Escondidinho de Mandioquinha

Eu AMO escondidinho!! Independemente do recheio, acho fácil, acho prático, acho saboroso e faço ocasionalmente aqui em casa. Talvez seja uma receita que alguns de nossos leitores que não consomem tubérculos não considerem fazer com muita frequência, mas como gosto demais dessa receita não resisti em compartilhar com vocês. Espero que apreciem também!

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Escondidinho de Mandioquinha

Ingredientes

500g de mandioquinha

1/2 xic de creme de leite fresco ou leite de coco natural

2 col. de sopa de manteiga ou óleo de coco

Sal marinho

pimenta do reino

1 col. de chá de noz moscada ralada

Recheio

As melhores opções de recheio são, claro, algum tipo de carne. Já fiz com frango desfiado, frango em cubinhos, carne moída, carne assada desfiada, linguiça… carne seca fica ótimo também, embora dê um pouco mais de trabalho.

Modo de preparo

Descasque e corte as mandiquinhas. Ferva 1,5 L de água e cozinhe as mandioquinhas até que fiquem bem moles ao espetar o garfo – o que acontece bem rápido, pois a mandioquinha fica pronta logo. Assim que estiver pronta, retire do fogo e escorra toda a água, é importante levar ao liquidificador com quase nada de água, senão o purê vira uma sopa. Bata no liquidificador a mandioquinha, o creme de leite (ou leite de coco), a manteiga (ou oleo de coco), o sal, a pimenta e a noz moscada, até obter a consistência de purê. Deposite metade da receita em uma assadeira alta, cooloque o recheio de sua preferência e cubra com o restante do purê. Leve ao forno por 20 minutos e estará pronto!

Obs: se quiser usar 250g de mandioca e 250g de mandioquinha também fica muito bom! Talvez precise de um pouquinho de água para bater bem. Só não recomendo usar apenas mandioca porque ela é mais gosmenta e fica muito difícil fazer um purê só com ela.

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8 Comentários

  1. nubia de oliveira moraes

    Nossa!!! estou tão confusa, tudo que sempre acreditei sendo confrontado, será ???
    ontem mesmo vi um programa na tv, (bem estar), que dizia que devemos comer carbo em todas as refeições pois são eles que nos dão energia e agora isso !!!! não sei nem o que pensar.
    Por favor poderiam me dar mais orientações, por favor,
    é muito importante pra mim.
    desde já agradeço !!

    Responder
    1. Bruna Machado (Publicações do Autor)

      Oi Nubia, obrigada pela visita! Confira a seção “comece aqui” para mais informações sobre a dieta, como segui-la, o que comer, etc! Abss

      Responder
  2. Jacqueline Barbosa

    Como vcs classificam os carbos da mandioca e mandioquinha? Já li aqui que usam a goma da mandioca para fazer tapioca. Como tem muitos carbos fiquei confusa também. Obrigada!

    Responder
    1. Bruna Machado (Publicações do Autor)

      Não consumimos tapioca e não recomendamos, apenas como auxílio para receitas (1 colher de sopa) como recomendamos. A mandioca é o tubérculo mais rico em carbs junto com a batata inglesa, com aproximadamente 30g de carbs para cada 100g de alimento. Batata doce e cará possuem menos de 20g para cada 100g. Se você consome 100g por dia este é o caminho para chegar lá. Abs

      Responder
      1. Jacqueline Barbosa

        Ok, obrigada 😉

        Responder
  3. Katia celia

    Gostaria de saber qual a diferença de “mandioca e mandioquinha”

    Responder
    1. Bruna e Caio (Publicações do Autor)

      Possuem em torno da mesma quantidade de carbs e teor nutricional similar. =) Abs

      Responder
  4. Adriana Araújo

    Essa mandioquinha que você se refere é aquela pequena e bem amarela? É que aqui chamamos de batata salsa.
    Qual a quantidade de carbs deste alimento versus a mandioca branca normal?
    Obrigada.

    Responder

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