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O efeito sanfona

Existem evidências de que uma restrição calórica severa prolongada aumenta muito a fome e portanto, pode ser contra produtiva e causar um efeito metabólico e hormonal devastador para a saúde, causar deficiência nutricional, níveis elevados de estresse e, por fim, a desistência de tal regime restritivo.  A redução involuntária de algumas calorias pode ser boa para algumas pessoas ao iniciarem uma dieta mais saudável, mais baixa em carboidratos, contanto que não seja uma restrição forçada, ou alta demais. No entanto, em muitos casos uma melhor saúde e composição corporal é alcançada sem que haja tal restrição ou contagem de calorias, mas com uma melhora qualitativa dos macronutrientes e alimentos de uma dieta para otimização metabólica e hormonal.

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Este é o argumento central de Gary Taubes, que o retrata de maneira envolvente e elegante em seu artigo do New York Times de agosto de 2015. Ele elucida a questão da fome, ou melhor, da ausência de fome para o sucesso de qualquer programa de perda de peso a longo prazo. Nestes dois parágrafos ele demonstra como a perda de peso a curto prazo, por restrição calórica de proteína e gorduras pode influenciar negativamente o sucesso futuro a longo prazo, devido ao famoso efeito ioiô, ou também efeito sanfona, como demonstrado pelo estudo de Minnesota, entre muitos outros estudos.

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Em português:

“Mais preocupante foram os efeitos psicológicos. Os homens tornaram-se deprimidos, letárgicos e irritáveis. Eles fizeram birra. Eles perderam a libido. Eles pensaram obsessivamente sobre comida, dia e noite. Os pesquisadores do estudo de Minnesota chamaram isso de “neurose semi-inanição.” Quatro participantes do estudo desenvolveram “neurose de caráter.” Dois tinham avarias, com um “choro, falaram de suicídio e fizeram ameaças de violência.” Ele foi enviado para ala psiquiátrica. A “deterioração da personalidade” do outro “culminou em duas tentativas de automutilação.” Ele quase cortou a ponta de um dedo e depois cortou três com um machado.

Quando o período de fome imposto terminou, os sujeitos foram autorizados a se “realimentarem.” No início, eles foram autorizados a comer mais calorias, mas restritos quanto a quantidade. Um subconjunto sob continua observação foi então permitido a comer até sentir saciedade, o que foi surpreendentemente difícil de alcançar. Os homens consumiram quantidades prodigiosas de comida, até 10.000 calorias por dia. Eles recuperaram o peso e a gordura corporal com notável rapidez. Após 20 semanas de recuperação, estavam com, em média, 50 por cento mais gordura corporal do que tinham quando começaram – “obesidade pós-fome”, os investigadores nomearam.”

Uma das razões pela qual a restrição calórica forçada tende a não funcionar a longo prazo: o sujeito aguenta passar fome alguns dias, ou até mesmo algumas semanas se for determinado, mas quando a fome bater de verdade ele não terá escolha, se não comer o que o corpo está pedindo, alimentos nutricionalmente densos, saciantes e que irão fornecer às células a matéria prima necessária para o reparo e construção dos tecidos  e como cofatores para produção de uma série de hormônios e neurotransmissores que o corpo precisa para funcionar em capacidade máxima e prevenir doenças.

Raquitismo, anemia, baixa imunidade, infecções, baixa testosterona, baixa libido, excesso de estrogênio e cânceres relacionados, doenças cardiovasculares, Parkinson, Alzheimer e diversas doenças degenerativas são algumas das consequências possíveis de uma redução calórica severa por tempo indeterminado. Se isso já não fosse suficientemente ruim, o cenário mais provável é provavelmente o descrito acima por Taubes e pelos pesquisadores, “o ganho de peso pós-fome”, que facilmente pode levar a distúrbios metabólicos e hormonais que colocam muitos indivíduos em um maior risco de contrair diversas patologias crônicas. O melhor caminho para perder peso? O que funciona DE VERDADE PARA VOCÊ, que irá realmente melhorar seus biomarcadores, o mais inteligente e científico.

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