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10 benefícios da spirulina e chlorella (algas)

Por: Caio Fleury

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Por milhões de anos, milhões de animais como peixes, tartarugas e outros animais aquáticos consumiram algas como parte central de suas dietas, um dos alimentos mais nutritivos da face da terra. Espirulina e chlorella são as melhores fontes de algas.

Algas como a espirulina e a chlorella são umas das formas de vida mais antigas do planeta, sendo responsáveis por produzir oxigênio para grande parte dos seres vivos da terra e ainda permitindo dar origem aos primeiros organismos existentes.

Atualmente, existem mais de mil artigos científicos avaliando seus efeitos benefícios na saúde. Então, quais são estas vantagens de consumir regularmente este alimento ancestral?

1. São extremamente nutritivos:

 

São consumidos por milhões de pessoas no mundo, desde astronautas da NASA, a atletas olímpicos e pessoas de diversas culturas do mundo devido as suas propriedades nutricionais curativas e nutritivas, sendo que são centenas de vezes mais nutritivas que frutas tradicionais por caloria consumida. Ou seja, apenas algumas gramas de espirulina e chlorella podem fornecer o equivalente nutricional de micronutrientes à 1 quilo de outros alimentos.

Ambas algas são altas em teor de proteínas, sendo a espirulina mais alta, com 60% das calorias na forma de proteínas e com todos aminoácidos essenciais.

As algas são fontes ricas de vitaminas, incluindo vitaminas do complexo B, vitamina D, vitamina C, vitamina D e minerais como cálcio, potássio, ferro, magnésio, cromo, cobre fósforo, zinco, selênio e sódio. No entanto, não possuem B12, portanto você precisará de fontes animais para esta vitamina.

As algas são extremamente ricas em ferro, sendo um ótimo complemento para vegetarianos. De fato, possuem a maior concentração de ferro do mundo por calorias, vencendo o espinafre e os órgãos de animais por dezenas de vezes quando comparado grama por grama. Portanto, é um excelente aliado no combate à anemia.

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2. São também ricos em nutrientes para seu cérebro:

 

A espirulina é também alta em ácido gama-linolênico AGL, um ácido graxo essencial que é encontrado em alimentos vegetais.

É um ácido graxo ômega 6 que é benéfico nas quantidades que possuim as algas. O corpo já produz um pouco desta gordura, mas não em quantidades suficientes. A espirulina é especialmente alta em ácidos graxos ômega 3 docosa-hexaenóico (DHA) e eicosapentaenóico  (EPA), melhorando a função dos neurônios, prevenindo doenças neuro degenerativas como Parkinson e Alzheimer, e auxiliando em outras doenças e condições inflamatórias.

As algas podem auxiliar as funções cognitivas, e evitar a fadiga cognitiva devido a muitos fatores, incluindo o aumento da vasodilatação das artérias pelo aumento do óxido nítrico e devido as gorduras ômega 3. O cérebro é feito de gordura e depende muito das gorduras ômega 3 dos peixes ou das algas para funcionar bem.

3 Possuem poder antioxidante e anti-inflamatório

 

As algas são ricas em antioxidantes que protegem nossos corpos contra danos oxidativos e inflamação crônica de baixo grau, que originam as doenças degenerativas modernas. A ficocianina que dá a pigmentação verde escura as algas, é muito rica na espirulina e produz efeitos anti-inflamatórios no organismo, prevenindo danos no DNA das células que aceleram o envelhecimento.

Para vocês terem uma boa ideia, as algas estão no topo do ranking dos antioxidantes mais famoso do mundo, o ORAC, ajudando assim no combate aos radicais livres e as doenças inflamatórias. Portanto, minha dica é: reduzir a inflamação causada pelo consumo de carboidratos da dieta, especialmente refinados, e adicionar as algas como suplemento na sua dieta.

foto espirulina 24. Melhoram o colesterol

 

A espirulina é conhecida por melhorar o perfil do colesterol no sangue, as lipoproteínas, impedindo que elas se oxidem e diminuindo a probabilidade destas lipoproteínas (o chamado colesterol) causarem danos peroxidativos nas artérias que levam ao infarto e outras doenças do coração e dos vasos sanguíneos.

Também ajuda a reduzir as gorduras ruins do sangue, os triglicérides e aumentar o colesterol bom HDL. Em outras palavras, seu consumo diário ajuda a prevenir a aterosclerose, que endurece e causa rompimento das artérias.


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5. Fortalecem as células do corpo contra o câncer

 

Dezenas e dezenas de estudos e artigos com revisões científicas por pares estão disponíveis na literatura analisando o poder da espirulina na proliferação de células cancerígenas.

De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, “vários estudos de animais e em tubos de ensaio sugerem que a espirulina aumenta a produção de anticorpos, proteínas de combate a infecção e outras células que melhoram a imunidade e ajudam a prevenir infecções e doenças crônicas, como o câncer”.

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6. Favorecem a performance atlética e ainda beneficiam a saúde do atleta.

 

  • As algas apresentam uma concentração extremamente alta de proteína (em torno de 60%). e contém dezoito dos vinte aminoácidos, incluindo os oito aminoácidos essenciais que seu corpo não pode produzir, o que faz das algas uma fonte de proteínas completa para atletas.
  • Elas aumentam a hemoglobina, e portanto, melhora o transporte de oxigênio dos glóbulos vermelhos.
  •  As algas não causam dores no estômago e problemas de digestão.
  • São baixas em carboidratos. Os esportistas ou atletas low-carb podem consumi-las  junto com fontes alimentares de gordura e manterem-se em cetose.
  • Fornecem oxido nítrico, que melhoram a circulação e a performance atlética, melhorando o desempenho e reduzindo a fadiga muscular.

7. Reduzem a pressão arterial e potencialmente melhoram a saúde dos vasos sanguíneos.

 

Pesquisadores descobriram que a ficocianina, o pigmento verde da espirulina e chlorella possui efeitos anti-hipertensivos, revertendo parte da disfunção endotelial da síndrome metabólica dos animais, reduzindo assim, o risco de desenvolver doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e diabetes.

Os pesquisadores descobriram uma redução da superfície da aorta intimal em 33 por cento a 48 por cento com suplementos de espirulina nos animais.

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8. Espirulina desintoxica o corpo de metais pesados, em especial arsênico.

 

O país Bangladesh na Ásia possui altos níveis de intoxicação por arsênico, chegando a acometer até 3% da população. Os pesquisadores de Bangladesh não encontraram outro meio de desintoxicação por arsênico da população, se não através do consumo de espirulina.

O resultado de seu estudo com 24 pacientes com intoxicação severa por arsênico feito com 250 mg de espirulina e 2mg de zinco duas vezes ao dia resultou em uma redução de 47% dos níveis de arsênico do corpo dos participantes com relação ao placebo.

9. Diminui a candidíase

 

A candidíase é a principal causa de morte por micose nos EUA

Candida é um gênero de fermento que é a causa mais comum de infecções de fungo em todo o mundo. Ela se encontra na flora intestinal em infecções sistêmicas da corrente sanguínea e órgãos principais.

Acomete mais pessoas com o sistema imune baixo, na verdade, mais de 90 mil pessoas por ano nos EUA.

Estudos demonstram que a espirulina é um bom suplemento contra Candidiase

Eles demonstraram que a espirulina promove o crescimento de uma comunidade de bactérias saudável nos intestinos, que por sua vez inibe o crescimento de bactérias ruins como a candidíase.

O equilíbrio da flora intestinal é extremamente importante para a saúde e para função imunológica. O aumento da permeabilidade intestinal pode favorecer a candidíase e outras doenças autoimunes, pois ele permite que bactérias e toxinas entrem na circulação causando ataques em órgãos específicos.

Experimente seguir uma dieta baixa em carboidratos refinados como o açúcar e a farinha de trigo para reduzir a proliferação de bactérias patológicas, e experimente uma dieta rica em pró bióticos, fibras e algas para fortalecer a barreira natural de microrganismos do seu intestino e prevenir doenças autoimunes como a candidíase.

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10. Espirulina talvez reduza a sua glicose sanguínea

 

Poucos estudos foram feitos com relação à espirulina no controle do açúcar no sangue, no entanto, eles foram positivos.

Um estudo com 25 pacientes com diabetes tipo 2  observou reduções consideravelmente altas nos níveis de glicose no sangue com 2 gramas de espirulina por dia em seres humanos, sendo que houve melhoras ainda mais preponderantes em animais.

Por estes e outros motivos eu tomo 20 comprimidos de espirulina e chlorella por dia no total.

Referências:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=spirulina

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15530935

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=spirulina+cancer

https://www.umm.edu/health/medical/altmed/supplement/spirulina

http://www.microbiologyresearch.org/docserver/fulltext/jmm/62/1/10_jmm045054.pdf?expires=1516719007&id=id&accname=guest&checksum=59E680CEEA6C5C1F7778016D10EFEA00#ref-143

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1797637/

https://bengreenfieldfitness.com/article/supplements-articles/how-to-eat-algae/

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