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7 motivos para consumir manteiga

Por: Kris Gunnars, BSc |

Woman Melting Butter On Frying Pan

A manteiga é um daqueles alimentos que podem transformar as refeições em obras de arte.

Mas, nas últimas décadas, tem sido responsabilizada por tudo, desde obesidade a doenças cardíacas.

Recentemente, a manteiga fez um retorno como um “alimento da saúde.”

Aqui estão 7 razões pelas quais manteiga pode ser boa para sua saúde em quantidades moderadas.

1.  Manteiga é rica em vitaminas solúveis em gordura.

 

Há uma grande quantidade de vitaminas solúveis em gordura na manteiga. Isto inclui as vitaminas A, E e K2.

Se você está comendo uma dieta saudável, que inclui animais e plantas, então você provavelmente está recebendo o suficiente das suas primeiras.

Mas eu quero falar um pouco sobre a vitamina K2, que é bastante raro na dieta e muitas pessoas não conhecem.

A vitamina K2 pode tem efeitos poderosos sobre a saúde. Ele está intimamente envolvida no metabolismo de cálcio e uma entrada baixa de cálcio tem sido associada a muitas doenças graves, incluindo doenças cardiovasculares, câncer e osteoporose (1, 2, 3).

Vacas alimentadas com capim são particularmente mais ricas ainda em vitamina K2 (4).

Resumindo: A manteiga contém uma grande quantidade de vitaminas lipossolúveis. Manteiga de gado alimentado com capim é particularmente mais rica em vitamina K2, que tem benefícios poderosos para a saúde

2.  A manteiga contém uma grande quantidade de gorduras saturadas saudáveis

 

A “guerra” contra a gordura saturada foi baseada em ciência falha e falsa.

Nunca foi realmente comprovado que ele causou qualquer dano.

De fato, estudos recentes sugerem que não existe uma associação entre gordura saturada e doenças cardiovasculares (5, 6).

As gorduras saturadas elevam o HDL (o bom colesterol) e mudam o LDL de pequeno, denso (muito ruim)  para o grande LDL … que é benigno (7, 8).

Além disso, a manteiga contém uma quantidade razoável de gorduras de cadeia curta e média … que são metabolizadas de forma diferente que outras gorduras. Eles levam a melhoria da saciedade e aumento da queima de gordura (9, 10).

Resumindo: Novos estudos mostram que não há associação entre gordura saturada e doenças cardíacas. A manteiga contém gorduras de cadeia curta e média, entre outras.

3.  Ela diminui taxas de ataques cardíacos

 

Orientações nutricionais tradicionais tendem a sair pela culatra e tem o efeito oposto do que elas tinham a intenção de fazer.

Um exemplo disso é a recomendação para substituir a manteiga com margarina … que é algo que as nossas autoridades amadas foram nos dizendo para fazer por um longo tempo.

Bem, o que aconteceu é que nós substituímos a manteiga, um alimento saudável, com algo que contém gorduras trans altamente processadas ​​… que são francamente tóxicas e causam todos os tipos de doenças.

No estudo de Framingham, eles examinaram os efeitos da manteiga e margarina sobre as doenças cardiovasculares (11).

 

Butter vs Margarine

Mortes por doenças cardíacas são mais baixas com a manteiga com relação a sem manteiga, ou com margarina. 

Fonte: Stephan Guyenet.

 

Margarina aumentou significativamente o risco de doença cardiovascular, ao passo que a manteiga não teve nenhum efeito.

Um outro estudo revelou que o consumo de produtos lácteos com elevado teor de gordura  reduziu o risco de doença cardíaca por um enorme 69%, mais provavelmente devido a ingestão de vitamina K2 aumentada (12).

Resumindo: Margarina aumenta o risco de ataque cardíaco, enquanto a manteiga natural não.

Manteiga podem até mesmo reduzir o risco de ataque cardíaco devido ao teor de vitamina K2 elevado.

4.  A manteiga é uma boa fonte de ácido graxo butirato.

 

O butirato é um ácidos graxo de 4 cadeias de carbono que também é criado por bactérias no cólon quando estas são expostas a fibras dietéticas.

Esta pode ser a razão principal das fibras terem benefícios de saúde nos seres humanos.

Mas há umaoutra boa fonte alimentarde butirato … manteiga, que é cerca de 3-4% de butirato.

Em ratos, a suplementação butirato evita ganho de peso em uma dieta pouco saudável, aumentando o gasto de energia e reduzindo a ingestão de alimentos. Ela também melhora a função das mitocôndrias e reduz os triglicérides em jejum e insulina (13).

Nos seres humanos, o butirato é anti-inflamatório e tem efeitos protetores potentes sobre o sistema digestivo (14, 15, 16, 17).

Resumindo: A manteiga é uma excelente fonte de butirato de ácidos graxos 4-carbono, que pode ter vários benefícios para a saúde.

5.  A manteiga é rica em ácido linoléico conjugado 

 

Manteiga, especialmente de gado alimentado a pasto, é uma grande fonte de um ácido graxo chamado ácido linoleico conjugado.

Esse ácido graxo tem efeitos poderosos sobre o metabolismo e é realmente vendido comercialmente como um suplemento de perda de peso.

CLA têm propriedades anti-cancerigenas, bem como reduz a percentagem de gordura corporal em humanos (18, 19,20). No entanto, alguns estudos sobre CLA mostram nenhum efeito sobre a composição corporal (21).

Resumindo: manteiga contém ácido linoleico conjugado (CLA), o que anti-cancerigeno e melhora a composição corporal em vários estudos.

 6.  A manteiga está associada a um menor risco de obesidade

 

As autoridades de nutrição recomendavam frequentemente escolher os produtos lácteos com baixo teor de gordura. Dessa forma, poderíamos obter o cálcio que precisamos sem todas aquelas gorduras e calorias “ruins”.

Mas, apesar do maior teor de calorias, comer produtos lácteos de alto teor de gordura não está associado com a obesidade, mas muito pelo contrário.

Na verdade, uma nova avaliação do ensaio clínico que saiu em 2012, examinou os efeitos do consumo de produtos lácteos com alto teor de gordura sobre a obesidade, doenças cardiovasculares e outras doenças metabólicas.

Eles descobriram que os laticínios de alto gordura não aumentaram o risco de doenças metabólicas e foi associado, de fato, com um risco significativamente reduzido de obesidade (22).

 7.  A manteiga é deliciosa!

 

Mensagem para levar para casa

Apesar de ter sido demonizada no passado, manteiga (especialmente de vacas alimentadas com capim) é realmente muito saudável.

Dito isto, não há nenhuma razão para se entupir dela. Manteiga em quantidades moderada é boa!.

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