Increva-se para receber conteúdo novo por email

Comida de verdade e suas implicações na saúde

Por: Scienmag Magazine

queijos imagem

Os alimentos não são apenas a soma de seus nutrientes

 

Tradicionalmente, as investigações das implicações de um gênero alimentício para a saúde humana se concentram no conteúdo de nutrientes individuais, como proteínas, gorduras, carboidratos, etc. No entanto, pesquisas mais recentes mostram que os efeitos sobre a saúde de um produto alimentar não podem ser determinados com base nos nutrientes individuais que eles contém. O alimento deve ser avaliado como um todo – juntamente com outros alimentos consumidos ao mesmo tempo. As descobertas do painel de especialistas foram publicadas no jornal científico altamente respeitado, o American Journal of Clinical Nutrition.

Nós consumimos alimentos e refeições – não nutrientes separados

Tanja Kongerslev Thorning, PhD, do Departamento de Nutrição, Exercício e Esporte da Universidade de Copenhague, é o primeiro autor do relatório do estudo. Tanja explica que os cientistas há muito tempo se perguntam por que os efeitos reais de um alimento estão em desacordo com os efeitos esperados com base em seu conteúdo nutricional tradicionalmente especificado e individual de apenas uma alimento. Eles começaram então a olhar para as coisas em um contexto mais amplo:

“Os pesquisadores tornaram-se mais habilidosos ao longo dos anos e adquirimos mais métodos para explorar o que os nutrientes específicos significam para digestão e saúde”, continua Tanja. Mas quando comemos, não consumimos nutrientes individuais. Nós comemos o alimento inteiro. Sozinho ou em conjunto com outros alimentos e em uma refeição. Parece, portanto, óbvio que devemos avaliar os produtos alimentares no contexto do alimento todo “.

Em última análise, isso significa que a composição de um alimento pode alterar as propriedades dos nutrientes contidos nele, de maneiras que não podem ser preditas com base em uma análise dos nutrientes individuais. Por exemplo, os produtos lácteos, como o queijo, têm um efeito positivo sobre o colesterol no sangue devido a vários fatores, além dos macronutrientes. Existem interações entre os nutrientes em um alimento que são muito significativos por seu efeito geral sobre a saúde.

Tanja Kongerslev Thorning explica ainda mais: “Outro exemplo são as amêndoas, que contêm muitas calorias, mas que liberam menos destas calorias do que o esperado durante a digestão. Mesmo quando mastigado realmente bem.

Os efeitos sobre a saúde de um alimento são provavelmente uma combinação da relação entre seus nutrientes e também dos métodos utilizados na sua preparação ou produção. Isso significa que alguns alimentos podem ser melhores para nós, ou menos saudáveis, do que atualmente muita gente acredita”. Alguns dos preceitos da ciência da nutrição atual precisam ser reconsiderados

O painel de peritos por trás dessas conclusões é composto por 18 especialistas em epidemiologia, alimentação, nutrição e ciência médica. Eles foram reunidos para uma oficina organizada pela Universidade de Copenhague em colaboração com a Universidade de Reading em setembro de 2016. Discussões centradas nos produtos lácteos e sobre como a complexa mistura de nutrientes e substâncias bioativas, como minerais e vitaminas, pode afetar a digestão e, por fim, alterar as propriedades nutricionais e de saúde geral de um determinado alimento.

O painel concluiu, entre outras coisas, que o iogurte e o queijo têm um efeito diferente e benéfico na saúde óssea, no peso corporal, no risco de desenvolver doenças cardiovasculares, do que seria esperado com base em apenas seus macronutrientes e conteúdo de cálcio.

Chefe do Departamento de Nutrição, Exercício e Esportes da Universidade de Copenhague, o professor Arne Astrup, que presidiu a oficina, explica que o exemplo do queijo é bom para ilustrar que os efeitos da saúde de um alimento não podem ser julgados por nutrientes únicos:

“Em contraste com as recomendações atuais que essencialmente banem queijo cheio de gordura, pesquisas atuais demonstram claramente importantes benefícios para a saúde do queijo para prevenção de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e câncer. Todos os efeitos positivos são devidos a uma interação complexa entre bactérias benéficas, minerais e compostos bio-ativos do queijo “.

Professor da Nutrição da Cadeia Alimentar Ian Givens, da Universidade de Reading, co-presidente do encontro de especialistas, conclui: “Mais estudos são necessários, mas, em última análise, parece que algumas áreas da ciência da nutrição precisam ser repensadas. Não podemos nos concentrar em um nutriente sem olhar para como é consumido e em conjunto com o que é consumido ao mesmo tempo”.

Os resultados foram publicados no artigo científico chamado:

“A avaliação dos efeitos na saúde de toda a matriz de produtos lácteos, ou apenas os nutrientes únicos: evidências atuais e lacunas de conhecimento” no American Journal of Clinical Nutrition.

E para finalizar, uma ótima notícia… Eu vou te dar de presente meu novo ebook sobre dieta low-carb e cetogênica, aproveite para baixar GRÁTIS agora —>>> clique AQUI

Quer também ficar por dentro de tudo que está acontecendo de melhor no mundo da nutrição? Aproveite AGORA para seguir meu canal do youtube —–>>> Clique AQUI para seguir meu canal do youtube.

Outra notícia boa… Você está querendo emagrecer, mas está tendo dificuldades?? Então faça o coaching de emagrecimento para perder peso com tranquilidade de um jeito que você nunca tentou antes.

Me mande uma mensagem e agende uma consulta o quanto antes 😉

                          (11) 97533-8525                               

     Atendimento personalizado – Até 10x no cartão

Inscreva-se para receber artigos como este por e-mail!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://www.topdrugscanadian.com/buy-viagra-professional-online/
Oi, eu sou o Caio Fleury, autor do blogSolicite atendimento personalizado em até 10x no cartão pelo meu Whatsapp ou cadastre seu email grátis, para ganhar meu novo e-book.

Junte-se a milhares de pessoas, ganhe motivação, exclusividade e controle da sua vida

Você está com dificuldades para perder peso? Faça um atendimento personalizado em até 10x no cartão! Converse comigo pelo Whatsapp: (11) 97533-8525
Atenção: Para receber o meu e-book GRATUITO sobre dieta low carb e Cetogênica, cadastre seu email abaixo!
×