3 ovos por dia é melhor que carboidratos: novo estudo

Por: Caio Fleury


Uma dieta com 3 ovos por dia e baixa em carboidratos ajuda os adultos mais velhos a perder gordura visceral, melhorar a saúde metabólica, diminuir os triglicerídeos e aumentar o colesterol bom HDL.

Um novo estudo conduzido pela Universidade de Alabama nos Estados Unidos comparou o efeito de uma dieta baixa em carboidratos e rica em ovos com uma dieta padrão alta em carboidratos em adultos mais velhos, com o objetivo de mensurar os parâmetros de saúde metabólica dos indivíduos em cada dieta, como perda de gordura corporal, perda de gordura abdominal/ visceral, lipídios, resistência à insulina, entre outros marcadores de saúde.

Os resultados não são de surpreender para quem já está ciente dos benefícios dos ovos e da dieta low-carb.

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Barbara A. Gower e sua equipe realizaram um ensaio clínico e randomizado com 26 homens e mulheres obesos com idade entre 60 e 75 anos consumindo uma dieta low-carb e alta em gordura com apenas 25% das calorias na forma de carboidratos, ou uma dieta baixa em gordura e alta em carboidratos com 55% das calorias na forma de carboidratos… Após 2 meses de dieta, o estado de saúde dos grupos de participantes foi comparado.

Não surpreendentemente, os participantes perderam quase 5 VEZES MAIS gordura total comendo bastante gordura comparado com carboidratos. Ou seja, 11,0%  de gordura total seguindo a dieta Low carb e 2,3% de gordura total seguindo a dieta alta em carboidratos.

Além disso, a perda de gordura dos órgãos/ abdominal foi 3 VEZES MAIOR com a dieta alta em gordura e baixa em carboidratos. Sobre os demais parâmetros de saúde metabólica, segue a conclusão e o resultado do estudo:

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Resultados

Os participantes perderam 11,0%  de gordura total seguindo a dieta Low carb (EBD) e 2,3% de gordura total seguindo a dieta alta em carboidratos (DST) . (P <0,01 para diferença entre dietas). O grupo  low-carb EBD experimentou uma diminuição 3 vezes maior no tecido adiposo visceral (gordura visceral – VAT) em comparação com o grupo da dieta alta em carboidratos (-23,3% contra -7,1%, p <0,01) e maior diminuição no score de resistência à insulina HOMA-IR (p <0,01), enquanto que não houve nenhuma diferença significativa entre os grupos na mudança de massa magra total ou gasto energético em repouso (REE). Entre aqueles no grupo low carb – EBD, houve uma diminuição significativa nos triglicerídeos e aumento do colesterol bom HDL.

Conclusões

Em comparação com uma dieta com alto teor de carboidratos e baixa gordura, o consumo de uma dieta bem mais baixa em carboidratos suplementada com 3 ovos inteiros por dia resultou em perda de massa gorda, especificamente a partir da cavidade visceral, preservando a massa magra e a taxa metabólica em repouso. Este padrão de dieta também resultou em melhorias significativas nos índices de saúde metabólica, incluindo resistência à insulina, triglicerídeos e colesterol HDL.

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