EUA “aceitam” mais gordura e “demonizam” açúcar

Este é um artigo publicado no Portal R7 (Record)  http://noticias.r7.com/saude/eua-propoem-novos-rotulos-que-aceitam-gordura-e-demonizam-acucar-02032014

Um passo positivo, a meu ver, no que diz respeito à transparência ao consumidor quanto à informação nutricional contida nos alimentos. Esta proposta promove um maior foco na qualidade do alimento consumido e promove o consumo de gorduras e desmente o velho paradigma de que a gordura engorda, porque possui mais calorias por grama, afirmando que este é um foco ultrapassado. Muito correto, no meu ponto de vista, pois a gordura por si só, dentro de um contexto de uma dieta saudável, tem um potencial de engordar extremamente menor do que quando servida com açúcar (milkshake) e farinhas refinada (croissant, pizza). Um dos motivos pelos quais propostas como estas podem ser positivas.

 Segue o artigo com algumas notas minhas em vermelho:

 

2/3/2014 às 10h37 (Atualizado em 2/3/2014 às 11h31)

EUA propõem novos rótulos que ‘aceitam’ gordura e ‘demonizam’ açúcar

A proposta apresentada por Michelle Obama será colocada para debate público ao longo de 90 dias

michelle obama Michelle Obama apresentou proposta para que novos rótulos destaquem açúcar nos alimentos.

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, apresentou nesta semana uma proposta da agência americana de alimentação com novas regras para os rótulos de alimentos vendidos no país.

As novas recomendações têm de diferente o fato de não destacar tanto os males causados pela gordura (Qual gordura¿ e qual alimento¿), e sim de dar mais destaque a um outro ingrediente polêmico: o açúcar.

Isto reflete uma tendência crescente no debate sobre alimentação.

Michelle Obama fica à frente de Hillary Clinton em pesquisa histórica sobre primeiras-damas americanas 

A proposta apresentada por Michelle Obama será colocada para debate público ao longo de 90 dias. Qualquer modificação às regras atuais só será feita depois de muitos meses. Mesmo assim, as empresas de alimentação terão dois anos para se adaptar à qualquer alteração acordada.

Vilão escondido

Cada vez mais pesquisas mostram que a gordura pode, na verdade, fazer bem para a saúde. Já o açúcar é considerado cada vez mais um vilão, e ainda por cima ele vem ‘escondido’ na maioria dos alimentos.

Gorduras, carboidratos e proteínas são macronutrientes – a base de todos os alimentos. Carboidratos e proteínas têm quatro calorias por grama; a gordura tem nove calorias por grama.

No final do século 20, profissionais de saúde combatiam as taxas de obesidade na população, que não paravam de crescer.

‘A ideia, no final da década de 1980, é que, ao cortar a godura, você estaria cortando as calorias’, disse Marian Nestle, professora de nutrição e saúde pública na Universidade de Nova York.

A partir daí, as companhias de alimento passaram a promover produtos com pouca ou sem nenhuma gordura. Os consumidores, por sua vez, tentavam cortar a gordura de suas dietas.

Carboidratos

A gordura foi colocada em segundo plano na virada do século, quando os carboidratos se transformaram nos vilões de muitas dietas.

Mas, David Grotto, autor do livro Best Things You Can Eat (‘As Melhores Coisas que Você Pode Comer’, em tradução livre), afirma que o senso comum dos dias de hoje está deixando para trás a noção de que toda uma classe de macronutrientes é a única responsável pelo sucesso de uma dieta.

‘Precisamos de carboidratos, precisamos de proteína e precisamos de gordura. Gordura, como categoria, não é ruim’, disse ele, mesmo que alguns tipos de gordura, como as trans, possam ser prejudiciais.

Na verdade, as pesquisas mostram que a gordura tem um propósito importante: muitas vitaminas são solúveis em gordura, então verduras e outros alimentos ricos em nutrientes podem ser melhor aproveitados se consumidos com um pouco de gordura, para ajudar o corpo a absorver melhor os nutrientes.

‘A maioria dos especialistas em nutrição agora concorda que a gordura não é o vilão, são as calorias’, disse Grotto. (Uma simplificação grotesca, a meu ver, de uma questão muito mais complexa. Pode passar a impressão de que consumir qualquer alimento é saudável e não engorda, até mesmo porcarias, contanto que não se consuma calorias em excesso)

E um dos maiores culpados no aumento das calorias nos alimentos, segundo estes especialistas, é o açúcar. (Bem colocado!)

Calorias e problemas

O açúcar é um tipo de carboidrato e tem apenas quatro calorias por grama. Muitos produtos usam açúcar demais na sua composição, com o objetivo de melhorar o sabor.

O consumo do açúcar também pode levar a outros problemas.

‘Sabemos que o alto consumo de açúcares está associado a uma série de riscos relativos à doença cardíaca’, disse Rachel Johnson, professora de nutrição da Universidade de Vermont.

Consumir calorias do açúcar significa que não consumir outros nutrientes essenciais que poderiam ser obtidos em um petisco menos açucarado.

Também há mais risco de que os níveis de gordura no sangue aumentem. Isso provocaria inflamações e, segundo uma pesquisa recente, mortes relacionadas a doenças cardíacas.

A mesma pesquisa mostrou que o consumo de açúcar é alto nos Estados Unidos. Na verdade, mais de 70% dos americanos consomem mais açúcar do que o recomendado. O índice ideal é: apenas um décimo das calorias consumidas por dia devem vir do açúcar.

E isto ocorre pelo fato de que, enquanto todos estavam cortando as gorduras nas décadas de 1980 e 1990, o açúcar dominava lentamente a dieta americana.

As caixas de pedaços de bolo com baixo teor de gordura são um exemplo. Marian Nestle afirma que, para substituir os benefícios da gordura no sabor dos alimentos, os fabricantes aumentaram a quantidade de açúcar e as calorias.

Os novos rótulos de nutrientes anunciados por Michelle Obama visam mudar o foco de atenção, colocando em destaque a quantidade de açúcar, especialmente os açúcares adicionados aos alimentos, que representam uma das maiores ameaças.

‘O açúcar que ocorre naturalmente vem junto com vitaminas, minerais e fibras’, afirma Marian. ‘Ninguém está preocupado com a quantidade de açúcar nas frutas ou no leite. São os açúcares adicionados que diluem as vitaminas, minerais e a fibra na comida’, acrescentou.

Segundo David Grotto, os consumidores devem escolher seus alimentos dando prioridade a dois critérios: o número total e a qualidade das calorias (Novamente, vejo um foco excessivo nas calorias, o que não é produtivo e pode ser perigoso)

‘É (uma atitude) míope olhar apenas para um ingrediente, mas parece que nós sempre adoramos demonizar algo. Açúcar se transformou na nova gordura’, acrescentou.

Colesterol

1 Comentário

  1. K N Books

    Tanto Elaine Gottschall, autora do livro Como Romper o Círculo Vicioso do seu Intestino: Dieta para um Intestino Saudável, quanto o autor Leon Chaitow, autor do livro Candidíase Recorrente, afirmam com toda veemência que o açúcar faz muito mal à saúde. O açúcar serve de alimento para as bactérias nocivas e fungos (como Candida albicans) que vivem no nosso intestino e promove sua proliferação. A multiplicação desenfreada dessas bactérias e fungos está na raíz do problema de saúde de muita gente! Leiam e aprendam!

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