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Dieta paleo: será que devemos comer como nossos ancestrais?

Por Stephan Guyenet, Ph.D.
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Joana Parker tem comido uma dieta de alimentos integrais por muitos anos, mas 14 meses atrás, ela mudou de uma maneira que a levou a se sentir menos dor nas articulações, dormir mais profundamente, ter mais energia, e, curiosamente, controlar sua diabetes sem medicação.

Sua dieta, recomendada por seu médico, agora é baseada em carnes alimentadas com capim, peixe, verduras e outros vegetais, frutas, nozes e sementes.

“Às vezes meu café da manhã compreende ovos com abacate cortado e tomate, e eu posso comer  verdes e peito de frango ou lombo de porco para o almoço”, diz ela. Um punhado de amêndoas faz um lanche satisfatório. O que raramente se encontra no seu prato é pão, arroz ou outros grãos, laticínios, feijão, açúcar ou outros alimentos processados.

Janice não é a única pessoa que tem beneficiado desta maneira de comer. Tem-se popularizado nos últimos anos, como a “dieta paleolítica” e baseia-se na premissa de que a comer como nossos ancestrais distantes pode ajudar a controlar o peso e reduzir o risco de diabetes, doença cardíaca coronária, a acne, asma, síndrome do intestino irritável e certos outros desordens.

Eles são denominados os “doenças da civilização” ou “doenças da modernidade”, devido à sua quase ausência de culturas que não tenham adoptado uma dieta ou estilo de vida industrial. Dr. Staffan Lindeberg, da Universidade de Lund, na Suécia, por exemplo, estudou os moradores da ilha melanésia de Kitava, um dos poucos restantes culturas intocadas pelo modo industrial de se alimentar.

“Os moradores de Kitava vivem exclusivamente de vegetais de raiz (inhame, batata doce, tapioca), frutas (banana, mamão, abacaxi, manga, goiaba, melancia, abóbora), legumes, peixes e cocos”

Escreveu Dr. Lindeberg.

Sua pesquisa mostra que Kitavans parecem estar livres da obesidade, diabetes, ataques cardíacos, acidente vascular cerebral e acne. Na década de 1960, pesquisadores americanos estudaram milhares de ugandenses e nigerianos que vivem tradicionalmente e encontraram um risco de ataque cardíaco de essencialmente zero, mesmo entre os idosos, enquanto o mesmo estudo descobriu que as populações comparáveis ​​nos Estados Unidos tiveram um risco de 23 por cento ou mais.

Antes das pessoas cultivarem cereais e leguminosas, e antes que a tecnologia moderna produzisse farinha refinada, açúcar e óleos, os nossos antepassados ​​comiam o que eles poderiam caçar, pescar e plantar. Adeptos modernos de dietas “Paleo” não caçam bichos ou coletam raízes e frutos – mas desfrutam de tipos de alimentos naturais que de modo similar teriam sido disponíveis em populações pré-agrícolas, tais como raízes amido, carne, frutos do mar, frutas, legumes e nozes.

“É fácil comer Paleo no mundo moderno”, diz educador de nutrição Nick Rose, que recomenda dietas Paleo para pessoas com problemas digestivos ou com baixa energia. “Legumes, frutas, carne … são bem básicos para saúde humana.”

As doenças da abundância de produtos modernos.

Em contraste com populações não-industriais, a prevalência de algumas doenças modernas aumentou substancialmente ao longo do último século nos Estados Unidos e outras nações industrializadas. Um terço dos americanos são obesos, e outro terço está acima do peso. Um terço irá desenvolver diabetes em algum momento da vida. Nós estamos em meio a uma crise de saúde pública sem precedentes, e as nossas contas de cuidados de saúde refletem isso.

Por que sofremos de transtornos que as populações não-industriais – até mesmo os nossos antepassados ​​recentes – em grande parte escaparam? Pesquisas médica moderna continuam a lidar com este problema, mas podemos começar a responder com uma pergunta retórica simples: Animais selvagens não ficam doentes como animais de cativeiro. Por exemplo, embora gorilas selvagens não sejam conhecidos por desenvolverem a obesidade ou doença cardíaca, gorilas em cativeiro alimentados com grãos, biscoitos e ração são tão suscetíveis a essas condições como seres humanos modernos. O Zoológico de Cleveland nos EUA mostrou recentemente que retornar seus gorilas a uma dieta rica em verduras e insetos lhes causou a perder do excesso de peso.

Evolução da dieta humana

 

Uma razão pela qual estamos com distúrbios de saúde enquanto nossos antepassados ​​não, é que a tecnologia nos permitiu sair do nosso nicho ecológico natural. Estamos comendo dietas radicalmente diferentes e vivendo um estilo de vida radicalmente diferente do que aquele que evoluímos para prosperar. Isto leva a uma pergunta importante: qual é a dieta natural do ser humano e como podemos aproximá-la  da nossa atual no mundo moderno? Os primeiros primatas que viveram 60 milhões de anos atrás, provavelmente consumiram uma dieta centrada em frutas, folhas e insetos, como a maioria dos primatas de hoje. Esse padrão começou a mudar cerca de 2,6 milhões de anos atrás, quando nossos ancestrais começaram a elaboração de ferramentas de pedra. Este foi o início da era paleolítica, e as pesquisas mostram que nossos antepassados ​​experimentaram mudanças graduais, mas substanciais na estrutura dental e digestiva, gerando adaptações ao comer carnes e amidos cozidos, à custa de folhas e frutos.

Ao mesmo tempo, os registros arqueológicos mostram um aumento no número de esqueletos de animais que mostram clara evidência de caça e abate, e os sitios ecológicos com demonstrações claras de que houve fogueiras que sugerem o cozinhar com fogo. No momento em que os seres humanos modernos surgiram cerca de 50.000 anos atrás, nossos ancestrais tinham adotado uma dieta onívora de amidos cozidos, carnes (incluindo órgãos), nozes, frutas e outros alimentos vegetais. Embora muito poucos grupos de caçadores-coletores sobreviveram até hoje, sabemos que eles comem uma grande variedade de dietas, des de uma dieta à base de porco dos Kung Africano, a dieta rica em amido dos caçadores-coletores da Nova Guiné, à carne e gordura dos esquimós Inuit do Árctico.

Como Michael Pollan escreveu no livro “Regras de alimentos”, “Não existe uma única dieta humana, ideal.” Dietas de caçadores-coletores modernos, no entanto, tendem a ter algumas coisas em comum. Eles não dependem fortemente de alimentos que se tornaram dominantes após o desenvolvimento da agricultura, incluindo produtos lácteos, cereais e leguminosas. Amido vem de vegetais de raiz semelhantes a batata doce, batata e inhame. Mas o mais importante, eles não comem alimentos industriais, processados. Outros aspectos do estilo de vida, tais como a atividade física, também os diferem das populações industrializados.

As pesquisas modernas

Um pequeno grupo de pesquisadores estão começando a testar a ideia de que dietas a pré-agrícolas do “Paleolítico” podem ser a chave para melhorar a saúde humana moderna. Dr. Lindeberg e seus colegas realizaram dois ensaios clínicos notáveis. No primeiro, eles recrutaram voluntários diabéticos e pré-diabéticos com doença cardíaca e os colocou em uma das duas dietas:

1) uma dieta “paleolítico”, com foco em carnes, peixes, frutas, legumes, vegetais de raiz com amido, ovos e nozes ou

2) uma dieta “Mediterranean” focada em grãos integrais,  produtos lácteos com baixo teor de gordura, vegetais, frutas, peixe, óleos e margarina.

Durante o período de estudo de 12 semanas, o grupo do Mediterrâneo perdeu gordura corporal e sofreu uma melhoria dos marcadores de diabetes. Dos nove participantes com os níveis de açúcar no sangue altos, com diabétes no início do estudo, quatro ficaram níveis normais no final, revertendo assim os sintomas da diabetes

. Aqueles no grupo Paleo se saíram significativamente melhor. Eles perderam 70 por cento mais gordura corporal do que o grupo do Mediterrâneo e experimentaram uma normalização notável do açúcar no sangue. Todos os 10 participantes com níveis de açúcar no sangue que representam a diabétes no início do estudo, atingiram níveis não-diabéticos até ao final do estudo.

É importante notar que os voluntários no estudo do Dr. Lindeberg não eram diabeticos ao estremo. Um segundo estudo de diabéticos a longo prazo mostrou que uma dieta Paleo fez melhorar a sua condição de forma substancial.

Será que todos nós devemos comer uma dieta de caçadores-coletores?

Não necessariamente. A evolução humana não terminou com a era paleolítica. Cada pessoa carrega um determinado conjunto de adaptações genéticas que resultam do ambiente dietético única de seus próprios antepassados, por isso é importante enfatizar que os grãos tradicionalmente preparados, legumes e produtos lácteos podem ser alimentos saudáveis ​​para muitas pessoas.

 Mais alimentos integrais

Ao longo do século passado, um período muito curto para adaptação genética significativa, a industrialização mudou radicalmente a nossa forma de comer. Hoje em dia, a maioria dos alimentos que os típicos americanos comem é preparado comercialmente, quer seja em embalagens ou de restaurantes, e açúcares e gorduras refinadas são universais. Estes alimentos são projetados para serem extremamente palatável – tão palatável, na verdade, que eles passam por cima dos sinais de saciedade normais do corpo, prejudicando-os e incentivando excessos. As seis principais fontes de calorias na dieta EUA hoje são sobremesas à base de grãos (bolos, biscoitos, etc.), pães com fermento, pratos à base de frango, bebidas açucaradas, pizza e bebidas alcoólicas. Estes estão muito longe de serem os alimentos que sustentaram nossos antepassados.

“As pessoas que aumentam significativamente a quantidade de legumes, peixes, nozes, carnes magras e frutas frescas em sua dieta, e que reduzem seus grãos, laticínios e a ingestão das leguminosas têm mais baixos  níveis de açúcar no sangue, geralmente perder mais peso, e geralmente têm mais energia,”

Diz o Dr. C. Vicky Beer, um médico local que usa a dieta Paleo em sua prática clínica.

“Todo paciente que já tiveram diabetes e aderiram à dieta Paleo na maior parte do tempo tem experimentado resultados dramáticos”, acrescenta ela. “Doenças crónicas relacionadas com a alimentação são a maior causa de mortalidade, e ainda assim são raras em culturas tradicionais.” Algumas pessoas que já favorecem uma dieta com comida de verdade não podem imaginar eliminar os alimentos favoritos, como leguminosas e laticínios.

Uma pesquisa informal de funcionários de empresas constataram o seguinte, “Eu não poderia viver sem queijo ou iogurte,” e “Um mundo sem queijo não é um que eu gostaria de viver!” Para muitas dessas pessoas, uma dieta Paleo mais liberal seria melhor para saúde. Mas para algumas pessoas com problemas de saúde graves, como a Joana Parker, esta dieta vale a pena. Joana tem uma abordagem flexível. “Eu ainda adicionei um toque de, creme de leite orgânico para o meu café”, diz ela, e ela se adaptou seus cereais e panquecas trocando por suas novas receitas de panquecas favoritas usando farinha de amêndoas. “È fácil comer fora. Ter um pedaço de proteína com gorduras boas alguns vegetais e saladas é muito fácil.”

Afinal, esses alimentos simplesmente, são os que sustentaram nossos ancestrais por milhares de gerações antes de nós.

Referências:

  • Lindeberg, S. and Lundh, B. Apparent absence of stroke and ischaemic heart disease in a traditional Melanesian island: a clinical study in Kitava. J Internal Med. 233, 269-275 (1993).
  • Lindeberg, S. Food and Western Disease: Health and nutrition from an evolutionary perspective. (Wiley-Blackwell: 2010).
  • LEE, K.T. et al. Geographic Pathology of Myocardial Infarction. Am. J. Cardiol. 13, 30-40 (1964).
  • Klein, R.G. The Human Career: Human Biological and Cultural Origins. (University of Chicago Press: 1999).
  • Lindeberg, S. et al. A Palaeolithic diet improves glucose tolerance more than a Mediterranean-like diet in individuals with ischaemic heart disease. Diabetologia 50, 1795-1807 (2007).
  • Jönsson, T. et al. Beneficial effects of a Paleolithic diet on cardiovascular risk factors in type 2 diabetes: a randomized cross-over pilot study. Cardiovasc Diabetol. 8, 35 (2009).
  • Cochran, G. and Harpending, H. The 10,000 Year Explosion: How Civilization Accelerated Human Evolution. (Basic Books: 2009).
  • http://www.pccnaturalmarkets.com/sc/1202/paleolithic_diets.html

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