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Fibras são boas para você. Agora os cientistas sabem o porquê.

Por: The New York Times

imagem fibras

Uma dieta com alimentos ricos em fibras, como vegetais e hortaliças, reduz o risco de desenvolvimento de diabetes, doenças cardíacas e artrite. Na verdade, as evidências dos benefícios das fibras se estendem além de qualquer doença particular: comer mais fibras parece diminuir a taxa de mortalidade das pessoas, seja qual for a causa.

É por isso que os especialistas estão sempre dizendo que as fibras dietéticas são boas para nós. Mas por que as fibras são tão boas? “É uma pergunta fácil de fazer e muito difícil de responder”, disse Fredrik Bäckhed, biólogo da Universidade de Gotemburgo, na Suécia.

Ele e outros cientistas estão executando experiências que estão produzindo algumas novas pistas importantes sobre o papel da fibra na saúde humana. Sua pesquisa indica que as fibras não entregam muitos dos benefícios diretamente aos nossos corpos.

Em vez disso, as fibras que comemos alimentam bilhões de bactérias no nosso intestino. Manter elas felizes significa que nosso intestino e sistema imunológico permanecem em boas condições de funcionamento.

Para digerir os alimentos, precisamos banhá-los em enzimas que quebram suas moléculas. Esses fragmentos moleculares passam então pela parede intestinal e são absorvidos em nosso intestino.

Mas nossos corpos produzem uma gama limitada de enzimas, de modo que não podemos quebrar muitos dos compostos resistentes das plantas. O termo “fibra dietética” refere-se a moléculas indigestas.

Mas elas são indigestas apenas para nós. O intestino é revestido com uma camada de muco, no topo, que fica com um tapete de centenas de espécies de bactérias, formando parte do microbioma humano. Alguns desses micróbios carregam as enzimas necessárias para quebrar vários tipos de fibras alimentares.

A capacidade dessas bactérias de sobreviverem alimentando-se de fibras que não podemos digerir nós mesmos levou muitos especialistas a indagarem se as bactérias estão de alguma forma envolvidas nos benefícios das dietas ricas em vegetais. Dois estudos detalhados publicados recentemente na revista “Cell Host e Microbe” fornecem provas convincentes de que a resposta é sim.

Em um experimento, Andrew T. Gewirtz, da Georgia State University e seus colegas, colocaram ratos em uma dieta rica em fibras e adequada em calorias. Ao examinar fragmentos de DNA bacteriano nas fezes dos animais, os cientistas conseguiram estimar o tamanho da população de bactérias intestinais em cada rato.

Com uma dieta de baixo teor de fibras, eles descobriram que a população caiu, diminuindo em dez vezes.

O Dr. Bäckhed e seus colegas realizaram um experimento similar, examinando o microbioma de camundongos, alternando-os entre dietas ricas em fibras para dietas com pouca fibra. “A segunda dieta foi basicamente o que você obtém no McDonald’s”, disse o Dr. Bäckhed. Muito pão e açúcar.

Os cientistas se concentraram na diversidade de espécies que compõem o microbioma intestinal dos ratos. Trocar os animais para uma dieta de baixo teor de fibras teve um efeito dramático, eles descobriram: Muitas espécies comuns de bactérias tornaram-se raras e as espécies raras tornaram-se comuns.

Juntamente com mudanças no microbioma, ambas as equipes também observaram mudanças rápidas nos próprios ratos. Os intestinos ficaram menores e a camada de muco ficou mais fina. Como resultado, as bactérias se aproximaram muito mais da parede intestinal, e essa invasão desencadeou uma reação imune.

Depois de alguns dias na dieta de baixo teor de fibras, os intestinos dos ratos desenvolveram inflamação crônica. Após algumas semanas, a equipe do Dr. Gewirtz observou que os ratos começaram a mudar de outras maneiras, engordando, por exemplo, e desenvolvendo níveis mais altos de açúcar no sangue.

O Dr. Bäckhed e seus colegas também alimentaram outro grupo de roedores com uma dieta de alto teor de gordura, juntamente com uma dose modesta de um tipo de fibra chamada inulina. A camada de muco do intestino deles ficou mais saudável do que em camundongos que não obtiveram fibras, descobriram os cientistas. E as bactérias intestinais ficaram mantidas a uma distância mais segura da parede intestinal.

O Dr. Gewirtz e seus colegas também deram inulina aos seus ratos em uma dieta alta em gordura, mas em uma dose muito maior. As melhorias foram ainda mais dramáticas: Os camundongos criaram populações saudáveis ​​de bactérias nos intestinos e o peso deles se manteve saudável.


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Dr. Bäckhed e seus colegas apresentaram uma experiência mais interessante: eles deram água aos ratos com uma dieta rica em gordura com uma espécie de bactéria alimentadora de fibras. A adição deixou os camundongos mais saudáveis, eles produziram mais muco em seus intestinos, criando uma barreira saudável para manter as bactérias em distância adequada das paredes intestinais.

Uma maneira que as fibras beneficiam a saúde é ao nos dar, indiretamente, outra fonte de alimento, disse o Dr. Gewirtz. Quando as bactérias são procriadas, colhendo a energia das fibras dietéticas, elas descartam fragmentos como resíduos. Esses fragmentos- na forma de ácidos graxos de cadeia curta – são absorvidos pelas células intestinais, que o utilizam como combustível.

Mas os micróbios do intestino fazem mais do que apenas produzir energia. Eles também enviam mensagens.

As células intestinais dependem de sinais químicos das bactérias para funcionar adequadamente, disse o Dr. Gewirtz. As células respondem aos sinais multiplicando-se e criando um suprimento saudável de muco. Elas também liberam moléculas de morte de bactérias.

Ao gerar essas respostas, as bactérias intestinais ajudam a manter uma coexistência pacífica com o sistema imunológico. Elas ficam no topo da camada de mucosa do intestino a uma distância segura da parede intestinal. Qualquer bactéria que acabe muito perto é aniquilada por venenos antimicrobianos.

Enquanto algumas espécies de bactérias intestinais se alimentam diretamente de fibras alimentares, elas provavelmente apoiam outras espécies que se alimentam de seus resíduos. Uma série de espécies neste ecossistema – tudo isso construído a base de fibras – estão se comunicando eficientemente como uma orquestra em nossos intestinos.

Uma dieta de baixo teor de fibras perturba esse relacionamento pacífico, sugerem os novos estudos. As espécies que dependem de fibras alimentares morrem de fome, assim como as outras espécies que dependem delas. Algumas espécies podem mudar para se alimentar do próprio muco do hospedeiro.

Com menos combustível, as células intestinais crescem mais devagar. E sem um fluxo constante de sinais químicos de bactérias, as células retardam sua produção de mucos e bactérias.

Como resultado, as bactérias se aproximam da parede intestinal e o sistema imunológico entra em alta velocidade.

Eric C. Martens, um microbiologista da Universidade de Michigan que não estava envolvido nos novos estudos disse: “Isso pode ser um ponto chave entre saúde e doença”.

A inflamação pode ajudar a combater infecções, mas se ela se torna crônica, pode prejudicar nossos corpos. Entre outras coisas, a inflamação crônica pode interferir com a forma como o corpo usa as calorias dos alimentos, armazenando mais como gordura em vez de queimá-las como energia.

Justin L. Sonnenburg, biólogo da Universidade de Stanford, que não estava envolvido nos novos estudos, disse que uma dieta de baixo teor de fibras pode causar inflamação de baixo nível não só no intestino, mas em todo o corpo.

Sua pesquisa sugere que, quando as bactérias quebram as fibras dietética em ácidos graxos de cadeia curta, algumas delas passam na corrente sanguínea e viajam para outros órgãos, onde atuam como sinais para controlar o sistema imunológico.

“Você pode modular o que está acontecendo no pulmão com base no que está alimentando seu microbioma do intestino”, disse o Dr. Sonnenburg.

Hannah D. Holscher, cientista de nutrição da Universidade de Illinois, que não estava envolvida nos novos estudos, disse que os resultados em ratos precisam ser testados em seres humanos. Mas é muito mais difícil executar estudos em pessoas.

Em seu próprio laboratório, o Dra. Holscher atua como um cozinheira pessoal 24 horas por dia. Ela e seus colegas podem oferecer aos seus voluntários durante duas semanas refeições ricas em fibras e procurar mudanças em ambos os seus microbiomas e seus níveis de inflamação.

Dra. Holscher e outros pesquisadores esperam aprender o suficiente sobre como a fibra influencia o microbioma para usá-la como uma forma de tratar doenças. Reduzir a inflamação com fibras também pode ajudar no tratamento de distúrbios imunológicos, como doenças inflamatórias do intestino.

A fibra também pode ajudar a reverter a obesidade. No mês passado, no jornal de estudos “American Journal of Clinical Nutrition”, o Dr. Holscher e seus colegas revisaram uma série de estudos nos quais a fibra foi usada para tratar a obesidade. Eles descobriram que os suplementos de fibras ajudaram as pessoas obesas a perder cerca de cinco quilos, em média.

Mas para aqueles que querem ficar saudáveis, simplesmente adicionar um tipo de fibra a uma dieta ocidental típica não será uma panaceia. Dar inulina aos ratos que estavam acima do peso nos novos estudos melhorou bastante a saúde deles, mas foi longe de reverter todos os problemas associados ao sobrepeso.

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