Quais gorduras você deveria comer mais?

Por: Michael Mosley

Gorduras boas à esquerda e ruins à direita.

 

Contrariando o conselho convencional, comer mais gordura pode ser bom para a nossa saúde, diz o famoso repórter Michael Mosley.

Realmente é o tipo de notícia que me fez querer chorar no meu cappuccino magro e, em seguida, despejá-lo na pia. Depois de anos sendo dito, e dizendo aos outros, que a gordura saturada entope as artérias e faz você ficar gordo, agora há muitas evidências crescentes de que comer gorduras saturadas pode realmente ajudar você a perder peso e ser bom para o coração.

No início deste ano, por exemplo, uma revisão sistemática, financiado pela Fundação Britânica do Coração e com o título bastante seco “Associação dietética entre os ácidos graxos dietéticos e circulantes com risco coronariano” causou um escândalo.

Cientistas de Oxford, Cambridge e Harvard, entre outros, examinaram as relações entre comer gordura saturada e doenças cardíacas. Apesar de olharem para os resultados de cerca de 80 estudos envolvendo mais de meio milhão de pessoas, eles foram incapazes de encontrar evidências convincentes de que a ingestão de gorduras saturadas leva a um maior risco de doença cardíaca. Na verdade o oposto aconteceu.

Na verdade, quando eles olharam para os resultados de sangue, eles descobriram que níveis mais elevados de algumas gorduras saturadas, em particular, um tipo de gordura saturada que você encontra em produtos lácteos chamado ácido margárico, foram associados a um menor risco de doença cardíaca.

Os cientistas descreveram isso como “uma peça impressionante detalhada e extensa de pesquisa, um estudo bem aprofundado”.

Alguns acadêmicos questionaram o jornal, outros temem que este tipo de pesquisa pode confundir as pessoas e a mensagem que iriam receber não seria “não há problema em comer mais de algumas formas de gordura”, mas que “não há problema em comer muito mais gordura saturada. Sabemos que os atuais níveis de obesidade têm sido alimentados por lanches como bolos, batatas fritas, todos ricos em gordura, açúcar e calorias em excesso.

Quando eu falei com um dos pesquisadores por trás deste trabalho, Prof Kay-Tee Khaw, do Departamento de Saúde Pública da Universidade de Cambridge, estava bastante claro que sua pesquisa não era uma licença para se encher de comida processada mas ela também aceitou que o nova pesquisa pode ter confundido algumas pessoas.

Como o animal foi criado, provavelmente, tem um grande impacto no seu perfil nutricional, disse Prof Kay-Tee Khaw, da Universidade de Cambridge

“É complicado no sentido de que alguns alimentos que são ricos em gorduras saturadas parecem consistentemente reduzir as doenças cardíacas.”

Khaw disse-me que há boas evidências de que comer um punhado de nozes oleosas algumas vezes por semana irá reduzir seu risco de doença cardíaca, apesar do fato deles conterem gorduras saturadas e insaturadas.

Ela disse que a evidência para os laticínios é menos forte, embora existente, mas ela está muito feliz de comer manteiga e comer queijo. Ela também tem o prazer de comer carne vermelha criada a pasto.

“É muito claro que os gados que são alimentados no pasto têm padrões de ácidos graxos diferentes dos gados que são alimentados com milho. Então eu acho que a forma como o animal foi criado, provavelmente, tem um grande impacto em seu perfil de nutrientes e, presumivelmente, em resultados de saúde.

Apesar do fato de que alguns tipos de gordura não serem prejudiciais quanto se pensava, com certeza a gordura é ruim para você, porque faz você engordar correto? Não necessariamente.

Um estudo recente, desta vez publicado no Journal Escandinavo de Cuidados Primários de Saúde, “a ingestão de gordura de laticínios está relacionado com uma menor obesidade central”

Neste estudo, os pesquisadores acompanharam 1.589 homens suecos de 12 anos. Eles descobriram que aqueles que seguem uma dieta com baixo teor de gordura (sem manteiga, leite com baixo teor de gordura e sem creme) foram mais propensos a desenvolver gordura ao redor do intestino (obesidade central) do que aquelas que comem manteiga, leite com alto teor de gordura e creme de leite.

Uma razão para isso pode ser que a gordura é extremamente saciante, então quando as pessoas cortam elas para fora de suas dietas, elas consciente ou inconscientemente substituem as calorias com outra coisa, carboidratos, muitas vezes refinados como pão branco ou macarrão. Isto pode ajudar a explicar o fracasso da Iniciativa de Saúde da Mulher, um estudo que foi executado pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA.

Neste estudo 48,835 mulheres no período pós-menopausa foram alocadas aleatoriamente para uma dieta de baixo teor de gordura ou um grupo de controle. Foi o maior estudo randomizado de longo prazo de uma intervenção dietética já realizado e ao longo de um período de oito anos as mulheres conseguiram reduzir seu consumo de gordura por mais de 8%. Infelizmente, isso fez quase nenhuma diferença no peso delas, quando comparado com o grupo controle, e nenhuma diferença para o risco de ataque cardíaco ou derrame.

Por outro lado, em outro estudo, publicado no ano passado no New England Journal of Medicine, onde 7.500 homens e mulheres foram alocados aleatoriamente para uma dieta de baixo teor de gordura ou uma dieta mediterrânea com teor de gordura muito mais elevado, o grupo de alto teor de gordura ficou claramente com a vitória. Na dieta Mediterrânea, juntamente com frutas, legumes, carne e peixe, os voluntários foram incentivados a comer castanhas oleosas, azeite de oliva e uma taça de vinho com sua refeição.

Não é de surpreender que a taxa de abandono foi muito menor para aqueles com a dieta mediterrânea do que aqueles na dieta de baixo teor de gordura (4,9% versus 11,3%) e também tiveram muito melhores resultados de saúde. Havia menos derrames e um risco 30% menor de ter um ataque cardíaco.
Esta não é uma licença para comer sorvete ou derramar Creme chantili na sua garganta, porque mesmo que a gordura não seja prejudicial para seu coração, não há dúvida de que comer muitas calorias a vontade seja ruim, principalmente com açúcar. Eu ainda acho que mais gordura saturada, de alimentos processados​​, não é saudável, mas eu voltei a comer manteiga, iogurte grego, bem como mais nozes, peixe e legumes.

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1 Comentário

  1. Fernanda

    Gostaria de uma orientação..

    Cheguei num peso que considero ideal (54Kg – 1,55).. porém apesar de todos os exames ok, estava totalmente sedentária e sem disposição para nada.

    Atualmente faço treino leve-moderado (aeróbico 40 min + musculação iniciante)..

    Estou fazendo JI de segunda a sexta (23:00 as 12:00 – sem carbo e açúcar nas refeições)..

    Inclui frutas (1 porção diária – normalmente maçã) e gordura na alimentação (torresmo, queijos amarelos) mas ainda consumo leite (leite desnatado, iogurte desnatado e requeijão light) e farinha de glúten (em media de 20g/dia em uma receita de torta como um lanche rápido)

    De sábado e domingo como normalmente (inclusive açúcar e bebidas alcoólicas menos cerveja)..

    Depois da leitura desse post.. fiquei numa duvida cruel:

    devo substituir o leite desnatado e requeijão light (que consumo bem pouco), por normais?

    Podem me dar uma dica?

    Muito obrigada

    Responder

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