10 Motivos pelos quais o estilo de vida Primal funciona para mim parte 2

Este post é uma tradução livre de 10 Real-Life Reasons Why the Primal Blueprint Works for Me, por Mark Sisson, e pode ser encontrado em seu site Marks Daily Apple. 

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10 Motivos pelos quais o estilo de vida Primal funciona para mim parte 2

Leia a parte 1 aqui

6. Eu sou vaidoso (Eu quero ficar bem nu)

As leis dos exercícios Primal são projetados para esculpir um corpo musculoso e equilibrado de aparência magra, sem ser excessivamente “enorme” ou como alguns fisiculturistas podem ser. Ele funciona perfeitamente, tanto para homens quanto para mulheres. Costumo dizer aqui que 80% de sua composição corporal é determinada pela forma como você come. Os restantes 20% são uma combinação de genética e exercício. Se você começar a comer corretamente, não é preciso muito exercício para otimizar o tamanho e força muscular, e para cortar os últimos pontos percentuais na gordura corporal. Repare que eu disse otimizar e não maximizar. Pense nos modelos de cuecas Calvin Klein e os modelos SI Swimsuit ao contrário dos modelos inchados Muscle & Fitness ou modelos de capa da WWF.

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7. Eu gosto de ser bronzeado (vaidoso parte 2)

Desculpe, eu nunca entendi essa coisa de pele de porcelana. Eu observo o efeito dramático que a falta de sol tem em minha disposição, tanto quanto eu noto que sua ausência na minha pele se eu passar algumas semanas sem sol (o inverno é uma porcaria – exceto pelo snowboard). Obter luz solar diária adequada é uma parte integrante da dieta Primal como tem sido para os seres humanos de milhões de anos. A vitamina D é fundamental para manter uma boa saúde.

Como eu digo no meu livro, eu sinceramente acredito que temos visto um aumento na incidência de câncer em geral, como resultado de (ironicamente acatar os conselhos dos médicos para ficar fora do sol. Acho que todo mundo preferiria ficar ao ar livre por um tempo todos os dias, se soubesse que não só não é prejudicial, mas benéfico. Um ligeiro bronzeado além de ser bonito, é indicativo de um estado saudável vitamina D. Tomar sol também melhora o humor e a produtividade como numerosos estudos continuam a demonstrar.

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8. Eu não sou organizado

Se você visse minha mesa você provavelmente ficaria chocado, tem coisas por todos os lados. O mesmo acontece com o meu estilo de treinamento nos dias de hoje e eu adoro isso. Eu quase nunca treino com ninguém, porque eu gosto de ser capaz de sair de casa em um pulo e ir correr ou caminhar ou fazer algumas centenas de flexões. Eu odeio ter uma programação de treinamento ou a idéia de ter que encontrar alguém em tal e tal tempo para malhar junto. Não me interpretem mal, eu faço treinos com os amigos de vez em quando, mas estilo de treino Primal se encaixa na minha natureza, esporádica , aleatória, intermitente e espontânea. Se eu não me sinto com vontade de treinar hoje, o estilo de vida Primal diz “tire o dia de folga – você estará mais forte e mais focado amanhã”.

Para não ficar atrás, o estilo alimentar do Primal também é desorganizado. Não há definição do horário das refeições, não há contagem de calorias ou o controle da porção. Coma quando quiser e tanto – ou não – quanto você quiser. Claro, nada disso quer dizer que você tem que ser desorganizado para se beneficiar do estilo de vida Primal. Se você é organizado, ele funciona muito melhor. Mas para aqueles que evitam horários, o estilo de vida Primal é perfeito.

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9. Eu quero ficar ileso

O tempo de inatividade de uma lesão é uma droga. Como eu disse anteriormente, eu quero ter mais tempo de jogos e diversão ao passo que eu envelheço. Eu reconheço que o meu corpo não se recupera de treinos tão facilmente como ele costumava fazer. Eu também noto que eu tenho que prestar atenção ao potencial de dor um pouco mais. O fitness Primal oferece um conjunto de diretrizes e estilos de treino que promovam a força equilibrada e funcional. Na verdade, centra-se na prevenção e evitar lesões, enquanto ocorre a construção muscular e queima de gordura.

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10. Eu gosto de certeza

Eu sou um cético no coração (OK, eu sou realmente um cínico). Eu odeio investir meu precioso tempo, dinheiro, energia e emoção em qualquer coisa que eu não me sinto confiante que renderá dividendos. Ela tem que ser baseada na ciência, no pensamento racional e resultados reais. Por outro lado, eu odeio pensar que algumas das minhas escolhas em exercício, dieta e saúde podem ter sido erradas (assim como elas eram quando eu seguia a sabedoria convencional). Eu preciso ter certeza de que minhas escolhas são boas. As pesquisas apoiando a dieta primal são as mais sólida que existem.

Biologia evolutiva e genética moderna – e epigenética – a ciência está provando que temos notável influência sobre a forma como os nossos genes se expressam ao longo de nossas vidas. As coisas que fazemos e as coisas que comemos ligam ou desligam genes. É simples assim. Intervalos e treinamentos Tabata foram provados serem cada vez mais eficazes no aumento da velocidade e resistência do que o cardio crônico. A ciência da dieta de baixo carboidrato é quase irrefutável agora, à medida que mais e mais pesquisadores e documentos começam a entender a verdadeira natureza da insulina e repensar a hipótese de colesterol. Olha, não há certo ou errado aqui. Você pode comer bolinhos e fumam cigarros para o resto de sua vida e você ainda pode chegar a 90 ou 100, mas eu nunca na minha vida tive mais certeza de nada do que a maneira Primal de comer, se exercitar e viver é a melhor maneira de ter a mais energia, divertir-se mais, ter a melhor aparência e viver mais tempo. E eu sei que posso fazer isso para o resto da minha vida.

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O que você adicionaria a esta lista? Conte-me nos  comentários e obrigado pela leitura!

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2 Comentários

  1. Lya disse:

    Olá, encontrei o blog passeando pela internet e foi meu primeiro contato com a dieta primal. Já ouvi falar de outras bem parecidas, sem ser a low-carb.

    Enfim, já faz um tempo que eu fiz uma dieta e perdi algum peso, desde então venho tendo dificuldades para mantê-lo, costumo perder e ganhar quilos com certa facilidade. Tenho 1,69 metros de altura e com 54kg, porém uma alimentação bem desregulada, com pouca carne e muitos carboidratos. Sinto que estou errada. E quando encontrei o blog, a ideia da dieta primal foi o que eu precisava.

    Gostaria de saber se eu posso segui-la sem que eu venha a ter perda de peso, pois já estou bem magra. Minha intensão seria melhorar minha saúde e meus hábitos, pois sou sedentária.

    Agradeço desde já.

    • Bruna Machado disse:

      Lya,

      Em geral as pessoas emagrecem e ganham definição muscular sem ficarem excessivamente magras, apesar de poderem ficar muitas vezes bem mais magras do que o padrão. Você tem que tentar e ver.

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