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Chocolate amargo pode ajudar na performance esportiva

http://medicalxpress.com/news/2016-04-dark-chocolate-daily-snack-boost.html

Eating dark chocolate as a daily snack could help boost athletic performance, study suggests

Pesquisador Rishikesh Patel realizou o estudo como parte de seu estudo de graduação de ciência do esporte na Universidade de Kingston

O chocolate escuro já foi saudado por seus efeitos positivos sobre a saúde cardiovascular – e agora um estudo realizado na Universidade de Kingston, em Londres encontrou que esse saboroso alimento pode ajudar a dar aos entusiastas de esportes uma vantagem extra em seu treinamento físico.

Uma equipe liderada pelo estudante de pesquisa de pós-graduação Rishikesh Kankesh Patel descobriu que o chocolate escuro oferece benefícios semelhantes ao suco de beterraba, agora tomado regularmente por muitos atletas de elite depois que estudos mostraram que pode melhorar o desempenho.

“Suco de beterraba é rico em nitratos, que são convertidos em óxido nítrico no corpo. Este dilata os vasos sanguíneos e reduz o consumo de oxigênio – permitindo que os atletas possam ir mais longe por mais tempo“, explicou o Sr. Patel.

A equipe da Universidade de Kingston queria saber se o chocolate escuro poderia fornecer um impulso semelhante, pois ele contém uma substância chamada epicatequina – um tipo de flavanol encontrada na semente do cacau, que também aumenta a produção de óxido nítrico no corpo.

Para testar a teoria,  Patel realizou um estudo com um grupo de nove ciclistas amadores. O pesquisador de 23 anos de Stratford, leste de Londres, foi supervisionado por líder de campo ciência do esporte Dr. Owen Spendiff e professor de análise esporte James Brouner.

Depois de passar por testes de aptidão iniciais para estabelecer uma linha de base para comparação, os participantes foram, então, divididos em dois grupos. O primeiro grupo foi convidado para substituir um de seus lanches diários normais com 40g de um chocolate escuro conhecido por ser rico em flavonoides por 15 dias, enquanto os outros participantes substituíram 40g de chocolate branco para um de seus lanches diários como um grupo de controle.

 

Eating dark chocolate as a daily snack could help boost athletic performance, study suggests

James Brouner, esporte análise conferencista, e o Dr. Owen Spendiff, líder de campo em ciência do esporte, no laboratório de desempenho esportivo.

Os efeitos do consumo de chocolate diário dos atletas foram então medidos em uma série de testes de bicicleta de exercício em laboratório o desempenho desportivo no campus da universidade de Penrhyn. A frequência cardíaca dos ciclistas e os níveis de consumo de oxigênio foram medidos durante o exercício moderado e em testes de tempo. Depois de um intervalo de sete dias, os grupos trocaram os tipos de chocolate e o  estudo de duas semanas e testes de exercício posteriores foram repetidos.

O estudo, que já foi publicado no Jornal da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva, descobriu que depois de comer chocolate escuro, os esportistas usaram menos oxigênio quando andavam de bicicleta a um ritmo moderado e também cobriram mais distância em um de dois minutos contra-relógio comparado com o chocolate ruim (doce).

Patel disse que os resultados abriram as portas para mais investigação que poderiam eventualmente levar a chocolate escuro a ser uma parte integral de dietas de atletas de exercícios aeróbicos.

“Tanto o chocolate escuro quanto o suco de beterraba são conhecidos por aumentar o óxido nítrico, que é o principal mecanismo, acreditamos, que está por trás desses resultados”, disse Patel. “Descobrimos que as pessoas pudem efetivamente aguentar por mais tempo depois de comer chocolate 70% ou mais – algo que não foi estabelecida antes desta maneira.” 

Sr. Patel realizou o estudo como parte de seu grau de ciência do esporte de graduação na Universidade de Kingston, e agora está realizando mais pesquisas sobre o chocolate escuro como parte de sua tese de doutorado. Ele está esperando para descobrir o nível ideal de flavanol no chocolate escuro para impulsionar o desempenho atlético.

Eating dark chocolate as a daily snack could help boost athletic performance, study suggests

 Alguns dos chocolates escuros sendo usado nas pesquisas mais recentes da equipe

“Queremos ver se o impulso no desempenho é um efeito de curto prazo – você come um bar e dentro de um dia ele funciona – ou se ele demora um pouco mais, que é o que a pesquisa inicial está mostrando”, disse Patel.

“Também estamos investigando o nível ótimo de flavanoides. No momento não há muita consistência nos níveis de flavanol nos chocolates disponível comercialmente. Uma vez que descobrimos a dose de chocolate ótima e duração, vamos comparar os seus efeitos àqueles do sumo de beterraba, e também testar a influência da combinação de consumo de ambos, uma vez que produzem um aumento do óxido nítrico em formas ligeiramente diferentes “.

Dr. Owen Spendiff, que realizou estudos sobre o suco de beterraba e desempenho atlético, disse que o trabalho do senhor Patel apresentou algumas das pesquisas de ponta que estão sendo realizadas dentro das instalações da ciência do esporte da Universidade de Kingston. “As descobertas de Rishikesh são realmente interessantes, como ele provou os benefícios do exercício do chocolate escuro pela primeira vez”, disse ele. “O fato de ele começar sua pesquisa sobre o chocolate escuro como uma graduação e agora irá levar a diante a nível de pós-graduação, realmente demonstra o que os nossos estudantes da ciência do esporte pode conseguir.”

Enquanto isso professor James Brouner analista desportivo – que em seu tempo livre  é um corredor de ultra-distância – disse que a pesquisa sugeriu que o chocolate escuro pode oferecer benefícios especiais para atletas de aeróbico.

“De uma perspectiva de desempenho, deixar um atleta mais eficiente pode ter grandes vantagens em exercícios de longa duração”, disse ele. “Como tantos atletas consomem suco de beterraba para alcançar esse ganho, mas reclamam da baixa palatabilidade dele, chocolate escuro poderia ter um efeito semelhante, mas com a vantagem adicional da degustação ser muito boa.

“Ao realizar a atividade com base aeróbica, sendo o mais econômico possível no fornecimento de energia é a chave para melhorar o seu desempenho. A partir de nossos resultados, o consumo de chocolate amargo alterou a resposta dos participantes para a atividade e, portanto, pode melhorar o seu desempenho deles.”

 Rishikesh Kankesh Patel et al. Dark chocolate supplementation reduces the oxygen cost of moderate intensity cycling, Journal of the International Society of Sports Nutrition (2015). DOI: 10.1186/s12970-015-0106-7

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