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Gordura saturada, colesterol e carboidratos

Por Dr.Bill Lagakos

“Você pega mais moscas com mel …”

Ista é uma boa política em geral, mas especialmente para o debate no campo das ciências da nutrição.

Pouco tempo atrás, Nina Teicholz discutiu sobre dietas baixas em carboidratos, dieta cetogênica e dietas à base de plantas com John Mackey. Embora eu discorde da dicotomia (à base de plantas vs cetogênica), vale a pena observar:

Três tópicos que não podem ser evitados em tal discussão: gorduras saturadas, colesterol e carboidratos.

1. Gordura saturada

Coconut-milk

Muitos alimentos de origem animal são ricos em gorduras saturadas e esta é frequentemente citada como uma razão pela qual eles não são saudáveis. Isso está errado: nem alimentos de origem animal, nem as gorduras saturadas são intrinsecamente insalubres.  FATO (P <0,05).

Um exemplo complicado? A maior parte das gorduras de cocos são saturadas, e este alimento não é normalmente classificado como “gorduras saturadas insalubres” nos EUA. De fato, alguns povos ao redor do mundo consumiram grandes quantidades de coco e raramente mostram os sinais de doenças neolíticas que os ocidentais (erroneamente associadas com a carne).

Tecnicamente falando, as gorduras saturadas em cocos são metabolicamente diferentes daquelas em alimentos de origem animal, mas este exemplo certamente daria uma rasteira na oposição.  Cocos são de origem vegetal, por isso, ao defendê-los, você está basicamente dizendo, pelo menos este vegetal é saudável … O ponto é, a dieta cetogênica baixa em carboidratos não exclui (e não deve) alimentos vegetais … Este é um espantalho usado por adversários da LCHF e da dieta cetogênica.

 2. Colesterol

Outra grande diferença entre os alimentos animais e vegetais é o colesterol (o que só é encontrado no primeiro). De fato, o colesterol é maior em carnes de órgãos e carnes de órgãos incluídas na dieta, sem dúvida, tornam as dietas mais saudáveis. Se o colesterol for discutido em um debate futuro, sugiro que este exemplo seja prontamente citado porque literalmente PESSOAS NÃO EDUCADAS diriam: “coma menos fígado por causa do colesterol.”

3. Carboidratos

 

VOCÊ PODERIA DIZER ECO-LOW CARB?!

3-A. “Eco-Low-carb” é uma dieta com baixo teor de carboidratos baseada em alimentos de origem vegetal e estudos demonstraram claramente que ela é eficiente.

3-B. A dieta cetogênica é mais fácil e mais cetogênica se ele for baseada em vegetais.

“Você pega mais moscas com mel …”

Eu só gosto da ideia de começar a discussão olhando o que as dietas têm em comum (um monte de alimentos de verdade saudáveis), não onde eles diferem (carboidratos) … e focando na imagem holística maior: os ritmos circadianos, os níveis de estresse e ambiente influenciam a nossa resposta a qualquer dieta.

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2 Comentários

  1. Antônio disse:

    Boa tarde Caio e Bruna,

    O meu irmão tem Esclero Múltipla (EM) há 1 ano e meio. Ele está seguindo o protocolo dietetico da Dra. Terry Whals, que consiste em uma dieta Paleo riquisima em vegetais. Parece que ela recomenda ainda mais vegetais que a maioria dos autores Paleo, com o objetivo de conseguir 100% das vitaminas e minerais através da alimentação. E valores riquisimos de vitamina do complexo B, coQ10 e outras tão importantes no tratamento da Esclerose.

    Por outro lado li alguns estudos do Dr. Swank (promotor de uma dieta 100% vegetariana e super baixa em gorduras, mesmo azeite de oliva não é permitido) concluindo que a gordura saturada faz mal para pessoas com EM. Estou citando os estudos abaixo:

    Em 1948 o Dr. Roy Swank começou a tratar pessoas com EM com uma dieta baixissima em gorduras. Ele seguiu 150 pacientes por mais de 50 anos. Os resultados indicaram que uma dieta baixissima em gorduras diminuiu a progressão da dieta (1, 2).

    Depois de 34 anos, apenas 31% das pessoas que seguiram as suas recomendações faleceram. Por outro lado, 80% das pessoas que não seguiram as recomendações dele faleceram (3).

    1 – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1804476
    2 – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12591551
    3 – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1804476

    Já que o meu irmão adora carnes, especialmente carne de porco com gordura. Ele está na dúvida.

    Por isso, gostaria de saber se nos casos de pessoas com doenças autoimunes se a gordura saturada também é segura de se consumir?

    Se puder ajudar agradeço muito.
    Abraços!

    • Bruna e Caio disse:

      Caro Antônio,

      Estou ciente dos estudos que mencionou.

      O protocolo da Dra. Terry Whals mostrou certa eficácia.

      O último é mais provável de seguido a longo prazo (estudos low-carb/paleo a longo prazo)

      Muito obrigado

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