Dieta low-carb: Almoço rápido e prático.

Eu sou muito prático nas minhas refeições. Não gosto de perder tempo e isso se aplica também na cozinha. Tenho como meta diária passar menos de 20 minutos por dia cozinhando! A Bruna, assim como muitas mulheres que eu conheço, gostam de ficar mais tempo na cozinha experimentando receitas, picando temperos, etc. Porém, logo quis compartilhar esta receita para ajudar quem não tem muito tempo ou também não gosta de ficar muito na cozinha. Esta receita demorou 7 minutos para ficar pronta!

Quando se trata de uma refeição prática, panquecas e omeletes são uma das minhas receitas prediletas, pois existem diversas variações de recheios e sabores. É algo saudável, nutritivo, barato, saciável e faz parte da dieta low-carb.

Este prato está repleto de “brain foods”, os chamados alimentos que estimulam o cérebro, pois estimulam a neurogeneses, criação de novas células cerebrais, além de ser altamente nutritiva.  São eles os ovos, a sardinha, o cacau e a manteiga. Junte o omega 3 DHA e EPA dos peixes de água fria  que auxiliam no armazenamento da memória no hipocampo, com a colina do ovo que faz a manutenção da estrutura das membranas celulares e serve como molécula precursora para a produção do neurotransmissor acetilcolina, aliados ao impacto positivo do cacau no sistema nervo tem se mostrado por meio de pesquisas causar um efeito anti- depressivo e gerar uma melhora do humor; está receita se torna uma verdadeira receita para o cérebro.

Para saber mais sobre os ovos leia este artigo: Porque você deveria comer mais ovos

A propósito, quem inventou a barbaridade de que chocolate faz mal?Se estamos falando daqueles “chocolates” que vendem no mercado e na padaria sim, mas estes não são chocolates mas sim doces constituídos de açúcar com leite em pó desnatado, cacau e gordura de sementes processadas. Notem que o cacau ou a pasta de cacau fica bem escondido ai no meio!

Para mais informações sobre o chocolate leia: Chocolate, mocinho ou vilão da páscoa.

Esta receita pode parecer não muito prática a primeira vista, mas eu garanto que com um pouco de prática vocês conseguem fazê-la em menos de 7 minutos também. Aproveitem!

Ingredientes

 

Acompanhamento:

  • ½ beterraba pequena
  • 100 g de sardinha*

 Omelete:

  •  2 ou 3 ovos caipiras
  •  1 colher de sopa de creme de leite fresco
  • 1 colher de sopa de amêndoas em pó (esta já fica pronta e guardada em um pote)
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  •  20g de manteiga

 Temperos:

  •  2 colheres de azeite extra virgem
  • sal marinho ou sal rosa do himalaia e pimenta do reino

Modo de preparo

 

Em uma tigela, bata os ovos com o batedor para que fiquem homogêneos e areados, adicione o creme de leite, a farinha de amêndoas e o cacau e misture bem. Aqueça uma frigideira, coloque a manteiga a despeje a mistura do omelete. Espere que fique consistente e vire a omelete para dourar dos dois lados.

IMG_1896 Depois de pronto, sirva com a beterraba ralada e sardinhas, e tempere com sal marinho e azeite extra virgem.

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Opa, coube tudo em um prato? Não tão rápido, ainda sobrou bastante panqueca e este prato é grande.

Custo total

Ovos caipiras: R$ 0,90 a 1,35

Creme de leite: R$ 0,50

Amêndoas: R$ 1,00

Cacau em pó: R$ 0,15

Manteiga: R$ 0,35

Beterraba: R$ 0,30

Sardinha: R$ 2,20

 

Total: R$ 5,85 (com 3 ovos) = menos de R$6,00 por refeição, visto que sou um cara grande com 1,84 metros de altura. Ou seja, se você fizer 2 refeições como esta por dia, você gastaria menos de 350 reais no mês. Adicione mais café, frutas vermelhas e vegetais verdes para variar e algo mais que queira acrescentar como lanche da tarde e mesmo assim esta dieta low-carb e paleo continua sendo uma dieta econômica para indivíduos da classe C,B e A dado nossa atual situação econômica.

Claro, se você consumir mais de 50g de oleaginosas por dia, chocolate 85% cacau diariamente, queijos caros e outros produtos embalados, o custo da sua alimentação pode subir bastante. No entanto os estudos do IBGE* demonstram que os indivíduos da classe C,B e A estão gastando mais de 20% de suas despesas de alimentação fora de casa , sendo que este gasto vai muito além dos gastos de uma refeição como esta. Imaginem se comessem comida caseira de verdade, seria uma opção muito mais viável para quem está passando sufoco financeiro.

Se você tem bastante tolerância a carboidratos pode adicionar um pouco de tubérculos como a batata doce na janta, por exemplo, para atingir um consumo de 100g de carbs por dia, como conseqüência os custos serão um pouco reduzidos se houver uma diminuição de carne consumida na janta.

Realmente comer comida de verdade não é tão rápido quanto devorar um pão de queijo ou um croissant na padaria, mas é ai que se encontra a beleza de tudo, em mastigar bem e saborear cada mordida  do começo ao fim. E deixa eu contar a vocês um segredo, eu acabei de comê-lo e estava delicioso demais, tão delicioso que decidi de ultima hora trocar o post de hoje. Enfim, não é a toa que este é um das minhas panquecas prediletas. Algumas pessoas podem estranhar o uso do cacau em uma receita salgada, mas experimentem, é sensacional!  Espero que tenham gostado.

*O estudo de 2008-2009 é longo, com mais de 50 páginas, mas me proporcionou uma melhor noção do que o brasileiro consome.

* Claramente, conservas de sardinha/atum contém muitos elementos saudáveis ​​(ricos em proteínas, ácidos graxos ômega 3 de cadeia longa) e é uma boa opção para quem segue a dieta low-carb e paleo contemporâneos, mas a sardinha e peixes FRESCOS é uma opção melhor devido ao risco de haver BPA nas latas, o que realmente pode oferecer um risco a saúde. O atum especificamente é muito rico em mercúrio, portanto deve ser consumido em moderação.

 

9 Comentários

  1. Ronivon

    Olá Caio, meus parabéns, acompanho seu trabalho e sigo o estilo primal, minha saúde aprovou a mudança com 10 kg a menos e assim como vc também preparo minhas refeições low-carb e dou preferência as receitas rápidas devido ao tempo, faço treino para hipertrofia e suplemento com whey pós treino. A quantidade proteica deste prato é em média 38 g apenas os ovos e a sardinha, acrescentando bacon ao prato ele ainda continua saudável, vc me sugere alguma proteína com bom valor biológico? Agradeço a atenção, um abraço.

    Responder
    1. Bruna Machado (Publicações do Autor)

      Whey, carne vermelha e ovos. Na ordem. Adicionaria uma pequena dose de creatina também. Obrigado Ronivon!

      Caio

      Responder
  2. quekel

    é sério que fica bom isso? rs

    Responder
  3. Bruna Machado (Publicações do Autor)

    Cozinhar em alta temperatura aumenta o teor de colesterol oxidado das carnes. Claramente, conservas de sardinha/atum contém muitos elementos saudáveis ​​(ricos em proteínas, ácidos graxos ômega 3 de cadeia longa) e é uma boa opção para quem segue a dieta paleo contemporânea, mas atum e peixe fresco é uma opção melhor devido ao risco de possuir BPA nas latas, o que realmente é um risco a saúde.

    Responder
  4. Adolfo Neto

    A sardinha em lata não tem óleo vegetal?

    Responder
    1. Bruna Machado (Publicações do Autor)

      Fala Adolfo, tudo bem? O rótulo diz que tem somente água e sal! A aparência oleosa deve ser da gordura da sardinha mesmo. Para ser sincero esta foi a primeira vez que comprei sardinhas em conserva aqui em casa. É uma marca portuguesa: http://www.ramirez.pt Abs

      Caio

      Responder
  5. Wilma

    Oi Bruna tudo bem? Gostei bastante da receita de hoje, um detalhe e a garrafa de oleo de fígado de bacalhau é um suplemento eu gostaria de saber mais sobre este oleo, outro dia eu vi no whole foods em capsulas e em oleo, se vc puder me ajudar eu te agradeço…Obrigada!

    Responder
    1. Bruna Machado (Publicações do Autor)

      Oi Wilma! É um suplemento sim, rico em omega 3 e muito nutritivo!

      Pode consumir tanto em óleo como cápsulas. Veja este link do iherb com várias opções:

      http://www.iherb.com/search?kw=coe+liver+oil&sug=cod+liver+oil&x=-762&y=-139#p=1

      Se optar por comprar neste site, use o código kwk943 que te da 10 dólares de desconto na primeira compra!
      beijos

      Responder
  6. Thais

    Parabéns pelo site! Gratidão por compartilharem nobres informações!
    Abraços!

    Responder

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