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Podcast 12 –  Rádio Primal Brasil

abs

Neste podcast você vai encontrar:

  • O que o jejum pode fazer por você.
  • Um guia completo com as principais práticas de jejum.
  • Quais métodos de jejum a ciência comprova eficiência.
  • Quando começar a fazer jejum com a low-carb.
  • Opções de lanches pré-treino.
  • Restrição calórica é a melhor opção para perder peso?
  • Resposta às dúvidas dos leitores e muito mais.

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20 Comentários

  1. l-carlos disse:

    Ok! Mas o jejum de dias alternados, creio ser o melhor. Mas só funciona mesmo pra quem está cetoadaptado. Só creio discordar que vc se torne uma máquina de queimar calorias eternamente. Chega uma hora que seu corpo entende que vc está fazendo jejum e vai se adaptar. O jejum é uma restrição calórica a longo prazo, não acha? A inteligência maior é, alternar os horários, parar as vezes, ficar um bom tempo sem fazer, até meses pra que seu corpo desacostume com isso. Pra que volte a perder peso e claro temos que pensar no jejum e seus benefícios.

    • Bruna e Caio disse:

      Sim, uma maquina de queimar gordura. Eternamente não… =) O jejum pode ser acompanhado de restrição calórica ou não, proponho que não seja, ou que seja modesta dependendo do contexto individual. Jejum longo e diário por mais de 10 dias fiz questão de dizer que não é recomendado, pois além do aumento da fome, o corpo pode se tornar resistente à insulina como com a restrição calórica. O jejum a prova de balas (só gordura) previne este problema e alternar é melhor também. Obrigado pelo comentário =)

  2. Marcos disse:

    olá! Sigo uma dieta páleo/low carb há mais de seis meses. Iniciei o processo com o fim de emagrecimento. Perdi uns 25 kilos, e estou mto satisfeito. Faço musculação todos os dias. Tenho uma dúvida sobre jejum intermitente. Quando eu saio da dieta (o que significa, em geral, ingerir algum doce de padaria — sei que é errado, mas eu não sou perfeito ;)), eu costumo fazer jejum intermitente no dia seguinte, com a esperança de que meu nível de glicose no sangue abaixe e eu continue emagrecendo. No entanto, não sei se esta prática é correta, se ela realmente contribui para que meu organismo volte a usar gordura como fonte de energia, ou se seria melhor não fazer jejum e voltar normalmente para a dieta na refeição seguinte, consumindo ovos ou alguma outra fonte de gordura saudável. Aproveito para agradecer pelo espaço e dizer que sempre acompanho o trabalho de vcs! grande abraço!

    • Marcos Guerrero disse:

      Marcos, ninguém é perfeito e comer um doce de vez em quando também acho normal. Acho que seu procedimento está corretíssimo, meu nutricionista me recomenda que eu faça o jejum intermitente sempre no dia seguinte aos exagero de carbs. Mas você também deve levar em consideração que o corpo vai se acostumando a este ritmo e uma hora os resultados podem deixar de acontecer, neste momento talvez seja hora de procurar um profissional de nutrição lowcarb para te auxiliar.
      Espero ter ajudado.

      • Marcos disse:

        Obrigado pela resposta, Marcos! Isso do corpo se adaptar é muito verdadeiro! Eu passei uns 4 meses em cetose, me alimentando de umas 20 gramas de carbo, no máximo, e praticando musculação todos os dias. Nesse período, emagreci muito, entretanto, depois desse período, eu simplesmente parei de emagrecer. Resolvi fazer recarga de carbo aos finais de semana e, por incrível que pareça, voltei a emagrecer! Fiz isso por uns 2 meses…e agora estou estacionado de novo…voltei pra cetose com jejum intermitente todas as manhãs, há duas semanas, e estou emagrecendo de novo…eu gostaria de perder apenas uns 5 kgs (se fosse de gordura corporal…seria ótimo…kkkk), mas perder esses últimos kilos tá complicado! De qualquer forma, valeu pela ajuda! abs

  3. Rodrigo disse:

    Parabéns pelo trabalho!
    Sobre o jejum de 24/24 horas, é permitido tomar café com gorduras ou somente água?
    Obrigado!

  4. Magali disse:

    Olá . eu faço Hiit 3x por semana, 20 min cada sessão .e antes eu tomo café com manteiga e depois consigo ficar até 12:00 sem fome . nesse caso preciso comer algo de Carboidrato depois? Obrigada e parabéns pelo Post 🙂

    • Bruna e Caio disse:

      Oi Magali,

      A dieta cetogênica direcionada é interessante para quem faz musculação para melhorar a resistência à insulina, ou preservar a sensibilidade. Consiste em 15-25g de carbs pré treino. No entanto não proporciona benefícios no ganho muscular além de 20-25g de whey. =)

      Obrigado

  5. THIAGO disse:

    Poderiam colocar o link dos estudos citados no vídeo junto com a página do vídeo?

  6. Luciana r Fernandes disse:

    olá, treinar em jejum já se sabe que é eficiente para perda de gordura corporal, e após treino, seria interessante colocar um carboidrato pós treino com a intensão de ganhar massa magra? Como seria esse Carbo, acompanhado de proteína, gordura, qual seria a sugestão?

    • Bruna e Caio disse:

      A dieta cetogênica direcionada é interessante para quem faz musculação para melhorar a resistência à insulina, ou preservar a sensibilidade. Consiste em 15-25g de carbs pré treino. No entanto não proporciona benefícios no ganho muscular além de 20-25g de whey. =)

  7. Deborah disse:

    Ainda tenho duvidas sobre o JI para mulheres. Faco JI três dias seguidos na semana, apenas almoço, e me sinto mto bem assim. Faco hiit em jejum de manhã. Mas faz um tempo que não vejo nenhum resultado nas medidas e peso. O que pode ser atrapalhando?
    Para mulheres, como no meu caso, seria melhor tomar o óleo de coco pela manhã? Antes ou dps do exercício.. Para não abusar do JI.

    • Bruna e Caio disse:

      Cada caso é um caso Deborah. Não acho legal jejum antes do treino, a não ser que seja bem leve. Tomar whey antes do treino, ou a dieta cetogênica cíclica, ou direcionada ajuda na sensibilidade à insulina. Abs

  8. Veridiana Gonzaga disse:

    Hola Bruna e Caio!

    Tenho uma duvida em relaçao ao jerjum intermitente! Durante o jerjum pode tomar agua?

    obrigada

  9. Hugo disse:

    Olá Bruna e Caio tenho uma dúvida… Até quantas horas estando em jejum posso realizar um treino de musculação sem que prejudique a massa magra e a hipertrofia muscular??

    Obrigado!!

    • Bruna e Caio disse:

      Muito individual. Para quem é profissional jejum longo com frequência pode atrapalhar, mas varia muito de pessoa para pessoa. Em alguns casos pode atrapalhar, mas outros não e isso depende também do aporte protéico diário. Abs

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