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Calorias não são iguais 

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Batata doce ou torta de abóbora, peru ou frango, uma caloria ainda é uma caloria. Pelo menos, é o que seguidores de dietas tem sido informados durante metade do século passado. Agora, os especialistas não concordam…

“Em geral, estamos tendo uma abordagem de contabilidade para a perda de peso”, diz o Dr. David Ludwig, professor de nutrição da Escola Harvard de Saúde Pública. Ele quis dizer que os cientistas de saúde têm tradicionalmente focado no número de calorias que entram em relação ao número de calorias que são queimadas pelo corpo. Mas há um monte de problemas com essa abordagem, diz ele. Por um lado, é muito difícil manter com precisão o controle de sua ingestão calórica diária. “Errar por apenas 100 calorias por dia teoricamente poderia adicionar até 50kg ao longo da vida”, diz ele. É claro que isto não acontece na prática.

Se queimar mais calorias do que consumir isso deveria mantê-lo magro, logo, uma dieta com baixo teor de gordura deveria ser a resposta de todas as suas orações para perder peso. Isso porque, em comparação com proteínas ou carboidratos, gordura contém cerca de duas vezes o número de calorias, grama por grama. Mas Ludwig diz que dietas de baixo teor de gordura têm-se revelado ineficazes quando se trata de perder peso. “Dietas mediterrâneas, paleo ou dietas de baixo teor de carboidratos superaram uma dieta baixa em gordura nos estudos sempre, e isso não seria verdade se calorias fossem a única medida que importasse”, acrescenta. (Dietas mediterrânicas e outras como a dieta Pale são ambas ricas em gordura, comparativamente falando.)

Na realidade, Ludwig diz que o corpo responde diferentemente a calorias provenientes de diferentes fontes. “Seu peso é regulado por um sistema complexo de fatores genéticos, fatores hormonais e de fatores neurológicos, calorias diferentes afetam este sistema de formas distintas”, explica ele.

Quanto à gordura: “Alguns alimentos naturalmente elevados no teor de gordura estão entre os mais saudáveis ​​que podemos comer em termos de promover a perda de peso e redução do risco de diabetes e doenças cardíacas”, explica ele, listando alimentos como nozes, abacates, e muitos tipos de peixes e carnes criadas a pasto. “Se você está contando calorias, você deveria comer estes alimentos com moderação, pois eles são densos em calorias. Mas por que então eles promovem a perda de peso? Pois promovem muito mais saciedade por caloria consumida.

Carboidratos refinados, por outro lado, como os encontrados em pão branco, biscoitos, bolachas e cereais  elevam o nível do hormônio insulina, que sinaliza ao seu corpo para que precise armazenar a energia consumida nas células de gordura. Também ele se refere aos alimentos com alto índice glicêmico, esses carboidratos refinados passam através de seu sistema digestivo rapidamente, é por isso que você pode comer um saco inteiro de batatas fritas e sentir fome 15 minutos mais tarde, diz Ludwig.

Dr. Richard Feinman, professor de biologia celular na Universidade Estadual de Nova York Downstate Medical Center, compara a insulina a uma torneira.  Quanto mais você encher o seu sangue deste hormônio, mais gordura seu corpo irá armazena.

Feinman analisou calorias a partir da perspectiva da termodinâmica, ou as leis que governam o calor e energia. Como Ludwig, ele diz que a ideia que as calorias provenientes de diferentes fontes de macronutrientes tem o mesmo efeito em seu corpo é bobagem. Simplificando, não faz sentido que “uma caloria  seja uma caloria”, porque seu corpo usa a energia de alimentos diferentes em uma variedade de maneiras diferentes, Feinman explica.

A grande lição aqui é que as pessoas precisam olhar para alimentação não apenas como uma coleção de calorias, dizem os especialistas. Ao cortar carboidratos refinados e comer mais gorduras e proteínas saudáveis, isso ajudará você a ficar saciado sem acionar o gatilho hormonal do armazenamento de gordura nas células, “Você pode trabalhar com este mecanismo de sistema de controle de peso interno do seu corpo à seu favor, ao invés de contra,”, diz ele. “Isso fará com que a perda de peso seja mais natural possível e fácil.”

A melhor parte: você pode deixar de lado a calculadora. Sem mais contagem de calorias…

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