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Excesso de ferro no corpo: o que fazer?

Por: Mark Sisson

Uma coisa que eu percebi estando neste mundo da alimentação por tanto tempo é que, se você está convencido de que a carne é realmente mortal, você não vai parar de procurar por razões. Eles tentaram culpar praticamente todas as partes da carne ao longo dos anos, incluindo a proteína em si, a gordura saturada, o colesterol, a metionina, o carvão no churrasco e até os componentes obscuros como TMAO ou Neu5gc.

O componente mais recente da carne que alguns estão concentrando o esforço é o ferro – o mineral essencial responsável pela produção de energia e uma série de outras funções vitais.

O histórico dos “especialistas” com todos os outros “componentes mortais da carne” deixam muitos dos meus leitores céticos, então eles me pediram para falar sobre no ferro.

O ferro é um mineral essencial, integral na produção de energia e na criação de células sanguíneas. Se as mulheres grávidas não conseguirem obtê-lo, elas não podem fornecer oxigênio e nutrientes para seus bebês em crescimento. Se as crianças não obtiverem o ferro, elas irão reduzir seu desenvolvimento mental e físico. Se os adultos não conseguirem suficiente, a função fisiológica básica do dia-a-dia se desfaz.

Sem ferro adequado, todas as nossas defesas antioxidantes, nossa imunidade e nossa função metabólica sofrem. Tanto é que a maioria dos países chega a exigir a fortificação de farinha refinada com grandes quantidades de ferro para evitar essas tragédias.

O ferro também tem um lado escuro. Um grande corpo de evidências observacionais liga níveis elevados de ferro a doenças e estados de doença como diabetes tipo 2, doença cardíaca, resistência à insulina, inflamação, doença de Alzheimer, hipertensão, esteatose hepática, hipotireoidismo, artrite e câncer. E eu não posso descartar essas conexões como não causais.

Por um lado, o ferro é inerentemente reacionário: a mesma propensão à troca de elétrons que torna o ferro tão integral nas reações bioquímicas que lidam com o estresse e sustentam a saúde significa que ele também pode criar radicais livres que danificam o DNA, as células e os lipídios sanguíneos … Ele pode danificar sua saúde em excesso.

Número 2, há uma coisinha chamada hemocromatose hereditária.

A hemocromatose hereditária é uma condição genética que aumenta a absorção e retenção de ferro na dieta de uma pessoa. A maior parte da literatura sobre hemocromatose se concentra em homozigotos (portadores de duas cópias do gene) e em “doenças relacionadas à sobrecarga de ferro” específicas, que incluem cirrose, fibrose hepática, câncer de fígado, enzimas hepáticas elevadas e hemocromatose sintomática diagnosticada por médico.

Essas são condições ruins, com certeza, mas isso nem é uma lista completa. Portadores homozigotos da mutação também apresentam maiores riscos de diabetes, artrite, fadiga, doença hepática e perda de músculo e fragilidade. Eles são mais propensos a ter doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer. Mesmo portadores heterozigotos (aqueles que carregam apenas uma cópia da variante) têm um risco elevado de sobrecarga de ferro em comparação com a população geral.

Está bem, está bem. Mas não é possível que o gene da hemocromatose esteja aumentando o risco de doenças através de outra via não-ferrosa? Talvez o ferro alto seja apenas um marcador de doença, não uma causa. Afinal, a maioria dos genes têm mais de um efeito.

Provavelmente não. O tratamento mais confiável para hemocromatose hereditária é a flebotomia. A remoção literal do ferro do corpo pela drenagem do sangue é a primeira (e muitas vezes necessária) linha de defesa contra a sobrecarga hereditária de ferro. E isso funciona muito bem.

Além disso, a flebotomia também pode ser benéfica em pessoas sem sobrecarga de ferro clínica ou hemocromatose. É a maneira mais eficaz de reduzir as reservas de ferro e tende a aumentar a sensibilidade à insulina. Em homens resistentes à insulina com esteatose hepática, a doação de sangue normalizou a sensibilidade à insulina e as enzimas hepáticas.

Em comedores de carne, a doação de sangue reduziu os níveis de ferritina para coincidir com os dos ovo-lacto-vegetarianos e melhorou a sensibilidade à insulina. Um estudo randomizado até testou o efeito da flebotomia na incidência do câncer. Depois de quatro anos e meio, aqueles indivíduos colocados no grupo de flebotomia viveram mais, tiveram menos câncer e tiveram níveis de ferritina mais baixos do que os indivíduos que não doaram sangue.

Não posso argumentar com as pesquisas, mas a ideia de que um componente primário de um alimento que temos comido por milhões de anos pode e ao qual devemos até mesmo muito de nosso poder mental possa prejudicar uma parcela da população é irritante… O ferro é inerentemente “ruim”, ou há alguma coisa sobre o nosso ambiente moderno que o torna ruim?

Possíveis influências modernas nos níveis de ferro

Atividade física menos intensa

Nós usamos ferro para gerar energia. Quanto mais atividade física nos envolvermos, mais ferro utilizamos. Isso geralmente é expresso em advertências para atletas do sexo feminino engajadas em treinamento intenso, mas também pode explicar os efeitos benéficos do exercício em pessoas com sobrecarga de ferro. Existem até mesmo casos de “exercícios leves” que causam deficiência de ferro, de modo que tudo que aumenta o gasto de energia – caminhada, jardinagem, caminhadas – pelo menos reduzirá sutilmente as reservas de ferro. Mais atividade física =  menos ferro.

Óleos processados em excesso

Suspeito fortemente que a disseminação sem precedentes de óleos com alto teor de ômega-6 em nossos sistemas alimentares, nossa gordura corporal e nossas membranas celulares estão exacerbando – se não causando – a relação entre excesso de ferro e várias doenças. Pegue a relação suposta entre o ferro heme e câncer de cólon, que é mediada pela alteração peroxidativa de ferro de ácidos graxos no cólon. Em estudos com animais que mostram essa relação, você não pode fazer com que o câncer de cólon se manifeste, a menos que você alimente os óleos PUFAs (óleos processados do supermercado) com o ferro heme.

Em um estudo, a administração de ferro heme a ratos promoveu o câncer de cólon apenas quando alimentado com óleo de cártamo com alto teor de PUFA. A alimentação de óleo de oliva rico em MUFA e muito mais oxidável ao lado do heme impediu a carcinogênese do cólon. Em outro artigo, apenas camundongos que consumiram dietas à base de óleo de peixe e à base de óleo de cártamo apresentaram peróxidos fecais carcinogênicos após a ingestão de ferro heme; um grupo de ratos à base de óleo de coco não apresentou reação negativa ao heme.

Em um coorte de enfermeiras dos EUA, onde a ingestão de PUFA foi de cerca de 7% das calorias sendo provenientes do óleo de semente, a ingestão de ferro teve ligações moderadas com o câncer de cólon. Em um coorte de mulheres suecas, onde a ingestão de PUFAs é inferior a 5% de calorias, com uma proporção maior proveniente de peixes, a associação é muito mais fraca.

O que fazer sobre isso

Primeiro, homens e mulheres na pós-menopausa devem descobrir seu status de hemocromatose. Homens e mulheres com hemocromatose hereditária têm riscos elevados de doenças relacionadas à sobrecarga de ferro, mas são muito mais altos para os homens (mulheres pré-menopausa têm um mecanismo prático para eliminaçãode excesso de ferro – a menstruação.) Os homens modernos e mulheres mais velhas podem pedir para o médico solicitar o exame de sangue, ou você pode passar por um serviço de testes genéticos e procurar por resultados positivos em C282Y e H63D.

Faça isso antes, e não depois. Estudos indicam que um dos maiores preditores de alguém com sobrecarga genética de ferro desenvolver câncer de fígado é a sua idade no diagnóstico de hemocromatose. Aqueles que esperam para detectar sofrem mais danos.

Mesmo se você for negativo para hemocromatose hereditária, ainda pode ter sobrecarga de ferro. Determine isso, pedindo ao seu médico um teste de ferritina. Segundo a Clínica Mayo, para homens, a faixa de referência de ferritina é de 24 a 336 ng / ml, e para mulheres, de 11 a 307. Mas não se engane, esta é uma ampla variação e simplesmente reflete a média de uma população que esta acima do peso e com problemas de saúde, e estes níveis que seu médico provavelmente classificaria como tecnicamente normal foram associada à resistência à insulina, aterosclerose e redução do comprimento dos telômeros (um marcador do envelhecimento).

Pelo que posso dizer, os níveis que se aproximam de 200 ng/ ml nos homens devem definitivamente ser classificados como “altos”. Em um estudo, homens vegetarianos alimentados com ovos e laticínios apresentaram níveis de ferritina de 35 ng/ ml e melhor sensibilidade à insulina do que homens comedores de carne com níveis de ferritina de 72 ng/ ml. Depois de doar sangue suficiente para atingir 35 ng/ ml, a sensibilidade à insulina dos comedores de carne melhorou.

O Dr. F. S. Facchini usou doação de sangue para induzir “quase deficiência de ferro” – o menor depósito de ferro corporal que permite a produção normal de glóbulos vermelhos – em seus pacientes de gota, limpando os ataques de gota pelo tempo que mantiveram. Seus pacientes com alto risco de doença cardíaca também tiveram grandes benefícios ao atingir níveis muito baixos de ferritina (“para níveis comumente vistos em mulheres na pré-menopausa”), incluindo aumento de HDL e pressão arterial mais baixa, mesmo se quando reduziram a partir de níveis de ferritina normais.

O que parece ser seguro é permanecer na extremidade inferior do normal – digamos, de 50-130 ng / ml – desde que não surjam sintomas de baixo teor de ferro.

Quanto às mulheres? Níveis mais altos não parecem se correlacionar com os mesmos problemas de saúde nas mulheres. Por sorte.

Agora, digamos que você tenha muito ferro, tenha hemocromatose hereditária ou apenas níveis elevados de ferritina “normal”….

O que você deve fazer com altos níveis de ferro?

DOE sangue

A maneira mais rápida e segura que também faz o bem mais social (se você se importa com esse tipo de coisa) é doar sangue. Quando você doa sangue, seu corpo deve regular a produção de hemoglobina para repor o sangue perdido. Isso requer ferro, que é retirado das lojas do corpo.

Não gerencie a sobrecarga de ferro com dieta

Com isso quero dizer coisas como:

  • Não desista de carne vermelha.
  • Não pare de comer fígado 1 ou 2 vezes na semana.
  • Continue comendo ostras.

Você pode se desgastar seguindo regras ainda mais restritivas de alimentos que aumentam a chance de outras deficiências nutricionais.

Doar sangue é o jeito mais fácil e efetivo.

Siga um Plano de Alimentação Primitiva Saudável

Fique na cetose, low-carb, moderado carboidratos ou mesmo colocando um pouco ovos e laticíneos no lugar de carne, ser low-carb e Primal mitigará muitos dos potenciais efeitos do excesso de ferro por:

Evitar os óleos de sementes e excesso de gorduras Omega-6. Os óleos de sementes quase que certamente pioram o “problema da sobrecarga de ferro” e podem até ser responsáveis ​​por seus efeitos negativos.

Incluir frutas, legumes, ervas, chás e café ricos em fitonutrientes. Os polifenóis inibem a absorção de ferro e reduzem a interação oxidativa entre ferro e lipídios.

Então, em suma, faça o teste e esteja ciente do problema do ferro.

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