Comer um pouco de queijo diariamente pode ser vantajoso.

Por: Amanda MacMillan

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O queijo é tipicamente considerado pela ortodoxia nutricional moderna mais uma indulgência do que um alimento bom para a saúde, mas uma nova revisão de pesquisas sugere que ele é muito melhor do que você pensa. Na verdade, os participantes dos estudos que comiam um pouco de queijo todos os dias eram menos propensos a desenvolver doenças cardíacas ou ter um acidente vascular cerebral, em comparação com aqueles que raramente ou nunca comiam queijo.

Recentemente, diversos cientistas de nutrição acreditam que a gordura saturada é boa para saúde, mas no caso do queijo, ele também contém ingredientes potencialmente benéficos como cálcio e probióticos, escreveram os autores do novo artigo, publicado no Jornal Europeu de Nutrição “European Journal of Nutrition”

Para saber mais sobre como o consumo de queijo a longo prazo afeta o risco de doenças cardiovasculares de uma pessoa, pesquisadores da China e da Holanda combinaram e analisaram dados de 15 estudos observacionais, incluindo mais de 200 mil pessoas. Todos, exceto um dos estudos, excluíram pessoas com doença cardíaca existente e todos estudos, menos dois, rastrearam pessoas por 10 anos ou mais.

Há evidências clinicas por trás de algumas vantagem de comer queijo, que estão se acumulando.

Os achados dos pesquisadores foram “certamente diferentes do que algumas pessoas pensam”, diz o Dr. Allan Stewart, diretor de cirurgia aórtica da escola de medicina “Ichan School of Medicine”, que não estava envolvido nesta nova análise. No geral, as pessoas que consumiram altos níveis de queijo tinham um risco 14% menor de desenvolver doença cardíaca coronária e 10% menos probabilidades de ter um acidente vascular cerebral do que aquelas que raramente ou nunca comiam queijo.

O relacionamento, no entanto, era em forma de U em vez de linear, o que significa que quantidades mais altas de queijo não eram necessariamente melhores. As pessoas que tiveram os menores riscos de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais foram aquelas que consumiram, em média, cerca de 40 gramas por dia – do tamanho de uma fatia grossa, ou duas finas (de acordo com esta revisão de estudos epdemiológicos, o americano médio come cerca de 42,5 gramas por dia.)

“Isso não é o mesmo que comer pizza todos os dias”, diz Stewart. Ele também adverte contra a crença excessiva de dados epidemiológicos que são auto-relatados, porque as pessoas tendem a superar ou subestimar seu consumo de alimentos específicos.

Stewart ressalta que o estudo só conseguiu encontrar uma associação entre o consumo de queijo e o menor risco de doença cardíaca, em vez de uma relação de causa e efeito. Pode ser que as pessoas que comem queijo diariamente sejam mais saudáveis ​​no geral, ou tenham mais renda disponível e status socioeconômico mais elevado.


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Mas também é possível que o queijo tenha qualidades benéficas como mostram alguns ensaios clínicos, diz Stewart. “O queijo é alto em probióticos, que tendem a reduzir a inflamação”, diz ele. O queijo também contém ácido linoleico conjugado (CLA), um ácido graxo insaturado que é anti-cancerígeno e pode aumentar a quantidade de HDL “bom” colesterol e diminuir os níveis de partículas pequenas de LDL “ruins”.

“Há alguma evidência de que o queijo – como substituto do leite, por exemplo – pode realmente ter um efeito protetor no coração”, diz Stewart.

O estudo não analisou diferentes tipos de queijos, e Stewart diz que é necessário mais pesquisa para saber se certas variedades possuem mais benefícios (ou menos) para a saúde do que outros. No geral, porém, a notícia é boa para os amantes do queijo.

“Estamos sempre procurando formas de minimizar as doenças cardíacas e reduzir a aterosclerose”, diz ele. “É encorajador saber que algo que tudo mundo realmente gosta pode oferecer alguma proteção”.

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