Mais gordura ômega 3 e menos ômega 6 melhora a memória, novo estudo.

Por:  University of Illinois

Studies link healthy brain aging to omega-3 and omega-6 fatty acids in the blood

Dois novos estudos relacionam os padrões de ácidos graxos poliinsaturados no sangue com a integridade das estruturas cerebrais e as habilidades cognitivas que começam a ser comprometidas no início do envelhecimento.

Os estudos aumentam a evidência de que a ingestão dietética de ácidos graxos ômega-3 pode promover o envelhecimento saudável, disseram os pesquisadores. Pesquisas adicionais são necessárias para testar essa hipótese, disseram.

O cérebro é uma coleção de partes interligadas, cada uma das quais envelhece em seu próprio ritmo. Algumas estruturas do cérebro e as habilidades que eles promovem, começam a deteriorar-se antes de outros, disse a estudante da Universidade de Illinois, M. D./Ph.D, Marta Zamroziewicz, que liderou a nova pesquisa com o professor de psicologia Aron Barbey.

“Estudamos uma rede primária do cérebro – a rede frontoparietal – que desempenha um papel importante na inteligência fluida e também diminui antecipadamente, mesmo em um envelhecimento saudável”, disse Zamroziewicz. Inteligencia fluida descreve a capacidade de resolver problemas novos.

“Em um estudo separado, examinamos a estrutura da matéria branca do fórnix, um grupo de fibras nervosas no centro do cérebro que é importante para a memória”, disse ela.

Pesquisas anteriores mostraram que o fórnix é uma das primeiras regiões cerebrais a ser comprometida na doença de Alzheimer.

Em ambos os estudos, os pesquisadores procuraram padrões de ácidos graxos poliinsaturados no sangue de adultos de 65 a 75 anos. Analisaram a relação entre esses padrões de nutrientes e a estrutura cerebral dos sujeitos e o desempenho deles em testes cognitivos. Esta pesquisa difere de outros estudos, que tendem a se concentrar em apenas um ou dois ácidos graxos poliinsaturados, disse Zamroziewicz.

Saiba quais óleos são mais saudáveis:

 

“A maior parte das pesquisas que analisam essas gorduras na saúde e o envelhecimento saudável se concentram nos ácidos graxos ômega-3 DHA e EPA, aqueles de peixes e óleos de peixe, e a maioria das pessoas no Hemisfério Ocidental não come o suficiente para realmente ver os benefícios “, disse ela.  Mas as pesquisas não haviam testado as gorduras ômega 3 de fontes vegetais como sementes e oleaginosas.

“Um objetivo central da pesquisa em neurociência cognitiva nutricional é entender como esses nutrientes afetam a saúde cerebral”, disse Zamroziewicz. “Alguns desses nutrientes são considerados mais benéficos do que outros”. Em um estudo relatado na revista Nutritional Neuroscience, os pesquisadores procuraram a relação entre vários ácidos graxos ômega-3 no sangue, o tamanho relativo das estruturas frontais e parietais do cérebro e o desempenho em testes de inteligência fluida em adultos idosos saudáveis.

A equipe encontrou correlações entre os níveis sanguíneos de três ácidos graxos ômega-3-ALA, ácido estearidônico e ácido ecossarienoico e inteligência fluida nesses adultos. Outras análises revelaram que o tamanho do córtex frontoparietal esquerdo desempenhou um papel mediador nessa relação. As pessoas com níveis sanguíneos mais elevados desses três nutrientes tendem a ter córtices frontoparietais esquerdos maiores, e o tamanho do córtex frontoparietal previu o desempenho dos indivíduos em testes de inteligência fluida.

“Muitas pesquisas nos dizem que as pessoas precisam comer peixe e óleo de peixe para obter efeitos neuroprotetores dessas gorduras particulares, mas esta nova descoberta sugere que mesmo as gorduras que obtemos de nozes,  sementes e óleos também podem fazer a diferença no cérebro “, disse Zamroziewicz.


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No segundo estudo, a equipe descobriu que o tamanho do fórnix estava associado ao equilíbrio dos ácidos graxos ômega-3 e omega-6 no sangue e que um fórnix mais robusto coincidiu com a preservação da memória em adultos mais velhos. Novamente, os pesquisadores notaram que a ativação de certas áreas do cérebro (neste caso, relacionadas a memória) foi diretamente proporcional ao equilíbrio destes nutrientes omega 3 e 6 no sangue. Os resultados são relatados na revista Aging & Disease.

“Essas descobertas têm implicações importantes para a dieta ocidental, que tende a ser mal equilibrada com altas quantidades de ácidos graxos ômega-6 e baixas quantidades de ácidos graxos ômega-3”, disse Zamroziewicz.

“Esses dois estudos destacam a importância de investigar os efeitos de grupos de nutrientes em conjunto, ao invés de focar um a um”, disse Barbey. “Eles sugerem que diferentes padrões de gorduras poliinsaturadas promovem aspectos específicos da cognição ao fortalecer os circuitos neurais subjacentes que são vulneráveis ​​às doenças e o declínio relacionado com a idade”.

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1 Comentário

  1. ludson rosa

    Mais um excelente artigo compartilhado conosco! As gramíneas domesticadas com seu alto valor de omega6 e de opióides , ao que tudo indica deteriora a sanidade mental dos povos que as usam.
    Outra coisa importante sobre relações que sugiro voces pesquisarem , é sobre a relação Ca/P que entre vários motivos é responsavel pelo ph do sangue. Muito fósforo e pouco calcio causa primeiramente erosão dental para manter o ph sanguineo (Ele acidifica a saliva e consegue arrancar o calcio e jogar na corrente sanguinea), e depois o corpo parte para os ossos internos onde o processo é mais dificil.
    Outra condição que também derrete os dentes , são picos de glicose, esses picos afetam temporariamente a relação Ca/P (ainda não se sabe o motivo). O dentista W.Price e o Dr Page descobriram que doces entre os dentes nao sao a causa direta da desmineralização como muitos dizem colocando a culpa nos doces impregnados nos dentes e bacterias que a comem. Nas viagens de pesquisa do W.Price, ele viu muitas comunidades que nunca usaram escova dental e tem indice zero de caries (os indigenas do alasca por exemplo)!! Quando acontece pico de glicose, a saliva tenta se tornar ácida para obter calcio dos dentes e isso é muito mais forte que os ácidos bacterianos .
    Portanto, carboidrato em excesso aliado á falta de calcio na dieta é uma verdadeira receita para o desastre. No caso dos nativos do alasca, a dieta deles era rica em gordura, pobre em carboidratos, e para compensar o alto fósforo dos peixes, eles derretiam os ossos/espinhas dos peixes para comer ( algo que conhecemos aqui por pirão, ou o processo de cozinhar peixes na pressao até derreter a espinha). Na região deles é dificil obter calcio através do reino vegetal.

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