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Demência: carboidratos refinados são os culpados? Parte – 2

Esta é  a continuação da entrevista com Dr. David Perlmutter autor da “Dieta da Mente”. A parte 1 encontra-se aqui em português. http://blogs.webmd.com/webmd-guests/2014/02/dementia-is-gluten-to-blame.html

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Medscape: Um dos pontos em seu livro que eu achei interessante é que você não está falando apenas de carboidratos ou açúcares processados ​​aqui, certo? Você acredita que os grãos integrais – normalmente presumidamente saudáveis – também aumentam o risco de demência?

Dr. Perlmutter: Sim, eles aumentam. Há um monte de informações muito boas fornecidas sobre o índice glicêmico desses alimentos. Essa é uma métrica não só da elevação do açúcar no sangue e as consequências do consumo de um determinado alimento, mas na verdade é também uma medida de quanto tempo o açúcar no sangue permanece elevado.

O índice glicêmico mede o açúcar no sangue entre 90 e 120 minutos após o consumo de um determinado alimento. Quando você olha para o índice glicêmico de pão integral, por exemplo, é extremamente elevado: 72-74. É mais elevado do que o do pão branco. É muito mais elevado do que muitas barras de chocolate. Torna-se um enorme problema em termos de quanto tempo seu nível de açúcar no sangue permanece elevado – ou seja, quanto tempo você tem risco aumentado para a glicação de proteínas. Torna-se um grande problema que temos para que possamos reconsiderar estas recomendações sobre grãos integrais, em termos do simples fato de olharmos apenas para o índice glicêmico.

Medscape: Será que o mesmo vai para outros grãos comuns em alimentos de saúde nos dias de hoje, tais como linhaça?

Dr. Perlmutter: Linhaça (por definição, não é realmente um grão) são alimentos sem glúten, baixos em carboidratos e ricos em fibras e gorduras saudáveis.


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Eliminar carboidratos refinados na paleo.

Medscape: Por que você sente que o trigo processado e o glúten é particularmente prejudicial para a nossa saúde do cérebro?

Dr. Perlmutter: Carboidratos refinados, ricos em glúten ou não, estimulam reações inflamatórias em um número significativo de indivíduos, bem além dos 1,8% da população que tem a doença celíaca. Isto pode levar a um aumento da permeabilidade intestinal e até mesmo um aumento da permeabilidade da barreira hematoencefálica no cérebro, como descrito pelo Dr. Alessio Fasano (anteriormente da Universidade de Maryland, agora na Universidade de Harvard). O mecanismo com a expressão da proteína zonulina provocada pela exposição ao glúten.

O que é tão convincente sobre esta pesquisa mais recente é o fato de que essa reação ao glúten pode ocorrer em todos os seres humanos. Isto pode explicar, em certa medida, o conjunto de problemas neurológicos agora correlacionados com a sensibilidade ao glúten em pacientes não celíacos, tal como descrito pelo Dr. Ana Sapone e colegas. Portanto, temos que olhar para a sensibilidade ao glúten em uma nova luz, reconhecendo que suas manifestações podem se estender bem além do intestino. Escrevendo no Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry, o Dr. Marios Hadjivassilou declarou: “Essa sensibilidade ao glúten considerada principalmente uma doença do intestino delgado é um equívoco histórico. Sensibilidade ao glúten pode ser primariamente e às vezes exclusivamente uma doença neurológica”.

Dito isto, muitas pessoas compram o corredor sem glúten do mercado, pensando que aqueles pães sem glúten, massas, massas de pizza, biscoitos e assim por diante são muito melhores, porque eles são sem glúten. A moral da história é que estas são poderosas fontes de carboidratos. Mesmo frutas em geral são fontes de carboidratos agressivas na dieta humana. Tome um simples copo de 12 onças de suco de laranja espremido na hora – o que poderia ser melhor, certo? De fato, são cerca de 34-36 gramas de açúcar (carboidratos) puro. Isso são 9 colheres de chá de açúcar puro, como café da manhã, antes do seu pãozinho ter até mesmo chegado na mesa.

A minha recomendação é tentar manter o total de carboidratos na faixa de 30 -120 gramas por dia. Se você tomar 2 copos de suco de laranja, você já consumiu 72 gramas de carboidrato puro.

Orange-JuiceÉ realmente fundamentalmente importante que nos dirijamos a este mecanismo de glicação de proteínas como sendo um alicerce para a patologia da degeneração cerebral, e reconhecer que a própria beta-amilóide é uma proteína que pode tornar-se glicada e, como tal, pode tornar-se um nexo poderoso para a produção de radicais livres nos processos inflamatórios.

Temos observado, com consternação, ao longo dos últimos anos o fracasso das drogas destinadas a livrar o cérebro de beta-amilóide. Mais recentemente, conforme publicado no NEJM, uma dosagem mais elevada do fármaco experimental “semagacestat” foi associado com o declínio cognitivo de indivíduos em comparação com placebo.

Medscape: Como sua dieta se compara com a dieta paleo – a ideia de que devemos seguir a dieta dos seres humanos do período paleolítico?

Dr. Perlmutter: Elas são muito semelhantes. É basicamente focada em um consumo baixo de carboidratos e a adição de gorduras boas. De todas as formas, evitar gorduras modificadas, gorduras trans e gorduras hidrogenadas, mas trazer de volta à mesa coisas como óleo extra-virgem de oliva, carnes, peixes, frango, nozes e sementes.

Medscape: Há uma grande quantidade de dados sobre outros fatores de estilo de vida com benefícios na demência – a atividade física, estimulação mental e social, em particular. Quanto peso você dá a esses fatores não dietéticos?

Dr. Perlmutter: Nós estávamos falando sobre exercícios no meu livro “A dieta da Mente”. Uma das noções que eu acho que é muito, muito estimulante e convincente é a ideia da neurogênese – que os seres humanos mantêm a capacidade de produzir novos neurônios no hipocampo ao longo de toda a nossa vida. Podemos aumentar a nossa capacidade para essa atividade através do processo da epigenética.

Um estudo publicado no Proceedings da Academia Nacional de Ciências em 2011 mostrou que podemos modificar ativamente os genes para a produção do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) com exercícios simples. Os investigadores analisaram 120 indivíduos não dementes idosos ao longo do período de 1 ano, que fizeram alongamentos ou exercícios aeróbicos. Eles mediram três variáveis: níveis séricos de BDNF, função de memória e morfometria do tamanho do hipocampo na ressonância magnética antes e após o período de intervenção. Após um ano, o grupo que fez o exercício aeróbico teve um aumento no tamanho do hipocampo em cerca de 1%, melhoras da função de memória, e níveis mais elevados de BDNF soro.

O que é tão incrível sobre isso é que não há farmacêuticos que podem fazer isso. Acredite em mim, você teria provavelmente as drogas mais valiosas do mundo se você pudesse desenvolver uma droga que fizesse isso. Simples exercício físico. Ninguém é dono dele. É por isso que você não ouve sobre isso nos noticiários da noite. Não é anunciado nos jornais médicos. A memória melhorou apenas com exercícios aeróbicos, houve crescimento do hipocampo, e os níveis de BDNF aumentaram – que além da neurogênese também estimula a neuroplasticidade, que é fundamental para a aprendizagem. Como é incrível que você pode modificar o crescimento de seu cérebro por se envolver em exercício aeróbico! Tudo que você precisa é sair e comprar um par de tênis.

A administração Obama dedica milhões para ajudar as empresas farmacêuticas a desenvolverem uma pílula de prevenção da doença de Alzheimer, e ainda assim este artigo já foi publicado mostrando preservação do tamanho e função do hipocampo – na verdade, a regeneração do tamanho e da função do hipocampo.

Medscape: O que você diz sobre o fato de que muitas dietas globais podem ser saudáveis – particularmente a dieta mediterrânica, que é benéfica em várias condições médicas e mentais – incluem grãos inteiros? E que muitas das chamadas “zonas azuis” do mundo – regiões em que os residentes têm expectativa de vida notavelmente longos – também incluem grãos em suas dietas?

Dr. Perlmutter: Eu acho que as pessoas podem tolerar uma certa quantidade de grãos e que a dieta mediterrânea clássica é aquele que tem gordura adicionada e menos carboidratos. De nota, um artigo de abril de 2013 no NEJM comparou uma dieta padrão norte-americano com uma dieta mediterrânea suplementada com azeite de oliva extra-virgem e uma dieta mediterrânea suplementada com nozes mistas. Os investigadores analisaram três terminais: infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e morte. Eles tiveram que parar o estudo após 4,6 anos, pois os indivíduos com o maior consumo de gordura apresentaram um risco 30% menor. Era injusto com o resto dos participantes.

As pessoas podem escapar consumindo alguns produtos integrais? Eu suspeito que sim. Mas você tem que entender que produtos feitos com trigo representam mais de 20% do nosso consumo de calorias nos Estados Unidos.  Isso não acontece no resto do mundo. A dieta mediterrânea, por exemplo, não inclui refrigerantes.

Medscape: Como você responderia aos seus críticos que dizem que simplesmente não há provas suficientes para apoiar o que poderia ser considerado uma mudança um tanto extrema nos hábitos alimentares do nosso país?

Dr. Perlmutter: A minha resposta é que a “mudança extrema em hábitos alimentares”, é realmente o que aconteceu com a nutrição humana apenas nas últimas décadas ou séculos. No início do século 19, os americanos consumiram pouco mais de 3kg de açúcar por ano. Esse número já ultrapassa 50kg/ano atualmente. E houve uma redução drástica no consumo de gordura saudável. Além do mecanismo de glicação de proteínas, assim como os efeitos poderosamente prejudiciais de sinalização da insulina não controlada, não temos sequer começado a entender as consequências epigenéticas relacionadas com os efeitos desses novos desafios dietéticos em termos de expressão genética mal adaptativa.

Então, na realidade, eu não estou sugerindo uma mudança. Eu estou recomendando ACABAR com essa grande experiência e VOLTAR a uma dieta que não seja evolutivamente discordante.

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