Exercícios vigorosos reduzem 9 anos de envelhecimento a nível celular

Por: Brigham Young University

telomeres

Cromossomos humanos (cinza) cobertos por telômeros (branco). Crédito: NASA;

Apesar dos melhores esforços, nenhum cientista chegou perto de impedir o envelhecimento dos seres humanos. Mesmo os cremes anti envelhecimento não podem parar o Tempo do seu velho pai…Mas hábitos de vida sim.

Novas pesquisas da Universidade Brigham Young revelam que você pode retardar um tipo de envelhecimento – o tipo que acontece dentro de suas células. Enquanto você estiver disposto a suar.

“Só porque você tem 40 anos, não significa que você tenha 40 anos biologicamente”, disse o professor e pesquisador de ciência do exercício Tucker. “Todos conhecemos pessoas que parecem mais jovens do que a idade atual. Quanto mais fisicamente ativos somos, menos envelhecimento biológico ocorre em nossos corpos”.

O estudo, publicado na revista médica Preventive Medicine, descobriu que as pessoas que têm níveis consistentes de atividade física têm telômeros significativamente maiores do que aqueles que têm estilos de vida sedentários, bem como aqueles que são moderadamente ativos.

Telômeros são as extremidades de proteínas de nossos cromossomos. Eles são como o nosso relógio biológico e são extremamente correlacionados com a idade; cada vez que uma célula se replica, perdemos um minúsculo pedaço desta extremidade. Portanto, quanto mais velhos somos, mais curtos são os nossos telômeros.

O professor de Ciências do Exercício, Larry Tucker, descobriu que adultos com altos níveis de atividade física têm telômeros com uma vantagem de envelhecimento biológico de nove anos sobre aqueles que são sedentários e uma vantagem de sete anos em comparação com aqueles que são moderadamente ativos. Para ser altamente ativo, as mulheres tiveram que participar de 30 minutos de corrida por dia (40 minutos para homens), cinco dias por semana.

“Se você quer ver uma diferença real na redução do seu envelhecimento biológico, parece que um pouco de exercício não vai ser suficiente”, disse Tucker. “Você tem que trabalhar regularmente em níveis mais elevados, ou seja, mais de quatro vezes na semana”.


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Professor Tucker analisou dados de 5.823 adultos que participaram da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição do CDC, que utilizou um dos poucos índices que inclui valores de comprimento de telômeros para participantes de estudos. O índice também inclui dados para 62 atividades que os participantes podem ter sido envolvidos em uma janela de 30 dias, que Tucker analisou para calcular os níveis de atividade física.

Seu estudo descobriu que os telômeros mais curtos eram de pessoas sedentárias – eles tinham 140 pares de DNA de base a menos no final de seus telômeros do que pessoas altamente ativas. Surpreendentemente, ele também descobriu que não houve diferença significativa no comprimento dos telômeros entre aqueles com atividade física baixa ou moderada e as pessoas sedentárias.

Embora o mecanismo exato de como o exercício preserva os telômeros seja desconhecido, Tucker disse que ele pode estar ligado à inflamação e ao estresse oxidativo. Estudos anteriores mostraram que o comprimento dos telômeros está intimamente relacionado com esses dois fatores e é fato que os exercícios podem suprimir a inflamação e a produção de radicais livres (estresse oxidativo) ao longo do tempo.

“Sabemos que a atividade física regular ajuda a reduzir a mortalidade e a prolongar a vida, e agora sabemos que parte dessa vantagem pode ser devido à preservação dos telômeros”, disse Tucker.

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