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A dieta paleo funciona?

Este post é a continuação do artigo Dieta Paleo – Será que ela realmente funciona?

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Perda de peso e circunferência da cintura

Este gráfico mostra a quantidade de perda de peso (Weight Loss) nos estudos.

* Em Lindeberg, et al (1), a diferença de perda de peso não foi estatisticamente significativa.

Eu não incluí Frassetto, et al (4), porque eles controlavam calorias para ter certeza de que os participantes não perderiam peso.

Há várias coisas que vale a pena mencionar aqui:

  • Nenhuns dos participantes foram instruídos há restringir calorias, mas reduziram espontaneamente o consumo de calorias em 300-900 calorias por o dia.
  • Os participantes terminaram comendo muito menos carboidratos e mais proteína, comparada ao que comiam antes.

O gráfico abaixo mostra o efeito na circunferência da cintura (Waist Circumference), um marcador para a gordura visceral prejudicial em torno dos órgãos.

Os estudos tiveram reduções estatisticamente significativas na circunferência da cintura, que deve traduzir um risco reduzido das doenças como o diabetes e doenças cardiovasculares.

Vale a pena mencionar outra vez que Ryberg, et al (5) teve uma redução média em gordura do fígado de 47% após 5 semanas na dieta do paleo, que é muito impressionante.

Colesterol e Triglicérides

Quatro dos estudos relataram mudanças no Colesterol total, no Colesterol LDL e nos Triglicérides do sangue:

Houve uma redução no Colesterol total em dois estudos (4, 5), mas a diferença não era estatisticamente significativa nos outros dois (2, 3).

Houve uma redução estatisticamente significativa no Colesterol LDL em dois estudos (4, 5).

Todos os estudos tiveram reduções em níveis de triglicérides do sangue, mas a diferença não era estatística significativa em um estudo (2).

Níveis de açúcar e de Insulina de sangue

Todos os estudos olharam marcadores de níveis de açúcar de sangue e de sensibilidade  à insulina.

Entretanto, eles usaram muitos métodos diferentes, assim, não há nenhuma maneira de comparar os resultados em um gráfico.

Está claro que olhando para os estudos que a dieta paleo conduziu a melhorias na sensibilidade à insulina e no controle da glicemia (1, 3, 5), embora os resultados não sejam sempre estatisticamente significativos (2, 4).

Pressão de sangue

Quatro dos estudos observaram os níveis da pressão de sangue antes e depois da intervenção.

Como você pode ver, houve reduções suaves na pressão sanguínea em todos os sentidos.

Entretanto, somente um estudo (2) alcançou significância estatística para a pressão de sangue sistólica (número mais elevado) enquanto os outros três alcançaram o significado estatístico para a pressão sanguínea diastólica (número mais baixo) somente.

Segurança

No geral, a dieta paleo foi bem tolerada e não há nenhum relatório de efeitos adversos.

Limitações dos estudos

Há diversas limitações óbvias aos estudos:

  • Todos os 5 estudos são pequenos, variando de 9-29 participantes.
  • Os estudos não duraram muito, variando de 10 dias a 12 semanas.
  • Somente 2 de 5 estudos tiveram um grupo de controle.

Adicionalmente, a dieta paleo usada nos estudos não é a típica para a maneira que a paleo é praticada frequentemente hoje. Foi uma dieta paleo “convencional” que restringe todos derivados de leite, sódio, com ênfase em carnes magras.

As carnes magras não são muito populares na comunidade paleo hoje, mas no livro original, “a dieta de Paleo” do Dr. Loren Cordain, estes são recomendado. Todos os estudos são feitos em sua versão da dieta.

A dieta Paleo funciona?

Obviamente, não podemos tirar conclusões definitivas com base nestes 5 estudos apenas, no entanto, a totalidade das evidências que temos é muito promissora. Esperamos ver mais estudos no futuro próximo.

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