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Carne vermelha causa câncer?

Por Zoë Harcombe

red-meat

No dia 26 de outubro de 2015, a Organização Mundial de Saúde declarou o consumo de carne vermelha como “provavelmente cancerígeno para os seres humanos, com base em evidências limitadas de que o consumo de carne vermelha causa câncer em humanos” e declarou a carne processada como “cancerígeno para os seres humanos, com base em provas em humanos que o consumo de carne processada provoca câncer colorretal.”A associação de carne vermelha foi observada principalmente para câncer colorretal.

“Eles concluíram que cada porção de 50 gramas de carne processada consumida diariamente aumenta o risco de câncer colorretal em 18%.”

Na manchete “carcinogenicidade do consumo de carne vermelha e processada”, no câncer colorretal (intestino)

Então, nós precisamos parar de comer carne vermelha e/ou carne processada? Vamos dissecar o título com mais precisão:

1. De onde esses dados vem

 

O padrão de ouro de evidência são meta-análises de estudos randomizados controlados – agrupados em conjunto de estudos onde uma intervenção foi igualada contra um grupo de controle para ver qual o impacto que A teve sobre B. Não há estudos de intervenção feitos para testar o impacto de 50 gramas de carne processada por dia, como uma intervenção isolada ou qualquer quantidade de carne processada ou vermelha como uma única intervenção para esse assunto.

Estamos, entretanto, falando sobre estudos observacionais neste caso. Este é o lugar onde um grande grupo de pessoas (por exemplo Estudo das Enfermeiras de Saúde ou do Health Professionals Follow-up Study) são encarregadas de responder perguntas e submetidas a exames de saúde (pressão arterial, peso, altura, colesterol, etc) no início do estudo. Isto é chamado de linha de base. Essas pessoas são, então, seguidas por anos para ver que condições eles passaram a desenvolver.

Os pesquisadores então olham para os dados para tentar identificar os padrões. Sem padrão = sem artigo de jornal, logo eles tem que procurar mesmo! Eles podem observar um padrão entre as pessoas que consomem carne processada e as pessoas que passaram a desenvolver câncer de intestino. Este é, então, relatado em um artigo de jornal e são esses artigos que foram revisados ​​pela Organização Mundial de Saúde.

O primeiro ponto a considerar, portanto, é que tudo isso é baseado em questionários dietéticos notoriamente não confiáveis. Muitos perguntam o que você comeu ontem ou nos últimos 7 dias. A Investigação Prospectiva Europeia sobre Questionários de Câncer, um dos melhores questionários possíveis, pedem o relato dos indivíduos sobre a ingestão de alimentos durante o ano anterior. Quão preciso você acha que as respostas são?

2. Uma dieta vs um alimento

 

Ao destacar a carne vermelha/carne processadas ​​deste modo, toda a dieta e estilo de vida de uma pessoa não é levada em conta. Há um mundo de diferença entre a saúde de um hambúrguer /cachorro-quente / ketchup /pão branco/ bebida efervescente açucarada de um sedentário para uma alimentação de alguém que segue uma dieta saudável com carnes criadas a pasto, exercícios frequentes e com um abdômen tanquinho com exames de saúde exemplares.

Como mostrei neste blog, a linha de base para os comedores de carne processada mostrou que eles eram muito menos ativos, tinham um IMC mais elevado, eram três vezes mais propensos a fumar e tinham quase duas vezes mais probabilidade de ter diabetes. Isso fez com que a carne processada um INDICADOR de uma pessoa não saudável, não uma CAUSA de uma pessoa não saudável.

Mesmo que todos os fumantes /exercício/ outros fatores de condições de base fossem ajustados , não há possibilidade de ajuste para todos os fatores dietéticos que compõem uma pessoa gorda e sedentária vs. pessoas magras e saudáveis. Toda a dieta não pode ser ajustada para o alvo do estudo (carne).

3. Alimentos de verdade vs alimentos processados

Eu sou um verdadeiro fã. Eu praticamente passo a minha vida escrevendo e falando sobre comida de verdade e a nutrição que ela contém. Eu sou o primeiro a dizer “Coma comida de verdade; não coma alimentos processados​​” e incluir carnes processadas como alimentos processados ​​é algo a ser evitado. No entanto, este relatório da OMS descreve carne processada como “carne que tenha sido transformada através de salga, cura, fermentação, tabagismo ou outros processos para realçar o sabor ou melhorar a preservação.”

Como Peter Cleave, Cirurgião, (1906-1983) disse: “Uma doença moderna ser relacionada a uma antiga comida é uma das coisas mais ridículas que eu já ouvi na minha vida”. E pensar que a carne de verdade ou conservas de carne de formas naturais são ruim para nós é ridículo. 1) Você teria que explicar como é que sobrevivemos os últimos 3,5 milhões de anos, desde Australopithecus Lucy primeiro Homo erectus que caminhava; especialmente como sobrevivemos a idade(s) do gelo. 2) Você teria que explicar porque todos os nutrientes que precisamos para viver (gorduras essenciais, proteína completas, vitaminas e minerais) são encontrados na carne se ela estivesse tentando nos matar, ao mesmo tempo.

Carne precisava ser preservada naturalmente com a salga, cura, secagem, etc ou teríamos tido necessidade de apenas beliscar nossas prezas e correr o risco de morrer de fome antes da próxima caça. O relatório da OMS deveria ter separado as formas tradicionais de conservação da carne de processamento de fabricação modernos (onde açúcares e produtos químicos são adicionados – basta ler os rótulos). Da mesma forma – se não há mal nenhum em comer carne vermelha, será porque os fabricantes alimentaram os pobres animais com grãos, que eles não conseguem digerir e, em seguida bombearam os bichos com drogas para medicar a doença resultante. (Chris Kresser apresenta o ponto de vista sobre nitratos aqui, se você estiver interessado).

Esta deve ser uma chamada à ação para voltar ao seu açougue, saber de onde sua carne provém e saber como ela é alimentada para desfrutar dos benefícios de saúde de comida de verdade.

processed food

Esta foi a verdadeira associação encontrada pelo estudo (é tudo que vem junto)

4. Associação versus causa

Mesmo tendo em conta a fraqueza de estudos observacionais e falta de fiabilidade dos inquéritos alimentares, a noção de que o consumo de alimentos pode não ser um marcador na promoção de saúde,  toda a ingestão dietética de alguém não ter sido levado em conta e a ignorância do abismo entre comida de verdade e processados deles, isso ainda é apenas uma associação, não a causa.

Eu sempre desejei que estes estudos enormes e caros pudessem prever que cor de meias o participante iria vestir. Eu aposto que eu poderia encontrar uma associação entre meias vestidas, meias vermelhas e um tipo de câncer se eu procurasse o suficiente. Será que o título seria meias vermelhas causam câncer?!

5.  Risco relativo vs risco absoluto

 

O comunicado de imprensa com manchetes “cada porção de 50 gramas de carne processada consumidas diariamente aumenta o risco de câncer colorretal em 18%.” Caramba. 18%! Coloque o bacon para fora da sua cozinha agora (entende – não culpam o bacon pelo que o pão branco e o refrigerante fazem!) Isto, no entanto, é o jogo que todos essas pesquisas observacionais da imprensa jogam e é o vergonhoso jogo do medo.

Vamos olhar para o risco absoluto?

47 por 100.000 pessoas.

Você precisaria conhecer 2.128 pessoas, incluindo as pessoas mais velhas o suficiente, para conhecer uma pessoa que desenvolveu câncer de intestino no Reino Unido em 2011.

Agora – vamos fazer o tal do risco absoluto vs. risco relativo.

Partindo do princípio de que tudo o que a OMS fez foi feito perfeitamente (impossível, a propósito) e que realmente havia uma diferença relativa de 18% entre os que consumiram 50g de carne processadas por dia e aqueles que não consumiram (novamente, assumindo que nada mais estava impactando isso), o risco absoluto seria 51 pessoas por 100.000 vs. 43 pessoas por 100.000

Agora, onde está o bacon e o filé antes da minha sessão de musculação?!

Você percebe? A mídia é muito desonesta/inocente.

O dano provável deste relatório:

O artigo da Lancet que pelo menos tenha a decência de mencionar o valor nutricional da carne vermelha, ao contrário dos relatos da mídia: “A carne vermelha contém proteínas de alto valor biológico e micronutrientes importantes como vitaminas do complexo B, ferro (ferro e heme livres de ferro), e zinco” Isso ainda é um pouco de eufemismo. Experimente ambas as gorduras essenciais; proteínas completas; e as vitaminas e minerais necessárias para a vida e a saúde.

Quais serão as consequências deste relatório em assustar as pessoas para longe da carne de verdade? Leva cerca de 250g de bife do lombo para obter 10mg por dia de zinco; mais de um quilo do mesmo filé para começar a exigência diária das recomendadas de ferro – e na forma correta para o corpo. Comer cerca de 20 ovos para obter a mesma ingestão de ferro é a solução? Ainda numa forma útil para o corpo. Ou 4,5 quilos de arroz integral para obter ferro da forma errada para o corpo?

O que eu levo para casa a partir deste relatório? Há um pedaço de um monte de má ciência saindo da Organização Mundial de Saúde, uma organização que deve saber melhor, mas infelizmente não sabe.

Nada mudou na minha crença fundamental de que os seres humanos devem comer comida de verdade (carne naturalmente criadas, especialmente criadas a pasto e carnes preservadas naturalmente). Evite alimentos processados, incluindo carnes processada por empresas de alimentos processados. E consuma cada estudo observacional que não considera estes cinco pontos acima com uma pitada de sal.

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1 Comentário

  1. Phill B Ferreira disse:

    Parabéns pela matéria!

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