Dieta low carb vs dieta low fat

Esta é uma compilação de estudos feita por Smash the fat.

Mostra com bastante clareza a superioridade da dieta low-carb na perda de peso e nos níveis de saciedade.

Original http://smashthefat.com/science/

25 Ensaios clínicos randomizados e controlados entre Low Carb e Low Fat – Tabela completa dos resultados, incluindo resultados de saúde e taxa de adesão.

Os 5 principais pontos do 25 estudos ao longo dos últimos 15 anos são:

Seguidores da dieta Low carb  perdem 65% a mais de  peso, mas consomem 45 calorias a mais, em média. Embora seguidores da dieta baixa em carboidratos comam mais proteínas, dietas com baixo teor de gordura comem mais fibras e por isso há um nivelamento  da quantidade de calorias ingeridas por ambos os grupos .

17 dos 25 ensaios apresentaram significância estatística na perda de peso para seguidores da dieta low carb e até mesmo nos oitos estudos que não apresentaram significância estatística os participantes que seguiram a dieta low carb ainda perderam mais peso.

Em geral seguidores da low carb tiveram 3,5 vezes melhores resultados de saúde do que os grupos de participantes que seguiram a dieta com baixo teor de gordura, sendo que alcançaram um melhor perfil lipídico (colesterol) e melhor controle do açúcar no sangue .

Níveis de adesão foram semelhantes com  77,5 % de adesão para seguidores da dieta de baixo teor de gordura e 80,7 % para participantes da dieta baixa em carboidratos. Os ensaios clínicos que medem os níveis de fome mostram pontuações mais baixas de fome (estatisticamente significativas) nos seguidores da dieta baixa em gordura.

As dietas Low Carb aconselhadas em média possuíam 8% CARBS, 62 % de gordura, 28% PROT.

As dietas Low Fat aconselhadas em média possuíam 54% CARBS, 29 % de gordura, 17% PROT.

tabela2

Perda de peso com a Low-Carb em negrito e à direita a perda de peso com a dieta Low-Fat.

Referências (na ordem):

 

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4 Comments

  1. Medina says:

    Certo. Mas e a dieta 0/5% carbo, 90/95% prot e 5/10% gordura? Também conhecida como a dieta Dukan? Alguém testou?

    • Caio Fleury says:

      Funciona temporariamente… Geralmente sem passar de 100g de proteínas por dia… Depois o corpo precisa de gordura.

  2. Neto says:

    Gostaria de saber se há algum estudo com os impactos no sangue, mostrando médias de colesterol, hdl, ldl, e demais….

    • Caio Fleury says:

      Olá. Todos os estudos medem estes parâmetros e todos são melhorados. Se quiser saber mais leia meu livro “Dieta Low Carb”. Obrigado

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