Ovos melhoram todos marcadores de saúde

Por: Iowa State University

Uma simples mudança na dieta pode aumentar os níveis de vitamina D de milhões de pessoas que sofrem de diabetes tipo 2, de acordo com pesquisadores da Universidade Estadual de Iowa publicada no “Journal of Agricultural and Food Chemistry”.

 

A vitamina D é importante para a saúde óssea e protege contra câncer e outras doenças, mas os diabéticos têm problemas para manter ela e outros nutrientes elevados por causa da má função renal. Uma equipe de pesquisadores do estado de Iowa descobriu que os ratos diabéticos alimentados com uma dieta baseada em ovos tinham maiores concentrações de vitamina D, melhora dos níveis de glicemia e ganharam menos peso.

Os pesquisadores do estado de Iowa nos EUA estão mais interessados ​​na vitamina  D-3, 25-hidroxivitamina (25D) – a forma de vitamina D no sangue que reflete o estado da vitamina D. Por esse motivo, fazia sentido testar ovos na dieta em vez de outros alimentos que contenham vitamina D ou um suplemento.

“Os ovos são a fonte mais rica de 25-hidroxivitamina D-3 na dieta, comparado com todos alimentos. Se você tomar um suplemento ou alimento fortificado com vitamina D, ele deve ser convertido para esta forma, enquanto os ovos já possuem esta forma naturalmente “, disse Matthew Rowling, professor associado de ciência alimentar e nutrição humana.

A variação nos resultados foi significante. Os níveis de glicose no sangue caíram quase 50 por cento para ratos diabéticos em uma dieta baseada em ovos em comparação com ratos diabéticos alimentados com uma dieta padrão. As concentrações da vitamida D3 (25D) foi 148 por cento maiores para o grupo alimentado com ovos e as concentrações plasmáticas de triglicerídeos – um fator de risco para doenças cardiovasculares – diminuíram 52%… Resultado magnífico.

E os ratos consumiram o equivalente a 18 ovos para o ser humano!!

Rowling e seus colegas, Kevin Schalinske, professor de ciência alimentar e nutrição humana, e Samantha Jones, assistente de pesquisa graduada, ainda estão trabalhando para entender por que mais vitamina D é mantida a partir de ovos do que suplementos. Eles dizem que pode estar relacionados a outros componentes encontrados nos ovos.

Não tire a gema

 

Os ovos não são apenas uma boa fonte de vitamina D e outros nutrientes; Eles também são baratos e prontamente disponíveis no mercado. No entanto, os pesquisadores dizem que você precisa comer o ovo inteiro.

“Se você acabou de comer a clara de ovo, você não recebeu nenhuma vitamina D, porque a 25D está apenas na gema. A clara tem apenas proteína, mas os nutrientes estão todos na gema. Do ponto de vista da vitamina D e dos nutrientes essências que fazem do ovo um alimento fantástico, você quer consumir o alimento todo “, disse Jones, principal autor do artigo.

O próximo passo é determinar a quantidade mínima de ovos necessários na dieta para obter os benefícios. O estudo foi projetado para substituir as proteínas na dieta, de modo que os ratos foram alimentados diariamente com o equivalente a 17 a 18 ovos!!

Eles também querem saber se os benefícios para a saúde são aprimorados quando componentes dietéticos adicionais que promovem a manutenção do estado de vitamina D e redução de sintomas diabéticos, como fibras, são adicionados à dieta.

“Você pode precisar de ovos para proteger o rim e evitar a perda de vitamina D”, disse Schalinske. “Queremos garantir que compreendamos o que está acontecendo com o consumo de ovos, promovendo o equilíbrio da vitamina D para a saúde óssea, renal e o estado geral de saúde”.

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