público maior. Felizmente conseguimos uma ótima editora interessada no trabalho dele e no ano passado, foi lançado “A dieta dos nossos ancestrais”.

2012 foi um ano cheio de mudanças e conquistas, lançamento do livro, apartamento novo, mudança de emprego. Devido a algumas mudanças em nossas vidas como o nosso novo empreendimento, o que nos obrigou a trabalhar 12 horas por dia, 6 dias por semana, por alguns meses e com a criação do livro A Dieta dos Nossos Ancestrais, no começo fomos obrigados a parar de trabalhar no blog por um tempo, mas 2013 começou e decidimos voltar com tudo!

Seguem alguns de nossos o objetivos para este ano:

– Primeiramente, voltar a postar com frequência! Não queremos definir uma obrigação que não podemos cumprir, mas achamos que atualizações semanais são o mínimo para manter o blog ativo.

– Layout novo/antigo: quem acompanha o blog há um tempo sabe que tínhamos um layout mais interessante, mais organizado e que destacava melhor os vídeos e as categorias. Por um problema técnico ele teve qur ser removido, mas estamos trabalhando para voltar com ele e garantir uma melhor experiência no blog.

– Queremos escrever o que vocês gostam de ler!! Por isso, é fundamental a opinião de vocês nos comentários: o que gostam de ler aqui? Do que sentem falta? Sintam-se a vontade para criticas e sugestões.

Bem, acho que as grandes diretrizes são essas! Espero que vocês nos acompanhem ao longo deste ano e desejamos um ótimo 2013 a todos!!

2013

Bruna e Caio.

 

 

 

 

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12 Comentários

  1. PaleoBrasil disse:

    legal que vão postar com frequência!
    estou querendo criar algumas postagens, mas ando meio enrolado, mas assim que der pretendo escrever algumas coisas.

    alguns temas sugestões para vcs:
    -como foi a experiência de vcs com dietas como vegan, raw vegan, o que pensam a respeito e como foi a mudança pra outras dietas, se possível se tiver alguma foto mostrando mudanças físicas junto com alimentação.
    -a questão do carboidratos, se preferem uma alimentação low carb, caboidratos moderados, qual quantidade por dia, quais fontes vcs recomendam, e a relação de carbo com atividades físicas.
    -suplementação. o que vcs acham de suplementos proteícos, óleo de peixe, etc.
    -opinião de vcs sobre laticínios. se vcs recomendam, qual a melhor fonte, qual melhor leite podemos conseguir aqui no brasil, etc.
    – grãos/leguminosas, se vcs evitam todos, ou usam alguns.

    se eu lembrar de mais coisa eu posto aqui 😀

    • Bruna machado disse:

      Obrigada pelo comentário!! Adoramos as sugestões, já temos várias ideias sobre estes temas!! Com certeza vc verá posts sobre isso!

      Quanto a experiência com as outras dietas, preferimos ressaltar os pontos bons da dieta atual ao invés de criticar as outras, mas de qualquer maneira, vale um artigo sim sobre o resultado delas. Acho que a dieta vegana é tão pouco popular no Brasil, mas é importante dar a oportunidade aos seus seguidores a mudar de opinião, tendo como base a ciência e não o misticismo. 🙂

  2. Flávio Fleury disse:

    Parabéns Bruna e Caio,

    Sendo maratonista, sou testemunha das vantagens da dieta com algumas adaptações.
    Sigam em frente!
    Conquistem seus sonhos pessoais e profissionais!
    Tenho certeza que terão sucesso!
    Abraços,
    Flávio

  3. Carla Adriana disse:

    Olá! Conheci o blog de vocês no final de dezembro e gostei do que li, tanto que adquiri o livro do Caio. Comecei a dieta paleo desde o dia 2 de janeiro e já sinto benefícios no organismo se bem que eu já adotava uma dieta low carbo mas consumia arroz negro e batata doce em porções controladas antes dos treinos.
    Eu gostaria que vocês publicassem matérias de como ter uma alimentação paleo voltada para o público que faz musculação voltada para a perda de gordura e preservação da massa magra. O que comer antes e depois dos treinos em uma dieta paleo uma vez que arroz, batata doce e whey protein são abolidos.

    • Caio Fleury disse:

      Oi Carla, Muito obrigado pelo seu comentário! Adoramos a sugestão, é uma boa ideia para posts mesmo, muitas pessoas tem dúvidas do que comer após os treinos.

      Vale dizer que a batata doce, como tubérculos em geral, não é necessariamente restrito, esta é uma opção pessoal. A ideia de que pequenas porções de tubérculos é prejudicial ou gera ganho de peso em todos indivíduos não tem base científica e, pelo contrário, diversos depoimentos de pessoas que tentam seguir a dieta paleo, tentaram essas pequenas porções com intenção de se sentirem mais saciadas, para assim controlarem melhor o apetite e o ganho de peso, o que tem se mostrado positivas. Não obstante, alguns estudos tem demonstrado que uma dieta não tão baixa em carboiratos entre 20% a 30% das calorias aumenta a probabilidade de indivíduos adotarem a dieta a longo prazo. A dieta paleo não é necessariamente muito baixa em carboidratos, algumas pessoas se adaptam melhor consumindo um pouco mais de carboidratos, cada indivíduo deve ajustar a dieta de maneira a proporcionar os melhores resultados pessoais. Não existe uma fórmula igual para todos.

      Somos fãs de Whey Protein, se cuidadosamente preparado e minimamente processado, de preferência concentrado ou isolado, faremos um post a respeito. Hoje em dia são poucos os autores paleo nos EUA que não são a favor da suplementacao de whey para quem faz atividades físicas, diante de tantos estudos a respeito.

      O arroz branco é um alimento pobre em nutrientes e fibras, mas possui quantidades relativamente baixas de antinutrientes. Certamente preferível ao arroz integral, que é mais rico nos mesmos. Não há razão nenhuma para inclui-lo na dieta a meu ver, mas esporadicamente, em pequenas quantidades, não vejo problemas. Os maconutrientes são muito importantes, mas o valor nutricional, antinutrientes e lectinas são tão importantes quanto. Veja os kitava, que se adaptaram muito bem a uma dieta com mais de 70% de carbs, o que de maneira alguma se compara a uma dieta rica em grãos e glúten.

      Logo escreveremos um artigo sobre carb loading, para quem faz musculação ou crossfit.

      Eu, por exemplo, consumo aproximadamente 100g de tubérculos por dia no período da noite e 200g nos dias que faco musculação (3x na semana de 20 minutos) e tenho menos de 8% de gordura corporal, o mesmo de quando consumia menos carboidratos, mas meu humor e a saciedade são incomparavelmente melhores, meus níveis de HDL, triglicérides, VLDL, glicose em jejum, etc continuam muito bons. Ainda assim, consumo em torno de 15 a 20% das calorias na forma de carboidratos, em torno de 100g/dia. Para quem faz muito exercício de resistência e aeróbico, quantidades mais altas são recomendadas.

      Para este assunto, recomendo o livro do Dr. McGuff, Body by Science e o site de Anthony Colpo.

      Obrigado mais uma vez e continue nos acompanhando!!

      Abs
      Caio

  4. João Paulo disse:

    Muito bom mesmo esse post, descobri há poucas semanas o site, através do vídeo O Mito da Gordura, traduzido por vocês e o tenho freqüentado esporadicamente. Já de antemão dou aos parabéns a vocês dois e aproveitando o que foi dito nesse post, uma coisa que eu espero, é ver, o que talvez até já esteja assim estabelecido de maneira geral pelo site, as referências bibliográficas, os estudos submetidos a revisão de pares, que, creio, seja mesmo o que é usado de embasamento para as informações aqui colocadas.

    Bem, é isso. Talvez tenha parecido uma manifestação de desconfiança de minha parte, mas caso tenha parecido, eu garanto, não é nada disso rss Na verdade isso é um meio até de se precaver de contestações inconsistentes ao site.

    E meu e-mail é “vegan”, mas eu próprio não sou uash

    Parabéns pelo site e que tenham umbom e longo trabalho pela frente!

    • Bruna Machado disse:

      Muito obrigada João Paulo!

      Adorei o que disse à respeito dos estudos e referências, procuramos sempre divulgar as referências que utilizamos nos posts não apenas para que as pessoas tenham acesso aos dados originais, mas também para que os mais desconfiosos vejam que o que falamos tem sim muito embasamento científico. O problema é que esta última parte costuma não funcionar muito bem, visto que recebemos inúmeros comentários de pessoas que não sabem ler artigos científicos ou que, ainda que saibam, estão demasiado presas em suas próprias concepções para abrirem suas mentes para a ciência. Mas acho que isso faz parte!

      Espero que continue nos visitando!!

      Abraços!

  5. Fabricio Barbosa disse:

    Olá Bruna e Caio!

    Acabei de descobrir o blog de vocês, já havia ouvido falar de dietas similares à primal, mas nada tão bem organizado e explicado como o material que vocês disponibilizam aqui, parabéns.

    Não sei se ainda dá tempo de dar sugestões para novas postagens, mas gostaria muito que vocês pudessem também dar dicas de receitas simples dentro da proposta da dieta. Isso me ajudaria muito, sou universitário, moro sozinho, logo sou responsável pela minha própria alimentação e tenho uma vida bastante corrida, por isso nem sempre dá tempo de fazer pratos muito elaborados… Fica difícil fugir da tentação dos industrializados e semi-prontos sem possuir opções acessíveis e saudáveis. Acredito que existam muitos outros jovens na mesma situação que a minha (possuo “sobras” de gordura corporal que já fiz de tudo para eliminar mas nunca consegui).

    É isso, parabéns mais uma vez!

    • Bruna Machado disse:

      Oi Fabrício, obrigada pelos elogios!
      Sempre é tempo de novas sugestões!! Já estamos pensando em receitas mais rápidas e práticas, em breve você verá aqui no blog. Enquanto isso, uma dica é manter sempre vegetais congelados no congelador, e porções individuais de carne, frango ou peixe. Assim você prepara uma refeição rápida em poucos minutos. Abs!

  6. Marcia Pereira disse:

    Muito Boa noite!!!

    Olá em busca de alimentaçao saudavel, dieta mirabolantes.. mas sempre em busca.. pq no fundo
    ñ aceitava estas varias dietas , e sempre querendo saber mais descobri o blog primal, excelente por acaso, mas tenho uma duvida por neste exato momento além de estar obesa, estou com o figado gordo e já ñ tenho vesicula, gostaria de se pudessem por favor me informar se esta dieta seria uma opçao melhor para mim, no momento estou fora do brasil, e nutricionistas, endocrinologistas qdo falo desta dieta dizem ser mais uma moda brasileira.

    Agradeço desde de já uma palavrinha , nem que seja de consolo rsrs.

    Att-

    Marcia

    Heloiza

  7. Kauam disse:

    Obrigado! por, compartilhar este conhecimento com todos.
    Parabéns! pelo trabalho.

  8. Alice Batelli disse:

    Muito legal Bruna! Parabéns pelo trabalho de vcs, a divulgação dessas infirmações é de extrema importancia para que cada vez mai pesoas possam saber que oq acredita-se ser correto na verdade nao é!!! adorei!!! comecei a pouco tempo nessa dieta e ja estou adorando! Nao tive dificuldade pois ja havia cortado o gluten da minha vida! Bom saber q vao postar com mais frequencia, a gente agardece!
    beijos

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