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Moderação é para tolos!

Photo by broterham

Este é um artigo escrito por Darya Rose

 Moderação pode ser a palavra mais usada em todo o universo da nutrição.

Eu sei, eu sei, você gosta da idéia de não restringir a si mesmo e ser capaz de comer qualquer coisa que você quiser, desde que não seja “demais”.

Parece saudável. Equilibrado. São.

Você poderia mesmo ter confundido um pouco da minha força de vontade contundente aqui no blog como um endosso de moderação. Algo como: “Use um pouco de força de vontade, mas não muito.”

Soa adorável. Se ao menos lhe ajudasse a realmente atingir seus objetivos.

O problema com moderação é que é uma fantasia, não uma estratégia.

Vamos dizer, por exemplo, que eu sou Italiano e amo massas. Isto é muito longe da verdade, mas continue comigo.

Atualmente eu como macarrão todos os dias, mas estou uns 13 quilos acima do peso e acabei de receber um aviso da minha médica sobre a pressão sanguínea e triglicérides subindo.

Minha médica recomendou cortar o macarrão, mas eu disse para ela que não há nenhuma chance de eu abrir mão dele. É parte da minha herança e eu não posso ser feliz sem ele.

Ela diz que tudo bem, mas para eu tentar comê-lo com moderação.

Eu vou para casa, respiro fundo, e me forço a fazer um pote de arroz integral para o jantar de hoje. Eu sou capaz de pular massas algumas noites dessa semana e me sinto muito bem comigo mesmo.

Eu faço novamente na próxima semana, mas na semana seguinte meus filhos estão em uma peça da escola e arroz leva muito tempo, por isso, de volta ao macarrão.

Em 6 meses eu volto na minha médica balançando minha cabeça, e outros 2 quilos mais pesado.

 Seu cérebro não tem idéia de como imaginar o que significa moderação, então tem problemas em agir sobre ela. Sem limites claros, velhos hábitos vão ganhar sempre.

Pesquisas comportamentais tem mostrado repetidamente que quanto mais específico uma ação é, mais provável será que você realmente a faça. E é difícil ser menos específico do que “moderação”.

Um outro problema é que moderação é um termo relativo. Especificamente, nos relacionamos com o que é moderado em relação às nossas idéias inconscientes de “normal”.

Isso poderia ser bom, se nós vivêssemos em um momento de fortes normas culturais que ditam o como, quando, o quê e porquê de alimentação adequada. Antes da industrialização da agricultura foi assim que a maioria das culturas manteve a população saudável.

Mas a maior parte do que hoje consideramos normal é arriscadamente perigoso.

Americanos atualmente comem 17x a quantidade de açúcar que comiam em 1822. Cortar para 10x a quantidade de açúcar de 1822 é “moderado”?

A maioria das pessoas o acusam de ser um psicopata low-carb se você tentou isso, mas a realidade ainda é muito mais do que você precisa ou é provavelmente saudável.

O oposto é verdadeiro sobre legumes e exercício. Estamos em tais quantidades abissalmente baixas que um pequeno aumento pode parecer impressionante, mas ainda ficam aquém dos níveis ótimos para uma boa saúde.

Neste caso, moderação iria deixá-lo contente com não fazer o suficiente.

Eu não estou tentando dizer que melhorias incrementais não são valiosas.  Elas são, e eu sempre recomendo fazer alterações gradualmente para que você não cause danos à si mesmo.

Mas você deve focar sua energia em ações específicas (hábitos), em vez de tentar chegar a um ideal vago e arbitrário.

Quando você quer desenvolver um hábito saudável, não apenas tente fazer um pouco menos ou um pouco mais. Identifique o momento exato e lugar que o comportamento ocorre, e conscientemente construa um caminho para se orientar em direção à nova ação.

Se você quer fazer menos de alguma coisa, encontre uma alternativa.

Se você quiser fazer mais de alguma coisa, identifique um gatilho forte e elimine os obstáculos à ação.

Se algo funciona, faça mais do mesmo.

Se não funciona, ajuste a sua estratégia.

Mudar o comportamento não é fácil, a mudança positiva raramente acontece em um impulso.

O que moderação significa para você?

imagem coaching com contato whats

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