Increva-se para receber conteúdo novo por email

Musculação associada à menor circunferência abdominal

Por: Caio Fleury

musculação

Um estudo publicado em 2015 no jornal Obesity examinou se o treino de musculação seria superior ou inferior na redução da circunferência abdominal em um período de 12 anos com relação a prática de exercícios aeróbicos.

Foi um estudo de coorte com 10.500 cidadãos americanos com média de 55 anos de idade, em um follow-up de 1996 a 2008.

Os pesquisadores descobriram que foi observado uma relação inversa entre a prática de exercícios de peso e a cintura abdominal. Ou seja, uma menor circunferência nos participantes que puxaram peso durante 12 anos.

Um fator chave do estudo também foi o fato de que foi necessário um treinamento de em média apenas 20 minutos por dia, ou mais para que este resultado favorável fosse alcançado.

Outro ponto importante do estudo foi que os sujeitos do estudo não eram jovens, mas sim adultos mais velhos com mais de 55 anos. Os achados apontam para a refutação da velha afirmação depreciativa de pessoas gordinhas de que não conseguem manter a barriga magra, ter mais disposição e um menos índice de massa corporal (IMC)  por causa da idade. Pelo menos não quando os participantes optaram por seguir o regime deste tipo de treino. Afinal, tudo depende de você, do seu treino e acima de tudo, sua dieta.

estudo obesity

Os resultados apontam para o fato de que qualquer  tipo de exercício aeróbico (exceto treino intervalado) foi significantemente inferior na perda de gordura abdominal comparado com treinamento de força. Quando os participantes substituíram a corrida pela musculação, houve uma forte associação inversa na troca destes exercícios na redução dos centímetros da cintura de acordo com os autores.

Os participantes que puxaram ferro por mais de 25 minutos por dia tiveram uma cintura 4.7% menor do que os participantes que apenas faziam treino aeróbico e um índice de massa corporal foi também significantemente melhor nos participantes que treinaram com peso do que apenas aeróbico.

No entanto, as limitações do estudos não são poucas pois existem diversas variáveis de conflitos que podem estar interferindo nos resultados.

Acima de tudo, o estudo demonstrou que a prática dos exercícios estava associado a outros hábitos positivos para a saúde que influenciam diretamente os resultados.

  1. Melhor qualidade de vida para os participantes que fizeram o treino de musculação.
  2. Maior disposição para praticar outros tipos de atividade física que também influenciaram na maior perda de peso, de acordo com os pesquisadores.
  3. Uma melhor qualidade da dieta geral neste grupo de indivíduos

Vejam o que os ensais clínicos e randomizados dizem com relação aos desfechos do treino de força isoladamente nos diversos parâmetros de saúde.

conclusão musculação cintura

Conclusão:

Entre as várias atividades físicas, a musculação teve a associação mais forte com uma menor cintura. Estudos sobre freqüência  e volume de treinamento de peso e mudança na cintura estão garantidos para o futuro.

Diversos estudos demonstram claramente uma melhor composição corporal com o treino de resistência, ao invés de aeróbico. Na maioria dos casos, uma melhora muito mais significativa nos biomarcadores sanguíneos de saúde são alcançados quando há uma combinação das duas modalidades de exercícios, aeróbicos e anaeróbicos.

No final das contas os resultados deste estudo apontam para uma melhor qualidade de vida, dieta e composição corporal quando há uma combinação de exercícios de resistência como musculação com exercícios aeróbicos como corrida.

E para finalizar, uma ótima notícia… Eu vou te dar de presente meu novo ebook sobre dieta low-carb e cetogênica, aproveite para baixar GRÁTIS agora —>>> clique AQUI

Quer também ficar por dentro de tudo que está acontecendo de melhor no mundo da nutrição? Aproveite AGORA para seguir meu canal do youtube —–>>> Clique AQUI para seguir meu canal do youtube.

Outra notícia boa… Você está querendo emagrecer, mas está tendo dificuldades?? Então faça o coaching de emagrecimento para perder peso com tranquilidade de um jeito que você nunca tentou antes.

Me mande uma mensagem e agende uma consulta o quanto antes 😉

                          (11) 97533-8525                               

     Atendimento personalizado – Até 10x no cartão

Inscreva-se para receber artigos como este por e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, eu sou o Caio Fleury, autor do blogSolicite atendimento personalizado em até 10x no cartão pelo meu Whatsapp ou cadastre seu email grátis, para ganhar meu novo e-book.

Junte-se a milhares de pessoas, ganhe motivação, exclusividade e controle da sua vida

Você está com dificuldades para perder peso?
Faça um atendimento personalizado em até 10x no cartão!

Converse comigo pelo Whatsapp: (11) 97533-8525

Atenção: Para receber o meu e-book GRATUITO sobre dieta low carb e Cetogênica, cadastre seu email abaixo!

×